quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Patologias blogosféricas.


Gosto de andar por estes corredores a fora da blogosfera e dar de caras com "histórias" que me deixem a pensar. Tal e qual como (esta), por exemplo. Gosto de acreditar que, o que estou a ler, a seguir, seja genuíno. E que de facto, aquele blog, aquele blogger não é uma ilusão. Talvez este debitar alto seja porque se segue de forma entusiasta todas as vivências, todas as emoções, todas as partilhas de sentimentos, todas as angústias, todas as alegrias que são debitados naquele determinado espaço que, está ali. Segue-se vida, mesmo que seja através de um portal. Sabemos que há blogs para todos os gostos e feitios. Agora, depois disto, penso que quem procura blogs com relatos reais, de pessoas reais que estão predispostas a partilhar gentilmente o seu percurso de vida e não só que, correm o risco de estarem a perder tempo com histórias para boi dormir. Histórias da Cinderela. Histórias da Gata Borralheira. Histórias...
Para quê tal ilusão? Porque não assumir tal postura? A postura que são blogs fictícios. Bloggers fictícios. Histórias fictícias. Histórias... porque há tantos que se assumem. E bem. Sim, são as perguntas que não se calam.
Ah! Tontinha!! Claro, o feedback não seria o mesmo. O desejado. Talvez também seja isso, não sei, escrevo eu agora enquanto troco ideias com o meu decote. Contudo, no meio desta baralhação toda, o que sei, isso sim, é que publico hoje o link por ser um tema sobre a virtualidade. Raciocínio seguinte dá-se imediatamente que possa ser um alerta para quem visita este espaço. Posto isto, atrevo-me a escrever que, o mais incrível,  é que assim à partida, não é nada que já não se tenha pensado, ouvido ou até mesmo lido. Mas... há sempre um mas... mas uma coisa são uns zuns-zuns, outra é quando acontece connosco ou com alguém próximo, sim.

Ora, efectivamente, quando se lê tal "desabafo", fica-se num misto. Fica-se num dilema. Rir ou chorar? Rir por achar patético tal esquema. Patético o esquema engendrado de «eu estou aqui! Não vêem??», ou chorar de pena? A tal pena que não se gosta que se sinta. A pena de «oh céus! Quantas pessoas com a auto-estima no fundo da valeta. Quantas pessoas doentes». Mais do que possamos imaginar. E, a internet, é um refugio imenso para abraçar tais pessoas, sim. Assustador, muito. Tal tema dá-me a viabilidade de pensar que, o blog ao lado, pode ser um deste. Assim como, o contrário, também é válido. Pois. 

17 comentários:

  1. Sem dúvida que é um misto dos dois..mas também quando li o segreod pensei: mais valia não ter bog nenhum..

    ResponderEliminar
  2. É por essas coisas que cada vez mais me afasto deste mundo...

    ResponderEliminar
  3. Pois. Também li esse segredo e também tive a mesma mistura de sentimentos tal como tu.
    Gosto de blogues verdadeiros e para mim só faz sentido escrever no meu blog coisas simples, partes da minha vida, não sou a totalidade do que escrevo, mas tudo o que escrevo é verdade. Mas por vezes também questiono a veracidade de certos blogues, a sua autenticidade e ainda mais quando tenho pessoas conhecidas, bloguers, que inventam quase tudo o que escrevem e que inclusive já me disseram que não procuram saber se o que se escreve por aqui é verdade ou não mas sim se os posts são interessantes ou não. E isto resume se calhar a maioria desta realidade virtual e entre o ser e o que se mostra ser vai uma grande distância. E só acredita quem quer. E eu confesso que quando leio alguns blogues não acredito nem em metade do que lá está escrito.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. não gosto de pessoas duplas. assustam-me por ser patologia. ou se é ou não é.
    isabel
    tb aqui
    www.tretasnofeminino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente há demasiada gente mentirosa, isso assusta-me.

    ResponderEliminar
  6. Olá. eu prefiro escrever aquilo que se vai passando comigo no dia a dia, do que andar a iludir as pessoas, a esconder-me. Escreverem textos, mentirem só para terem seguidores, não é nada bom. E existem pessoas que roubam textos a outros blogger´s, para colocarem no seu facebook ( já soube de casos assim ), só porque acharam o texto lindo. nem sequer pedem autorização ao autor. beijos e uma boa quarta-feira. beijos à Zunfinha

    ResponderEliminar
  7. Há gostos para tudo..e tal como disse a Maria "só acredita quem quer" e cada um interpreta à sua maneira.

    Quanto ao post do blog que referis-te é deprimente.

    ResponderEliminar
  8. Ah, mas eu também tenho 2 blogs... :)
    Num escrevo aquilo que posso e me apetece partilhar, no outro escrevo só para mim, é uma espécie de diário, está fechado e só eu é que posso postar e ler!
    Nunca me tinha passado pela cabeça ir com a outra identidade fazer coments ao meu blog "oficial". E pensando no assunto, acho isso deprimente e uma batota sem sentido.

    ResponderEliminar
  9. Conheço pessoas reais que no blogue são totalmente o posto do que são na vida real... e isso não me assusta e sim entristece-me. Porque tenho pena de quem segue, lê, comenta esse tipo de blogue/pessoa esteja (no fundo) a ser enganado. Lá está...nem todos sabem ser genuínos...preferem viver num faz de conta onde tudo é perfeito, onde elas/eles são perfeitos. E ninguém o é!

    Por vezes tenho aquele pensamento "egoísta" de que, tenho de me preocupar é comigo e com aquilo que digo e escreve... os outros que se amanhem... e nunca fui capaz de denunciar ninguém sobre pessoas assim (não que por vezes não me tivesse apetecido). Mas não faz parte da minha natureza. E sabes porquê?
    Porque acredito que nenhuma mentira dura para sempre... a verdade (mais cedo ou mais tarde) sobre ao de cima e tudo se acaba por descobri e desfazer.

    O bem haja a quem sabe ser genuíno para o bom e para o menos bom!

    Um beijo mais que doce xxx

    ResponderEliminar
  10. Há doenças que nao t^m cura e esta é uma delas, o facto de se auto comentar para levar o moral
    kis .=)
    Ah, darlingue, já ouviste e viste o chu chuá? a tua zunfinha gosta?
    kis :=)
    As minhas Pulgas adoram

    ResponderEliminar
  11. A minha primeira reacção ao ler aquele segredo foi rir, mas depois fiquei triste porque achei muito deprimente.

    ResponderEliminar
  12. diria que neste mudo existe muita gente que poderia ser dona daquele seggredo mas quero acreditar que existem por cá muita gente genuina e verdadeira tambem.

    ResponderEliminar
  13. Eu não sei ser outra coisa que não eu.
    Bj**

    ResponderEliminar
  14. Leio o Shiuuu regularmente, mas esse segredo escapou-me.
    Admito que a privacao de sono a que sou sujeita redunda em posts muito idiotas no meu blog volta e meia, e o meu tasco é uma parvoice pegada a maiora parte do tempo. Mas sao os meus devaneios partilhados com quem me le.
    E gosto de pensar que os blogs que leio, comento ou com cujos autores tenho contacto, sao blogs espontaneos.
    É triste alguém ter de agir assim, e ser fa de si própria :(

    ResponderEliminar
  15. acho que isto é um mundo que pode ser perigoso quando não é bem utilizado e que pode ter todo o tipo de pessoas tanto nos blogues como em qualquer outro lugar!
    Dilema!

    ResponderEliminar
  16. mas que estupidez...há pessoas para tudo...

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...