terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Amor platónico


Estava a falar com uma amiga no MSN, e às tantas, a conversa tombou para o amor platónico. Como também às tantas já não nos entendíamos  no sentido de termos opiniões contrárias, saímos da conversa pior do que entrámos. Isto porque definitivamente faz-me espécie amar sem contacto. Amar sem ver. Amar sem ouvir. Amar sem amar. Como o amor se sustenta nestas condições?! Não são as emoções, os actos, a partilha que alimentam esse sentimento? Não é no andar, na fala, nos gestos, no cheiro, no olhar, nas feições que ficamos encantados? Ok, o mistério pode fascinar no início, mas depois como se alimenta essa lacuna? Como se controla essa ansiedade de querer ver, sentir e estar com quem se gosta mas que não se consegue? E porque não se consegue? Porque não se quer simplesmente ou porque não há como? Assim sendo para quê continuar a alimentar uma utopia? Wow! A minha mente vai dar um nó! É que ainda tenho mais umas quantas questões pertinentes que ficaram ainda a pairar na minha mente, nomeadamente: como acontecem os amores platónicos? O que se sente num amor platónico? É saudável viver-se um amor platónico? Bom, o certo é que trago o tema para o blog para ler mais perspectivas e com isso conto com vocês! Por isso, cada um à sua maneira, digam-me como definem o "amor platónico" dentro das questões aqui expostas. Enquanto isso eu vou ali pôr os meus neurónios de molho.

29 comentários:

  1. Concordo contigo, Essência.
    Sem contacto, na minha opinião pode haver interesse, atracção, mas nunca AMOR.
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  2. Essência, podemos gostar de alguém sem nunca termos nada com essa pessoa fisicamente. Podemos venerar essa pessoa da mesma maneira. O que conta é o que sentimos. É o nosso sentimento que alimenta. Podemos estar fixados na mesma pessoa anos e anos tudo depende da força desse AMOR.

    A.M.

    ResponderEliminar
  3. para mim amor platónico é apenas 1 fascinio... é normal estarmos fascinados por alguém, pela beleza, pela fama, pela simpatia, pela cor dos olhos...

    ResponderEliminar
  4. Por isso se chama platónico!! É um fascínio que nos acompanha durante algum tempo, por determinadas razões :)

    ResponderEliminar
  5. Não sei responder às tuas questões... Não porque existe amor platónico mas que existe existe.
    A diferença é que estes apaixonados conseguem viver e absorver pequenas coisas e transforma-las (fantasia-las) de outra forma.
    Se antigamente já existias amores platónicos hoje em dia ainda existe mais (penso eu de que), isto porque a internet é um mundo onde todos podemos ser o que quisermos e mesmo não havendo contacto físico há uma troca, uma partilha e isso pode levar algumas pessoas à paixões platónicas.
    Mas pronto... É um assunto que sempre dará pano para mangas...

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Faltando melhor, ou faltando algo, se for a única coisa possível ainda que incabada e sem substância verdadeira, pode originar uma felicidade falsa que sentimos como verdadeira, bem como a absoluta tristeza capaz de nos abalar profundamente, mesmo sendo platónico.

    ResponderEliminar
  7. Amor platónico não é amar sem conhecer ou à distância? Não percebo nada disso mas é meio maluco quem ama assim. Se amar junto já custa amar sem conhecer..
    Kakaka Essência, estou como tu. O meu tico e teco fundiram. kakaka Bj

    ResponderEliminar
  8. Eu conheço uma pessoa que vive um amor completamente platónico há 20 anos...

    Já lhe perguntei como é capaz, mas o certo é que a pessoa continua a amar de tal forma que já lhe disse que era uma doença...

    São coisas que não se explicam...

    ResponderEliminar
  9. E a menina Essência é pouco teimosa é... Esse conversa já tivemos mais do que uma vez e nunca chegamos a uma conclusão... E dificilmente iremos chegar!!! ah ah ah

    É dificil acreditar e aceitar um amor assim porque não te imaginas nem te identificas com esse tipo de amor mas a verdade é que isso acontece com mais frequência do que possas imaginar.
    Virtualmente penso que acontece muito porque nesse mundo tudo é possível porque a imaginação é o nosso limite.
    O que para ti pode ser visto como um gesto de simpatia e agradecimentos para muitos apaixonados pode ser visto como uma retribuição de afecto e carinho.
    A nível mais físico (real) tens aí o exemplo da Tanita que conhece um caso de amor platónico há 20 anos... Também conheço o caso em questão e pode te parecer uma coisa "de outro mundo" mas é bem real.
    Não me vou alongar mais no comentário porque parece-me que ainda vamos "discutir" este assuntos mais vezes.
    ;)

    Ah!! Concordo com o L'Enfant Terrible que amores assim podem dar muitas alegrias mas no fim as tristezas também são bem profundas... Porque mais cedo ou mais tarde "acorda-se" para a realidade e, por vezes, a realidade é terrível.

    Bjos e boas vibrações

    ResponderEliminar
  10. Como já foi dito, o amor platónico é uma fantasia e um fascinio. Há quem o consiga alimentar anos, conheço pelo menos dois casos assim. Pessoalmente não compreendo, nem entendo. Algo que não posso ter, mais cedo ou mais tarde acaba por perder o interesse.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  11. Se amar é poder ver... como amam os cegos?
    Se amar é poder ouvir.... como amam os surdos?
    Se amar é poder tocar... como amam os tetraparaplégicos?

    Amar não é a forma como se faz... mas o estado em que nos encontramos!

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  12. Amor platónico é viver da ilusão. Existem pessoas que gostam de viver assim. É mais fácil para elas fazerem os filmes da cabeça delas. Idealizarem as pessoas à maneira delas. Sem defeitos. É tudo na perfeição. É bom assim de tal que muitas depois não querem ir para as relações da realidade. Assim é para mim amor platónico. Espero ter ajudado. Descansa os neurónios eles são preciosos. Beijos linda

    ResponderEliminar
  13. O Sutra deu exactamente o mesmo significado que eu iria falar. :)

    beijo

    ResponderEliminar
  14. Essência, como diz a Liliane é um tema que dá pano para mangas. Eu sou da opinião que o amor platónico pode acontecer a qualquer um. Com um artista que se admira. Com a rapariga do café que vamos todos os dias tomar o pequeno almoço. É um sentimento que não se controla, acontece. Muitos não admitem que sentem porque é fora do comum mas existem mais casos do que imaginamos. Alguém aqui falou na internet e é mesmo verdade. Que sitio melhor para acontecer os amores platónicos? Só na internet. Nas redes sociais no messenger. Essência, não é por nada mas acho que tenho um amor platónico por ti. Os sintomas são os mesmos. Tenho sempre a necessidade de vir todos os dias ler o que escreves. Saber como estás e não te conheço. imagino-te na minha cabeça uma Essência. Será amor platónico também?

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  15. ah ah ah

    Não resisti a voltar aqui...

    Vasco, Vasco... Toma cuidado porque apresentas alguns sintomas. :)
    Mas agora perguntou eu, também pensas na Essência ao longo do teu dia? Do tipo, ela vai gostar disto ou daquilo, ou o que será que ela está a fazer?
    Se as respostas forem positivas confirma-se a paixão platónica!!! :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Eu cá estou como a outra, nem sei o que é amor platónico.
    - O Gonçalo convidou-me para sair, mas ele diz que apenas sente por mim amor platónico. Sabes o que isso é?
    - Oh filha, eu isso de amor platónico também não sei o que é, mas pelo sim, pelo não, toma banho e veste cuecas lavadas eheheh.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Ahahahahaha

    Liliane, queres conversa..
    Eu sigo a Essência há já alguns meses e li o blog todo dela. É normal haver empatia. Eu venho cá todos os dias. Eu li que ela tem caracóis. Que tem sardas. Tem uma personalidade forte e determinada. Impulsiva e com um coração enorme. Parece ser simpática. Parece ser bonita. Pelo que passa no blog parece ser inteligente. É um sonho de mulher. Penso algumas vezes nela. Dou-te um exemplo. Quando a Essência fez o texto com a foto dela das pernas. Quando passou o anúncio de um perfume feminino com a rapariga a dançar com as meias parecidas da Essência eu vim aqui dizer-lhe que tinha-me lembrado dela. Podes comprovar isso no texto. Se é amor platónico, não sei.

    Beijos Liliane

    ResponderEliminar
  18. Continuo doce como um Limão!!!

    Amor Platónico??? Eu nem acredito nisso do Amor!!! Quanto mais no platónico!!!

    Eu acredito em atração e em tesão! Em Desejo em volúpia! E isso até sei o que é! Acredito na amizade e no companheirismo!!! Em comum ou em separado!!!

    Quando "partilhado" por alguém... será amor???
    Se for só por um... será amor platónico???

    ResponderEliminar
  19. Amor platónico é viver uma relação que não se consegue viver na realidade.

    ResponderEliminar
  20. Confesso que me parece um bocado estranho que alguém consiga viver durante anos um amor platónico. Vejo isso mais como uma fantasia. No entanto, ao longo do tempo, aprendi a não tentar compreender os mistérios do coração. Mesmo aquilo que nos parece absurdo poder ser uma realidade para outras pessoas.

    ResponderEliminar
  21. Também tenho uma amiga assim... E o pior é que sofre como poderia, eventualmente, sofrer com um amor mais, digamos, próximo, por isso nem essa vantagem tem. Penso, como a nossa Pedrinhas de Gelo, que é mesmo uma fantasia, mas cada um lá sabe!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  22. o amor platónico não surge só porque sim. um dos intervenientes fascina-se por alguém que de algum modo não diz que não e que, antes pelo contrário, dá sinais de que "talvez"... o primeiro começa a deixar crescer um sentimento que o segundo não alimenta, "alimentando" (com olhares, acções...)... tudo isso misturado com encontros esporádicos, faz a imaginação da primeira pessoa levá-la à ruína. no fim não é amor... é dependência...

    ResponderEliminar
  23. Não acredito lá muito no amor platónico e nem sei muito bem como isso funciona.
    Pode haver uma admiração por uma pessoa.

    ResponderEliminar
  24. Olá, A Minha Essência!

    Sigo o seu blog a algum tempo mas sempre no silêncio. Gosto da maneira descontraida e prática como aborda os variados temas que trás para o blog. Como partecipa com os seguidores. Parabéns por isso. Senti necessidade de comentar neste tema porque vivo uma situação assim e talvez o meu testemunho possa ajudá-la a compreender o que para muitas pessoas não é compreensevel.

    Tenho um amor platónico por um amigo que dura à muitos anos. Tantos que já perdi a conta. Já tive outras relações mas é sempre naquela pessoa que busco tudo. É através daquela pessoa que faço sempre as comparações. Estou sempre para ali. Lembro-me do seu aniversário. As datas importantes estou presente. Aquela pessoa para mim é perfeita. Fico feliz pela sua felicidade mesmo que não seja comigo. Aprendi a amar assim aquela pessoa e sou feliz assim. Porque percebi que era a única maneira de a ter perto de mim assim guardando para mim o meu amor. Amo tanto que nem pode imaginar mas é um amor sem esperar nada. Amo porque amo e sinto bem amar assim. Posso ter muitas pessoas na minha vida mas nenhuma será como aquela pessoa. Se um dia a terei para mim? Não sei nem isso para mim é importante porque sei que sou importante para essa pessoa mesmo só sendo amizade e só isso já alimenta e acalenta o meu amor. Amar desda maneira não se escolhe. Acontece. Depois dentro das hipóteses que temos é que fazemos opções. Eu optei por amar em silêncio mas tendo a pessoa por perto. Não fechei para outras relações mas ninguém substituirá aquela pessoa porque é única para mim.
    Sejam felizes e não se preocupem tanto com os outros mas sim com vocês.

    Obrigado por esta oportunidade. Fez-me muito bem escrever o que sinto.

    ResponderEliminar
  25. Nem te sei responder essência! (ps, th um "novo" blog :D)

    ResponderEliminar
  26. Depois dos meus neurónios terem ficado de molho...

    Optei por não comentar neste post um a um como faço por razões óbvias que está à vista de todos vocês. Somente agradeço pelas vossas perspectivas!
    A conclusão que chego (junto à ideia do post) é que cada um à sua maneira consegue amar... mesmo que aos olhos de terceiros não seja bem visto ou compreendido. Porém isso não importa! O que importa efectivamente é o que se sente e é vivido e desde que as pessoas tenham consciência do que fazem (apesar de haver muitos que não) o resto é balelas!

    Beijos

    ResponderEliminar
  27. A definição de amor platónico varia de pessoa para pessoa mas no fundo é um sentimento por alguém que é vivido de forma intensa, sendo ou não correspondido. Platónico não é sinónimo de obsessão e não deve ser visto como algo negativo. E platónico ou não, a palavra que o antecede é que é importante: AMOR. E amar só pode ser bom...;)

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...