quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os meus rituais


Pois bem, a pedido de uma leitora que enviou-me um e-mail a desafiar-me a fazer um post sobre as minhas rotinas diárias e afins, e depois de ler esse mesmo e-mail, só podia ter duas reacções. Ou sim ou sopas. Apesar de gostar de sopas, o sim alicio-me muito mais. Tanto que aqui estou para começar a debitar os meus rituais. Espero que esteja a altura de tal expectativa.

Bom, começo por me descrever como sendo uma pessoa que liga à imagem, assim como cuida da mesma. Com peso e medida mas sim. Gosto de ter as mãos sempre cuidadas e arranjadas. Assim como as sobrancelhas, o buço e a depilação. No tempo certo, ando em cima do acontecimento.
De 6 em 6 meses lá vou eu ao belo do dentista.
Tenho cuidado com a alimentação. Contudo, como o que me dá na real gana mas, com moderação. No entanto, o segredo é não nos privarmos do que efectivamente desejamos na altura. Porque senão, a ansiedade se torna a pior inimiga da balança.
Depois, tenho os meus rituais. Já estão tão mecanizados/enraizados, que preparo-me num ápice (quase). É engraçado que quem me vê, pensa exactamente o contrário (já me disseram). Sim, que devo levar horas infinitas a preparar-me. Mas desenganem-se, pois eu atesto que não!
Ora bem, conversas à parte, vamos ao que de facto interessa, os meus rituais.

Cuidados que tenho com os meus cabelos. Os lavo dia sim dia não. Uso champô para cabelos pintados, assim como máscara e gotas para as pontas. Gosto de usar tudo da mesma gama. O que actualmente é Herbal essences. Uma vez por semana faço o tratamento com a máscara. Consiste em estar entre 10 a 15 minutos com a máscara no cabelo, onde enrolo também uma toalha espremida a quente. Fica-se com o cabelo super brilhante e hidratado.

Ainda sobre a temática do banho. Uso o creme de duche da marca Fa. Com o aroma a Yoghurt Mel. Super cheiroso. Deixa a pele macia.
Mais no Verão (atenção), passo com água fria pelo corpo, assim como pelos seios. No Inverno faço, mas não pode estar este frio e claro, é menos tempo. Firma a pele.

Após o banho, seco-me bem. Começo por passar o creme do corpo. Uso o Dove. Gosto bastante. Deixa a pele fresca. Este é a menta. Passo no corpo todo, inclusive nos pés. Realço esta parte do corpo porque muitas vezes são esquecidos. Mas eu passo e hidrato sempre. Depois ponho o desodorizante da Narta.  Uso a embalagem rosa. Para o rosto uso o creme da Garnier Essentials. Para as mãos, uso o creme Johnson´s.
Cremes postos, passo para a escolha da roupa que é sempre na altura. Pois é consoante o meu estado de espírito, aliado obviamente ao tempo. Indumentaria mais que escolhida, passo para os acessórios, mala e os sapatos. Por norma, gosto de conjugar as cores dos sapatos com a mala. Depois, revejo o que tenho na mala e se não ficou nada em outra que tenha usado no dia anterior. Basicamente a minha mala tem que estar atestada com a carteira, o porta-moedas (chamo bolachinha, porque é redonda de missangas, linda), a bolsa com as bombas, as pastilhas, a bolsa da maquilhagem, onde cabe ainda os lenços de papel, fio dental, perfume e um leque. Garrafa de água, o livro que estou a ler na altura, estojo com caneta e lápis, agenda, óculos de sol, chaves de casa e do carro e, penso que é só. Depois, vou pentear-me. Tirando no banho, não mais ponho o pente nos meus caracóis. Penteio com os dedos. Tiro o excesso com a toalha e depois deixo secar naturalmente. Ora ponho espuma ou as gotas para as pontas. Secador, nem vê-lo.

Maquilhagem, bem, sou muito prática. É só rimel. Lápis para os olhos e gloss transparente. Nada mais. Realço os olhos, os lábios e basta. Ainda me posso dar ao luxo de não pôr base e afins. Aliás, nem aprecio, confesso.
Para retirar o pouco ou nada da maquilhagem que ponho no rosto, uso as toalhitas da Garnier Essencials.

Perfume, não gosto de andar a mudar de perfume, assim como quem muda de camisa. Porque sou da opinião, que cada pele capta a essência do perfume, logo, é um cheiro que nos acaba por caracterizar. Assim sendo, só uso dois perfumes. Verão, Light blue Dolce Gabbana. Inverno, Amor Amor Cacharel.

Ritual terminado, dou uma olhadela ao espelho, e assumo para mim mesma que estou mais que pronta para dar o ar da minha graça por aí.

Agora, seria interessante ler também outros rituais que andam por aí. Vá, toca a debitar.

24 comentários:

  1. Com toda esta descrição parece que demorarias horas a seguir esses rituais mas percebo porque afirmas que não é verdade! Demora muito mais a escrever, não é?
    Alguns desses rituais já não pratico, como o mudar a mala todos os dias, tenho uma daquelas gigantonas, neutra, dá com tudo e parece a mala do sport billy, tem de tudo, mala de mãe de míuda pequena, portanto. Mas gostei muito da ideia e da partilha, obrigada!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  2. Os meus rituais são idênticos aos teus variando por vezes nas marcas ou nos cheiro das mesmas, por exemplo adoro o teu gel de banho mas de Inverno uso com cheiros mais quentinhos, assim como o creme de corpo.

    O cabelo também tenho esses cuidados mas como não tenho caracóis o ritual é diferente.
    Adoro meter creme :)

    No rosto também hidrato e a maquilhagem acrescento a base porque com esta pele transparente pareço uma morta viva, mas de verão não uso.

    Perfumes de verão uso o mesmo que tu e de inverno também, mas uso também o Black Xs, tipo um mês o Amor Amor e outro mês o XS...docinhos como tanto gosto.

    E também não demoro nada, sou rápida, afinal também já estou habituada.

    A roupa também é escolhida no dia, a minha e a do Santiago, comigo não resulta prepara-la à noite, sempre que o fiz não vesti o que estava preparado , logo tinha 2 trabalho.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. minhálma está parva!
    parece que levas horas a preparar-te!e a quantidade de cremes?!fosga-se!
    não estoua criticar-te atenção!antes pelo contrário, queria ser um bocadinho mais como tu!
    o meu banho deve demorar aí uns 5 minutos; máscaras e afins é só quando "o rei faz anos"; o mesmo com cremes de corpo e rosto (shame on me!)!
    base só uso quando tenho concertos; lápis para os olhos e gloss quase sempre!
    a minha mala tem de tudo também mas é muito desarrumada.
    o meu perfume é o mesmo de há 10 anos Boss Woman; a roupa é sempre escolhida no dia anterior para evitar atrasos...

    Bem...somos muito diferentes! está visto!

    ResponderEliminar
  4. ahhhh!
    rímel nem vê-lo! tenho pestanas de Portugal até à China, por isso fora de questão!

    ResponderEliminar
  5. a nossa Essência tem tudo controlado!!! ganda mulher...eu não tenho assim tudo tão bem organizadinho....confesso!
    Amanhã tenho um selo para ti, o post ficou agendado!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu confesso que sou preguiçosa com os cremes :( e a mudar de mala :)

    ResponderEliminar
  7. Os meus rituais não variam muito a não ser nas marcas.

    A grande diferença é que nunca tive um perfume de acordo com as estações do ano. Se gosto de um perfume vou usando independentemente da estação. Assim, uso "Escada", "One" de CK e Light blue Dolce Gabbana. Em algumas ocasiões e sempre à noite "Chanel n.º 5".

    E arranjo-me em 15 minutos que não tenho pachorra para perder muito tempo em frente ao espelho.

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. O meu titual também é +/- o mesmo, apenas uso produtos diferentes.
    O gel de banho gosto de ir alternando
    O desodorizante uso o mesmo que tu
    Para o cabelo uso Pantene. Estico-o sempre, porque o meu é liso. E aqui perco uns 20-30 minutos, faço de preferencia à noite.
    Cremes de rosto uso o desmaquilhante da Kiko e creme da ROC (anti rides)
    Hidratante também vario. Neste momento uso um que comprei em espanha com azeite de oliva.
    Pinto-me raramente, só quando me sinto péssima.
    Tento escolher a roupa de vespera, senão demoro imenso tempo, inclusivé deixo tudo preparado, a mala, sapatos, as cuecas e soutien :)
    Lavo os dentes e saio sempre atrasada, com o meu filho ao colo e com os milhentos sacos e saquinhos. Com este frio enfio um chapéu ou gorro que me dão um toque final :)

    ResponderEliminar
  9. Olá.
    Passo por cá mais tarde e conto os meus rituais diários, que não são muito diferentes.


    :)

    ResponderEliminar
  10. Eu nisto tudo e mais o pequeno-almoço e tratar dos gatos, demoro 1h...é sempre a abrir, como disseste já está tão interiorizado que tudo já é automatico!!! Faço quase o mesmo k tu, embora eu me pentei mesmo, pois não tenho caracois, uso base e só coloco o baton quando já estou a conduzir!

    ResponderEliminar
  11. Levanto-me 7h, escovo os dentes, como um iogurte com cereias e uma fatia de pão.
    Lavo o cabelo 2 a 3 vezes por semana, chamô L'Oréal Proessional,para cabelos pintados. Uma vez por semana a máscara e antes de secar para as pontas para alisar o cabelo antes de secador.
    Sérum, creme hidratante, corrector de olheiras e base(só no inverno).Enquanto a base fixa no rosto, vou vestir-me (a roupa fica separada à noite). Regresso à casa de banho onde tem um espelho grande e acabo a maquilhagem com um sombra discreta para fixar o lápis(aprendi num workshop de maquilhagem)rímel e, quando me apetece, ponho blush. Quando não uso base, passo o blush. De verão dispenso base e blush.
    Tenho uma pele branca, preciso de cor.
    Esta operação de maquilhagem leva-me , cerca de 10 minutos.
    Escovo o cabelo, passo creme nas mãos antes de sair de casa.
    Uso pouco o perfume, raramente compro porque me oferecem pelo aniversário.
    Unhas arranjo-as eu,pinto-as raramente.
    As dos pés pinto-as de verão.
    Deve-se passar algum tempo sem esmalte e aproveito o inverno para isso.
    Comer, o que é necessário, evito comidas gordas, adoro pão escuro, não bebo bebidas alcoólicas.
    Como tu, vou ao dentista de 6 em 6 meses, uso diarimante o fio dentário, sempre à noite antes de escovar os dentes.
    Limpo a pele todas as noite e, ás vezes, de manhã antes de me maquilhar.
    Banho diário, uso sabonete ou gel (este é usado com mais frequência no banho, no ginásio. Creme do corpo, quando não me dá a preguiça nesta estação, é diariamente, uso Dove ou o creme do Continente que muito bom (conforme as ondas na hora de comprar).
    Tembém costumo passar água fria no corpo,de quando em vez, no inverno e durante o verão os banhos de água fria são 3/4 por dia.
    Não costumo combinar carteira com sapatos, tenho as cores básicas (castanho, bege e preto) porque não gosto muito dessas combinações (e já não se usam).
    Uso lenços, écharpes, cachecóis, gosto de vestidos ou colares e pulseiras(de verão).
    No inverno, o meu forte são vestidos curtos com meias opacas e botas. O relógio, os óculos de sol
    A mala tem a carteira, com pouco dinheiro, os documentos do carro, chaves, baton do cieiro,lenços de papel, telemóvel, uma garrafa de água, chaves de casa e o lápis dos olhos para retocar durante o dia(que raramente uso).
    Como tu, antes de sair dou uma olhadela ao espelho, outras vezes nem me lembro de lá ir e saio porta fora, porque está na hora de seguir para o trabalho.
    Há dias que não almoço em casa e a minha alimentação é sopa, uma salada e fruta.
    Os fins de semana são para o ginásio, algum relaxe, e pôr trabalhos em dia, assim como as tarefas de casa que não são feitas pela empregada.
    Penso que está tudo.
    :) desejo

    ResponderEliminar
  12. houve aqui falha de net
    verifiquei que este comentário tem algumas partes que não são a continuação do que escrevi

    sorry

    :)

    ResponderEliminar
  13. Gostei de ler sobre esses rituais. Eu vou ser sincera, tenho milhentos cremes e esqueço-me de utiliza-los, principalmente no inverno. No verão Uso um hidratante que é uma especie de activador de bronzeado do boticario, e o barral depois do banho. Uso o meu avene para a cara, seguido do bb cream. No banho uso gel duche (é em oleo) da bourjouis e shampoo e amaciador pantene para caracois. Uso depois a bisnaga tambem da pantene para dar forma ao cabelo, e tal como tu nem pente nem secador.
    Verniz mudado todos os sabados depois de almoço, que também gosto de ter as maos sempre bonitas e sobrancelhas todos os dias ando atras de pelinhos intrusos...e pronto pelo que me lembro é tudo por agora =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. A minha é mais ou menos o mesmo, adicionando na parte da maquilhagem a base, bluss e sombra..... beijão!

    ResponderEliminar
  15. Meninas, um muito obrigada pela vossa partilha. Adorei ler os vossos rituais. :)

    Karochinha,

    Risos... acredita que levei mais tempo a escrever o post do que preparar-me. Eu demoro sensivelmente 15 a 20 minutos. Quando não é menos. É sempre a abrir!
    Sobre a mala de mãe/filha. Oh, como eu te compreendo... durante os dois primeiros anos era assim. Mas eu era a minha mala e a mala dela. Com não-sei-quantas mudas, coisas de higiene e afins. Mãe é assim! O que vale é que é só uma fase. ;)

    Tânia,

    Engraçado percebermos que existem outras pessoas com rituais como os nossos. ;)

    Sobre o cabelo, por vezes ponho creme, mas opto mais pela máscara porque deixa os meus cabelos mais hidratados.
    O perfume, boas escolhas as tuas. ;)

    Menina,

    Risos... acredita, que os dias que não lavo os cabelos, levo praticamente o mesmo tempo que tu a tomar duche. Todo o resto da preparação é como disse lá em cima à Karochinha. Entre 15 a 20 minutos e já estou. ;)

    Palco,

    :D

    estrela,

    Tem que ser! ;)

    Obrigada pelo miminho. :)

    Porque um dia me perdi,

    Acontece. ;)

    NI,

    Sobre os perfumes, a explicação qe tenho é bastante simples para que eu use aqueles dois nas duas estações do ano. Porque o Amor Amor é um perfume quente, doce, logo, eu opto por usá-lo no Inverno por razões óbvias. O light blue é fresco, então, nada melhor que o usar o Verão. Estes dois são os escolhidos, por gosto particular. Mas a essência da explicação é mesmo por optar um fresco e um doce e quente para cada estação. Para mim, combina mais. ;)
    Quanto ao tempo que levas, estamos no mesmo patamar. ;)

    Enfant,

    Homens! (Risos) :P

    Tanita,

    Tratar à noite é sempre uma opção. Mas confesso-te que mesmo quando tomo duche de noite e depois de dia, o ritual é sempre o mesmo. ;)

    Sónica,

    1 hora?! Então eu ando sempre em modo piloto. (Risos)
    Pintar no carro, também tenho essa mania, quando não consigo fazer em casa. Até já fiz um post em tempos sobre isso. ;)

    Desejo,

    Obrigada pela tua descrição tão pormenorizada. Apreciei tudo. :)

    Não tenho jeito nenhum a arranjar as unhas. Por isso, preciso sempre de recorrer a alguém. Sorte de quem se ajeita.
    Eu mesmo tendo a pele clara, não gosto de usar base e outras coisas do género. Nem de Inverno. Quiçá de Verão. Como todos sabemos, no Verão, quem comete essa gafe, corre o risco de ficar toda borratada com o calor e o facto de transpirarmos no rosto.
    Sobre os sapatos, mais concretamente sobre o teu (), bom, obviamente que há modas ditadas. Todos os anos saem novas tendências e afins... no entanto, eu particularmente sou da opinião que nem tudo o que está na moda é para ser seguido à risca. Porque ora não nos favorece, ora não vamos à bola. Como também, quando as tais modas saem da berra, não quer dizer que tenhamos que deixar de usar determinada roupa ou tendência. Podia estar aqui a manhã toda a dar exemplos, mas acredito que captaste a mensagem.
    Também não gosto de andar com muito dinheiro na carteira. Sou mais de cartão. Em suma, muitos pontos em comum como disseste no primeiro comentário. :)

    Prrety,

    Gosto muito dos produtos da bourjouis. Já usei gel de duche e tenho vernizes. Sorte a tua de saberes tratar das tuas mãos. E leio que também cuidas das tuas sobrancelhas. Oh, eu não consigo! Sou uma medricas! (Risos) ;)

    Petra,

    Catita, portanto! ;)

    Nokas,

    Faço por isso! ;)

    Mamã,

    Risos... gostei do "nem que a casa caia" - Risos... é isso mesmo! ;)

    Kiss, kiss

    ResponderEliminar
  16. Sinto-me uma desmazelada nestas coisas...

    ResponderEliminar
  17. Inês,

    Humm... desmazelada para mim é quem é badalhoca. Quem de facto não tem brio consigo. Não és assim pois não? ;)

    ResponderEliminar
  18. Post inspirador. Eu ando a tentar interiorizar rotinas, mas não está fácil. Sou muito preguisosa, especialmente na parte do creme no corpo diariamente, que é a minha próxima batalha!

    ResponderEliminar
  19. Gosto de participais em rituais!! :)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...