terça-feira, 8 de maio de 2012

Como podemos ter bons presságios a nível social?


Indecisos de qual o filme que queríamos ver, entre troca de sugestões próximo da caixa, e após algumas olhadelas nos filmes em exposição (além de algumas olhadelas fixas para alguns que nos despertou mais atenção, daí a intervenção, parece-me), a funcionária dos cinemas...

Funcionária: Não queiram ver (esse).
Nós: (!!)
Funcionária: Esse filme português? Não vale nada! Também, é português. (Ar de completo desdém)
Eu: Mas viu?!
Funcionária: (Ar muito simpático e descontraído, a achar que estava a dizer algo bombástico): Não, mas é português. Olhe, contaram-me que o filme (Assim Assim), é horrível! Uma grande seca! Vê, português! Vejam antes outro, o American Pie. É estrangeiro, está a ver?

Bem, eu até já tenho medo das minhas reacções. Mas vá, o que dizer, pensar de alguém que está no seu país, está no seu local de trabalho e põe-se a desdenhar o produto nacional? O que pensar de gente desta? No mínimo, inqualificável. No mínimo. E, fico-me por aqui. Porque, penso que está tudo mais que escancarado. Além de que, mais do que bom ou mau, determinado produto, independentemente disso, é a atitude e o discernimento que salta à vista.

25 comentários:

  1. quer dizer, não viu e dá essa opinião ?
    Muito boa funcionária e muito boa portuguesa... enfim !

    ResponderEliminar
  2. Boa! Isso é que é apoiar a produção da nossa terra. E mais... sem conhecimento de causa. Fantástico :x

    ResponderEliminar
  3. Enfim, nem tem comentário possível...

    ResponderEliminar
  4. Olha que raio... querer comparar um filme português ao American Pie... eu acho graça ao American Pie, mas o Assim Assim parece ser bem melhor.

    ResponderEliminar
  5. Olá. Apanhamos sempres pessoas incompetentes, em todos os tipos de serviços. Ainda bem que não deste ouvidos á funcionária. beijos.

    ResponderEliminar
  6. A minha opinião sobre esses estereótipos é a seguinte... Não acho que se deve dizer que "o que é nacional é bom", assim como também não acho que todas as "coisas" que vêem de fora (estrangeiro) são boas, ou exemplos a seguir. O que é bom é bom, o que não tem qualidade, não tem qualidade (sendo que "qualidade" é um conceito muito subjectivo).

    Quem se agarra a esses estereótipos acaba por perder muito do sumo da vida.

    Embora neste caso em particular (cinema), acho que em Portugal se fazem verdadeiros milagres. Muitas das vezes, sem dinheiro, sem recursos e sem apoio. Temos evoluído muito nos últimos anos.
    Em hollywood, é muito fácil fazer-se filmes de encher o olho, a "máquina" é gigantesca e está muito bem afinada.

    Gosto de bom cinema e estou curioso por ir ver o "assim a assim"! ;)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  7. Podes crer ... grande falta de nivel.
    Pois eu gosto muito de filmes portugueses e defenso que " o que é nacional, é bom!". Se não formos nós Portugueses a defender o que é nosso, quem o fará?!

    E digo mais adorei o crime do padre Amaro e o Contraluz, que está fartinho de ganhar prémios, ou não tivesse sido ele produzido pelo Fernando Fragata e Sandra Menino que por acaso é uma grande amiga minha de infância ( agora apeteceu-me ser cagona :P!)

    Beijinho Essência

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, acontece bastante!
    Mas o pior é que nós, portugueses, também não fazemos muito para que não aconteça.

    A Atitude dela é, deveras inqualificável.
    Mas o problema aplica-se a outras situações.
    Eu, por exemplo, costumava levar para casa pequenos sacos de 3 quilos de batata Portuguesa...
    ...mas deixei de levar!
    No primeiro saco, considerei que era uma questão de azar o facto de metade das batatas ter ido directo para o lixo.
    No segundo continuei a achar que era azar...
    ...mas no terceiro tive a certeza de que não era!
    Ou seja, as pessoas também reagem assim porque se dão ao trabalho de procurar e depois levam baldes de água fria. A nossa mui iluminada industria do Cinema, largamente financiada por dinheiros públicos e inflênciada sabe Deus por quem, mas na sua grande maioria por cineastas que fizeram grandes filmes que ninguém viu, fizeram ao longo de decadas filmes que afastaram o grande público do cinema Português.
    Não ponho em causa a validade dos seus filmes...
    ...mas, pelo menos para mim, a masturbação, mental ou física, faz-se em privado...
    ...a não ser que se seja exibicionista! LOL
    Claro que deve haver cinema de autor, e a arte não deve ter limites...
    ...mas, quando se faz algo que se quer pôr num circuito comercial, convém pensar no público alvo. É esse público alvo que viabiliza a obra, sobretudo quando esta custa balurdios para ser feita com um nível minimo de qualidade.

    E é esse o problema.

    Enquanto eu crescia, os filmes portugueses que eram produzidos eram apenas para ser entendidos por meia duzia de iluminados. Eu, que não sou propriamente a pessoa mais brilhante do planeta, via-os e apanhava secas intermináveis. O resultado foi desconfiar sempre que me impingem um.

    Não me surpreende por isso a atitude da Srª. Deixa-me triste, mas não me surpreende...

    :)

    ResponderEliminar
  9. Por norma os filmes portugueses não são grande coisa, é um facto, isto porque se destinam a um publico elitista e não para o comum dos cidadãos. Contudo o facto da senhora da bilheteira mandar bitates era coisa para ir ver mesmo esse filme e depois (mesmo que tivesse sido seca e passado a sessão a dormir) dizer-lhe: Olhe, afinal enganou-se ou enganaram-na, o filme é do melhor, fartei-me de rir!

    ResponderEliminar
  10. Se não viu o filme, não sabe do que está a falar. Devia estar calada. Esta mania que alguns portugueses têm que só o que vêm do estrangeiro é que é bom, enerva-me e bastante.

    ResponderEliminar
  11. Ai, minha doce ESSENCIA caracois é coisa que nao gosto , ah, pois falas de cabelos ah, sim adoro caracois e gordinha pois tb tens sorte de ser bem constituída e morena pois , eu sabia, mas tenho andado afastada e já li tudo que sim eu sigo e leio todo o atrasado. E sabe bem
    kis :=)

    ResponderEliminar
  12. Lá está o complexo de inferioridade a vir à tona. É impressionante como, nos dias que correm, ainda se continua a não se dar valor nenhum ao que é nosso e dar um valor (por vezes até exagerado) ou que vem de fora.

    ResponderEliminar
  13. Mas tu encontras com cada personagem...uiui...Essa senhora merecia ir para o olho da rua, e o resto está tudo dito!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Incrível :s

    Não vê e dá opinião, ainda por cima desvaloriza totalmente tudo o que seja português. Ela até pode não engraçar com os filmes portugueses, cada um tem o seu gosto e opinião, mas primeiro veja e depois então avalie e dê uma opinião sincera.

    ResponderEliminar
  15. Indecente... para não dizer pior! O que é nacional é bom. POnto final!
    E tenho visto coisas portuguesas muito boas. Não há que desdenhar. Há que aprender a melhorar... e nós estamos no BOM caminho :)

    ResponderEliminar
  16. A própria opinião qualquer um pode ter, mas o que ela fez é inaceitável, além do patriotismo ou falta dele é muito má funcionária.

    ResponderEliminar
  17. Muito bem!!!
    O que é nacional pelos vistos não é bom.
    É tão bom ver o quanto a nossa cultura é valorizada...

    ResponderEliminar
  18. Obrigada a vocês por fazerem mais sentido a este post. Ficou rico. Perspectivas diferentes mas, que vão perfeitamente ao encontro do sentido do post.

    De facto, um tema que deixa a reflectir, e muito!

    Kiss

    ResponderEliminar
  19. Muito feio.
    Muitas vezes a opinião não deverá ir além do pensamento.
    Kiss

    ResponderEliminar
  20. O que é que se pode fazer...pobre...é portuguesa...--'

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...