segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A perspectiva de um macho sem papas na língua!


Como eu gosto de ouvir a perspectiva de um homem, quando o assunto é o sexo oposto. Oh oh, nem imaginam como...

- Eu: Li algures, "assumo as minhas gorduras e ainda tenho como bónus  o mais-que-tudo que diz que me aceita, tal e qual como sou. Gosta de mim não pelo meu corpo mas, pelo que sou interiormente. Sou a mulher mais feliz e realizada, mesmo com as gorduras."
- Ele: Humm... será que é mesmo sincero da parte dela essa afirmação? Quem gosta de ser gordinha?! Quem gosta de ir para a praia e expor as tais gordurinhas? Olhar à volta e deparar-se com as outras mulheres esbeltas. E o mais-que-tudo, não olha para as outras mulheres, as tais esbeltas? - Um homem quando olha para uma mulher (regra geral), é para uma mulher "boa", sensual, vistosa e não para uma mulher forte, gordinha. Não me venham com histórias. Sejamos sinceros. Ele até pode gostar da namorada como um todo, mas concerteza que iria gostar mais se ela estivesse magra. Um corpo bonito. O desejo, por exemplo, se altera. Um homem prefere tocar num corpo com curvas do que num monte de pneus. Gosta de olhar para um rabo e pernas lisas do que cheias de celulite. Um ventre liso, do que no monte Evereste. Um homem, quando diz para a mulher que ela está bem (quando ela não está), é porque não a ama verdadeiramente. Ninguém pode amar a mentira. Ninguém pode amar a omissão. Ninguém pode amar a falsidade. Ninguém pode amar a pena. Ninguém. Os que amam, é um amar doentio. Tanto que, a questão surge em saber se numa relação a dois, nós gostamos dos pequenos "senãos" da nossa cara metade. Falemos da "baninha do amor", do "pneuzinho na barriga", da depilação que não é feita, etc,etc...
Quando se fala dos desejos mais íntimos do ser humano, faz parte o desejo carnal, o desejo físico. Portanto, parece evidente que, por mais que gostemos de alguém, dizer que a nossa metade está bem assim, ou há falta de coragem para assumir que não se gosta daqueles pequenos defeitos, ou então nós próprios nos acomodamos a ver a outra pessoas assim. Na verdade a questão que levanto, é "porque não dizer?" assim como, "porque não assumir que não se gosta?" ou "porque se teima em tapar o sol com a peneira e dizer "tens uma baninha e um pneuzinho, mas eu gosto de ti assim. Porém, cuida-te. Concerteza que a tua auto-estima vai ao pico."  Amar também é isso! Dizer o que se pensa (com cuidado para não magoar), mas se é sincero para consigo e para com a pessoa. Até porque, eu acredito que ninguém gosta de outro alguém assim. Tanto é que em muitos casos, o desconforto é uma constante, camuflada é certa, mas por isso mesmo que depois temos situações de pessoas que escondem (não conseguindo esconder), o pneuzito, a barriguita, a celulite. E porquê? Será porventura, que pode estar na origem dos seus próprios medos? Medo da rejeição. Medo de não ser desejada e afins? E quando é ele que esconde essa verdade. A verdade do que pensa efectivamente do corpo dela? Será também por medo de que a outra pessoa possa não gostar de ouvir, ou será o medo de que se ela tirar esses pequenos defeitos será mais cobiçada?
Portanto, para mim, que sou um idiota na matéria, isso se traduz, em medo. E, não há amor, onde existe medo!

E pronto, posto isto, remeto-me à minha humilde insignificância. Até porque, concordo em pleno com esta perspectiva. A verdade, é sempre o melhor caminho. Por mais cruel que se possa parecer. Ficar na ignorância, não. Utopia, também não é a melhor solução, de todo!

19 comentários:

  1. Quando se ama... ama-se num todo!! :)


    beijo
    Sutra
    P.S.: Esse macho é o Zeze camarinha!!? :D

    ResponderEliminar
  2. Concordo! Por mais que se ame a pessoa, ninguem pode dizer que gosto de viver ao lado de uma pessoa +/- desmazelada!

    ResponderEliminar
  3. c'um caneco!o meu marido está sempre a dizer "ganha juízo! estás bem assim, não estás magra mas estás bem!"hum...
    não concordo com a perspectiva da Isa, só porque uma pessoa é gordinha não significa que seja desmazelada!

    ResponderEliminar
  4. Este tema é um pouco delicado, conheço casais bem cheinhos e parecem gostar muito um do outro e há sempre um deles que é magro, não acho bom em termos de saúde isso realmente é de salientar mas sei que é preciso muita força de vontade e nem sempre as pessoas conseguem o que é pena pois ia melhora em muito a vida em termos de movimento, auto-estima e saúde!

    ResponderEliminar
  5. Quando se gosta, gosta-se de tudo...mas não deixa de haver uma certa razão!

    ResponderEliminar
  6. E não pode haver quem prefira as gordinhas? ou todos os homens gostam de mulheres magras? se assim fosse as mais gordinhas estavam sozinhas e isso não é verdade.

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo com ele, não é que não se goste, mas poderia gostar mais se a pessoa se cuidasse mais. Não sou a favor do desmazelo nem na mulher nem no homem.

    ResponderEliminar
  8. Ui, não concordo! Há homens que até tendem para gordinhas e vice-versa. Acho superficial a pessoa não gostar a 100% da outra só porque esta passou a ficar com barriga. Isso não é amor. E pode-se admirar fisicamente outras pessoas e continuar a preferir a nossa, mesmo que menos jeitosinha ;)
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  9. O meu namorado é honesto, mas prefere os movimentos de anca ao apalpar dos ossos ;) Há coisas bem mais importantes. Ele pode não ter uma gaja com um corpinho bonito, mas tem uma que o ama e tem muita sorte por isso...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Bom, peço desculpa mas não posso concordar com os comentários que associam "gorduras" com desmazelo.

    Muitas vezes até são as mulheres que apresentam mais gorduras localizadas que têm um maior cuidado com o seu corpo. Mas o ser humano não é feito a papel químico. Há quem com o stress aumente de peso e há quem o perca pela mesma razão. Há quem tenha problemas de saúde incontornáveis. Há quem tenha que tomar medicamentos que inteferem com o metabolismo. São apenas alguns exemplos para dismistificar a ideia, quanto a mim errada, de que ser-se gordo é ser-se desmazelado. Assumo que tenho 10 Kg a mais do que seria o meu peso ideal. Desde a adolescência que lido com esta realidade. Assumo que gostaria de não ter alguns "pneus". Mas não é esse pormenor que me faz mais, ou menos, mulher, mais, ou menos, desmazelada. Aliás, o desmazelo é uma postura. Uma forma de estar na vida que se reflecte num conjunto de pormenores.

    Mas o facto de eu entender que o aspecto físico não é o mais importante, há algo que não podemos escamotear: face à sociedade de hoje (e que se constata até por alguns dos comentários femininos) torna-se evidente que "ele" é bem capaz de ter razão.

    :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Acredito que se possa amar a pessoa verdadeiramente, apesar dessas tais gordurinhas e pneus a mais, mas dizer a verdade é sempre a melhor política. Em tudo.
    Claro que um homem ou uma mulher por mais que amem a sua cara metade, têm olhos na cara e na praia, por exemplo, vão olhar para pessoas que estejam mais em forma. Mas só olhar!
    O melhor que ambos têm a fazer, é lutar contra as gorduras a mais e dizer sempre a verdade.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Mas falou um aspecto, há fetiches e taras para tudo, até pelas gorduras alheias!

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que ele é muito radical, há gostos para tudo. Assim estamos mais uma vez a estereotipar o tipo de mulher "ideal"...
    Dizer sempre a verdade, claro que sim, mas daí a dizer que o amor não é verdadeiro...
    Muitas vezes vejo homens lindos com os abdominais perfeitos, no entanto quando abrem a boca não está nada de jeito naquele cérebro. Ou seja, não é apenas o aspecto físico que conta...mesmo.

    ResponderEliminar
  14. Como é sabido os homens têm fetiches que só terminam onde a imaginam acaba. Se calhar, no caso em apreço, o fulano tem fetiche por massa gorda, dobras e celulite! É claro que tais atracções não são comuns, mas há sempre nicho para tal! Agora se é isso ou como diz o teu amigo, só perguntando a alguém nessa situação!

    ResponderEliminar
  15. Há tantas formas de amar, e as pessoas são diferentes, tudo depende da sua vivência.
    não digo mais porque acima a NI, já disse o resto... beijinhos

    ResponderEliminar
  16. é verdade... mas só descordo quando ele diz que se um homem diz que a namorada está bem, mesmo com toda a sua gordurinha, está a mentir e isso não é amor . As vezes estas "mentirinhas" são para não magoar e para fazer com que a pessoa amada se sinta bem, já que não consegue mudar .

    ResponderEliminar
  17. Eu não tenho que dizer.
    Pessoas obesas devemos dar conselhos.
    Pessoas gorditas, desde que saudáveis, que importa?
    Há homens que gostam, e Essência, vejo mulheres bem gordinhas com homens que muitas mulheres elegantes desejariam.

    :)

    ResponderEliminar
  18. Com licença...

    Não concordo com os comentários que se centraram nas "gordinhas"... fui eu que li mal... ou o post apenas falava nos porquês de não se dizer que a nossa cara metade o não está bem, ou poderia melhorar, porque quando vasculhamos no nosso íntimo até gostávamos que algo fosse diferente...
    Portanto, não entendo porque se centram "nas gordinhas"...

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  19. Ai, ai, ai... não posso acreditar que ouve quem deturpa-se as linhas e entrelinhas deste post, ai, ai! Vamos a ver se consigo de uma forma (mais simples), explicar efectivamente a perspectiva do post.

    Começo com a desmistificação do que ouvi algures: Há uma mulher (no meio de tantas), que assume para ela e para os outros o peso a mais que tem. Está feliz à maneira dela porque tem alguém ao seu lado que gosta dela exactamente como ela é! (Independentemente das reais motivações do tal mais-que-tudo) Porém, deixo umas perguntas no ar, "Quem efectivamente gosta de se olhar ao espelho e ver um pneu aqui, outro ali? Mesmo que se goste de si, mesmo que há quem goste de si? A auto-estima, não fica afectada? O querer vestir certas e determinadas roupas e não poder, ou poder mas não ficar como gostaria... não afecta? - Independentemente que se esteja com peso a mais por desleixo, ou por alguma doença, no entanto o foco que coloco aqui é, "será que todas as pessoas gordas de facto são felizes como passam, ou no fundo, lá bem no fundo não é mais do que uma camflagem? Será?..." (Anotação importante: ser gordo/a não significa desmazelo. Isto porque há muitas magras que são. E, aqui o desmazelo passa por hábitos de higiene e não por se ser assim ou assado. Descabido no mínimo, perdoem-me quem pensa o contrário)

    Depois, a desmitificação da perspectiva dele: Primeiramente começo por salva-guardar a opinião de uma opinião que, vale o que vale. Isto, porque devemos respeitar a opinião dos outros. Mesmo não concordando, mesmo que vá fora de tudo das nossas convicções. Logo, se tivermos esta capacidade, sempre se torna mais fácil a interpretação que depois damos.
    O que o rapaz quis dizer, com aquela conversa toda, basicamente é que, quando amamos verdadeiramente alguém, não se pode (ou deve), se apoiar na mentira. (Mesmo a mentira caridosa)
    Mesmo quando amamos, não podemos e devemos ficar cegos. Não podemos e devemos compactuar com o descaso, descuido e tudo inerente aos sintomas que se têm quem passa por um processo de "luta de perda de peso". Porque tem haver com saúde, auto-estima, amor-próprio e que, muitas vezes isso se perde. E, quantas vezes uma mentira é um bálsamo? E, quantas vezes que a falta de vontade se torna num abismo?
    Afinal, o que impera aqui? O gostar e ficar aliado ao conformismo do mais-que-tudo? É assim que se ama verdadeiramente? Arrebitar quem amamos, não? É uma falta de respeito? É uma falta de gostar? Humm...
    E o facto de se amar mas não deixar de perceber o que lhe dá "prazer", é ruím? Gosta-se menos? -Não me parece de todo!... até porque podemos gostar, amar e apreciar quem está à nossa volta. Não arranca pedaço. Não passamos a gostar menos. Não estamos a trair, não nada! Simplesmente estamos a olhar e a apreciar o que de belo existe à nossa volta. (Aos olhos de cada um)
    Em suma, o que pretendo passar é que podemos amar sim, mas não ficar cegos! Não deixar de ter as nossas convicções/ideais!

    Kiss ;)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...