segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Apontamento estúpido ou não


Mas o certo, é que tive a idiota ideia em pôr as bolachas (sim, gosto e tenho sempre em casa bolachas, por mim, pela Zunfinha. Dão jeito), em frascos todos catitas do género da foto e até em latas. Um charme. Mas diga-se de passagem que só! Isto porque não somos os monstros das bolachas, logo, não comemos as ditas assim num ápice. Por vezes levo semanas, quiçá meses a esvaziar os frascos. Ora, qual não é o meu espanto, quando demoro assim mais algum tempo a comê-las e quando lhes ponho as mãos, elas já estão assim, para o mole. O cheiro, esse, nem se escreve. Pois já não está tão fresco. Em suma, é uma grande treta isto de ter as bolachas e outras coisas que tais nestes frascos/latas. É que são só um charme para a decoração na prateleira, bancada e o diabo à quatro, porque de resto, nem pensar! É que na prática, o caso muda e muito de figura. A Zunfinha que diga. Porque a reacção dela é logo, quando lhe dou as ditas bolachas, "mamã, cheira a bolachas velhas. Mamã, cheira a quê?" - (Risos, primeiro afirma, depois pergunta. Bom, muito bom! É uma grande tontinha, isso sim!), Completamente baralhada com a sua própria conclusão. Bolachas tontas que põe a Zunfinha à nora. E não contentes, ainda põe também a mãe da Zunfinha. Mas a mim, não é só as bolachas, também são os frascos/latas. Um mistério se instala, portanto.

Ora bem, este post assim muito bem espremido, dá o resultado de que vou voltar ao que tinha. A bela da mola a fechar o pacote aberto. É feio, é! Pouco prático, sim! Mas ao menos não tenho surpresas sempre que  vou abrir um frasco/lata e dou-me com aquele aparato pavoroso. É frustrante, mas temos que saber dar a mão à palmatória quando os factos são irrefutáveis.

16 comentários:

  1. Quantas vezes isso me acontece. Mas não prescindo das latas, latinhas, frascos e frasquinhoss. Manias.

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. eu tenho num frasco e nao ficam moles

    nao sei se sou familiar do monstro das bolachas mas nao tenho qq problm c o frasco
    comprei no ikea

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. O problema não está na bolachas, nem na embalagem. O que altera o sabor da bolacha é uma reacção química que se chama oxidação. O oxigénio contido no ar altera quimicamente a composição da bolacha. Dependendo do frasco, podes ter também um problema de luminosidade. A luz é composta por fotões que contêem um determinado comprimento de onda (energia), esses fotões ao contactarem na superfície da bolacha alteram-na, podendo acelerar a sua decomposição. Deves colocar dentro de um embalagem opaca. Porque mesmo que não esteja exposta directamente ao sol, a iluminação difusa altera-a. Acrescento ainda, que não existe escuridão absoluta, nem mesmo uma embalagem absolutamente fechada. Porque se que existe temperatura (e todos os corpos teem temperatura), existe energia, então existem fotões.

    O problema não está na bolacha... mas em tudo o que está à sua volta. :)

    beijo
    Sutra

    P.S.: Isto já está trocado por miúdos... :D

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou adepta de frasquinhos & CIA. mas lá em casa tenho um monstro e um monstrinho das bolachas.

    ResponderEliminar
  5. É verdade, tens toda a razão! Ficam logo sem graça e a cheirar "a mofo"! Por isso nada como as deixar no próprio pacotinho ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Provavelmente o frasco não fecha bem e oxida :)

    ResponderEliminar
  7. Esses frascos e latas utilizo para outras mercearias como: arroz, massas, pacotes de açúcar, sal...enfim coisas que não se estragam!

    ResponderEliminar
  8. Faz como cá em casa... metes na lata mas deixas dentro do pacote. :P

    ResponderEliminar
  9. os frascos das bolachas tem de estar bem fechados por isso s melhores sao os de mola
    ki :=)

    ResponderEliminar
  10. Explicação dada do Sutra.
    Vou ver se encontro um blog com uma dica sobre como guardar alimentos.


    :)

    ResponderEliminar
  11. Acontece-me isso com os chocolates, os de prata e caixa todos cheios de prelimpimpim! Eheh. Mas essa ideia é bastante original, frascos de bolachas. Mas acho que preferia guarda-los que as comer... Hum. Um beijo *

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa a tecnica da mola foi adoptada já há muito tempo! LOL

    ResponderEliminar
  13. Meninas, estou imensamente agradecida pelas sugestões. :)

    Sutra, clap, clap, pela tua explicação. ;)

    Kiss, kiss

    ResponderEliminar
  14. Ela deve ser uma Fofa, imaginei-lhe até a expressão ao cheirar as bolachas.

    ResponderEliminar
  15. Vera,

    Sou suspeita a escrever obviamente mas, a minha Zunfinha, é uma criança linda por dentro e por fora. Agridoce (risos). Super inteligente e muito, mas muito perspicaz. Em suma, a minha vida!

    Espero ter respondido ao teu pensamento. ;)

    Ah! E tem um ar de menina marota como só ela.

    Kiss

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...