domingo, 29 de janeiro de 2012

Breve apontamento

Estou quase, quase a terminar (este), livro. Tenho tantos outros comprados na prateleira à espera de serem o próximo contemplado a cair nas minhas belas mãos, assim como admirados pelos meus belíssimos olhinhos (risos). Mas, há algo em mim que me diz "Essência, volta a ler "A Saga De Um Pensador"- Augusto Cury." - Oh céus! E eis que estou num dilema. Já o li a algum tempo, emprestaram-me. Mas este chamado é mais forte que eu. Não consigo explicar, essa é que é essa. Sinto, somente isso. Por outro lado, tenho tantos livros e bons para serem devorados, que sei lá, às tantas pode ser um mero capricho, ou não. Bom, vou consultar o meu decote. Entretanto, se porventura o for buscar, vá, ao menos desta vez fica para sempre comigo. Quando o quiser ler novamente, já o tenho. Porque sim, acontece-me gostar tanto tanto de determinado livro que o leio, uma, duas, três vezes se necessário. O importante aqui, é ficar saciada com a leitura, assim como a história em si.


Sinopse:
"A Saga do Pensador é o primeiro romance da autoria do psicólogo e psiquiatra Augusto Cury. Trata-se de uma tocante história que enaltece os valores tão importantes como a solidariedade, a compreensão e a tolerância e, principalmente, o amor.
Marco Polo, o protagonista, é um jovem estudante de Medicina. Tal como o famoso navegador veneziano do séc. XIII, de quem o pai lhe pôs o nome, tem um espírito livre e o gosto pela aventura.
Cheio de sonhos e expectativas, fica chocado logo na primeira aula de Anatomia em laboratório. Os corpos frios deitados sobre o mármore branco são tratados, pelo professor, com total indiferença e insensibilidade. Para o professor não passam de corpos de indigentes, sem qualquer identidade.
Indignado com tamanha falta de respeito Marco Polo lança-se numa investigação para descobrir a identidade de cada um deles. Nesta busca conhece e torna-se amigo de Falcão, um sem-abrigo que em tempos fora professor catedrático de Filosofia. E um dia, no meio daqueles corpos mutilados, é identificado o antigo fundador daquela universidade.
Perdera toda a família num acidente e, a partir daí, abandonara a sua ilustre carreira de médico e cientista e acabara na mendicidade.
Mais tarde, já formado, o jovem Marco Polo vai provocar uma verdadeira revolução no mundo da psiquiatria.
Ele desafia os profissionais de renome internacional e mostra-lhes que os doentes com perturbações psíquicas não são apenas um conjunto de sintomas, mas sim alguém com uma vida repleta de perdas e desilusões. Estes doentes não precisam só de medicamentos. Precisam e merecem, acima de tudo, ser tratados com atenção, respeito e dedicação.
Uma história de esperança e de luta contra as injustiças , este livro é a saga de um desbravador de sonhos, de um poeta da vida, de um homem disposto a correr todos os riscos em nome daquilo que ama e acredita."

"O mundo em que você vive é um teatro. As pessoas frequentemente representam. Elas observam-se a todo o momento, esperando comportamentos previsíveis. Observam os seus gestos, as suas roupas, as suas palavras. A libertdade é uma utopia. A espontaneidade morreu." - Augusto Cury " A Saga De Um Pensador".

11 comentários:

  1. AMiga
    comprei hoje "a rainha branca"
    está na calha para ser lido
    kis .=)

    ResponderEliminar
  2. É pelo facto de gostar de ler e reler livros, que os compro.Gosto de olhar para a mini estante e pensar "há muito tempo que não te leio,anda a mim."

    ResponderEliminar
  3. Augusto Cury é um homem inspirador!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nada dele, apesar de uma amiga me ter oferecido um há mais de 1 ano. Preciso urgentemente de voltar a ler, mas ando sem tempo :(
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. Pela sinopse faz-me lembrar um livro que li vezes sem conta e que me marcou para sempre. "O Anjo dos Esquecidos", de Hans Konsalik.

    :)

    ResponderEliminar
  6. Avogi,

    Já o tive nas mãos (acho). Retido. ;)

    Bernardo,

    :D

    Inês,

    És cá das minhas! Também tenho um mini, mini móvel onde tenho os meus livros e ainda dá (vê só), para ter as minhas duas caixas lindinhas dos acessórios. Bestial! :)

    Guida,

    Sem dúvida! ;)

    M,

    Sei que por vezes o cansaço fala mais alto mas, 5 minutos após deitares. Verás que ganhas o gosto rápido rápido. ;)

    NI,

    Obrigada (sem querer), pela dica. Já está na retina. Porque se for do género deste, já estou mais que curiosa para o ter também nas mãos. Sou mesmo uma gulosa de livros, livra! (Risos)

    Kiss

    ResponderEliminar
  7. Sutra,

    Desculpa? :S

    Tradução sim! Baixou a loira que há em mim. Sorry

    ResponderEliminar
  8. Se baixou uma loira... certamente que será uma loira muito gira!! ;)

    Quando à resposta... é só fazer contas... e jogar com os números! :P


    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  9. Sou péssima a matemática. A loira não me larga. Ajuda-me, sim? :P

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...