quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Desconcertante

Após um ciclo de tratamentos, eis que há uma consulta com o médico para avaliar os resultados e supostamente ver que tratamento continuar...

Médico- Então dona M, como se sente?
M- (Lá disse as suas maleitas e mais algumas...)
Médico- E então, dona M, que tratamento quer fazer agora?
Essência- ?!
M- ?!
Médico- Então dona M, diga lá!
Essência- Desculpe, mas suponho que essa pergunta é um pouco incoerente!
M- (Olha-me com um ar assustado, pois sabia que eu abrindo a boca que não iria terminar bem...)
Médico- (Entre sorrisos) Repare, eu sei que é a primeira vez que estou a avaliar a sua mãe, pois costuma ser a minha ex-mulher, mas como deve calcular temos metódos difrerentes e eu dou livre arbitrio aos meus pacientes, claro, com as minhas coordenadas! (Ar snob)
Essência- (!!) Deixe-me ver se eu entendi!! Está a querer dizer que são os pacientes que dizem que tratamentos acham por bem fazer?! Pacientes que tiverem AVC, que estão ainda confusos com  tudo o que lhes aconteceu, sem falar no processo moroso que estes pacientes têm? Mesmo que não fossem doentes de AVC, outro qualquer! Afinal, o que está o senhor a fazer? Só a prescrever nessa folha o que efectivamente os doentes leigos "acham" que é melhor para eles?! O senhor só assina para ficar dentro dos conformes em termos logísticos? É isso que estou a entender?! É porque se for, a conversa vai mudar já já!
Médico- Minha senhora, tenha calma, está a deturpar as minhas palavras!
Essência- Não me parece. Porque apesar de ser uma leiga na medicina, na interpretação de uma conversa sei captar exactamente cada entrelinha que me é passada.
Médico. (Sorriso amarelo) O que eu quis dizer, é que eu faço sempre esta pergunta aos pacientes para ver se eles estão atentos ao tratamento que fizeram e assim percebem a sua evolução.
Essência- (!?)
Médico- (Deve ter visto a minha cara de parva perante a desculpa esfarrapada) Não está convencida da minha explicação, pois não? Não quero mal entendidos, afinal a dona M está connosco à ano e meio e não quero de maneira alguma que fique com má impressão de um mal ententido verbal que esta consulta possa ter causado.
Essência- Pois, infelizmente à ano e meio que a minha mãe está convosco e até à data estava tranquila, pois ela sempre falou bem. Nunca indicou que nada de anormal havia. Agora depois desta consulta, confesso que fico com as minhas reticências e como tal terei que pensar e falar com o meu pai para vermos se a minha mãe continua aqui. Desculpe a minha franqueza, mas nunca em tempo algum ouvi tamanho absurdo. Um médico pôr na paciente a responsabilidade de optar pelo tratamento que deve fazer e do qual depende a sua recuperação.

Lá o homem disse mais uma dúzia de disparates entre graçolas à minha mãe (como se isso fosse o mais importante) e prescreveu o tratamento Y e estava a consulta feita. Eu, nem queria acreditar no que tinha acabado de acontecer. A outra médica (que soube que era a ex- nem em sonhos era assim...) Questionei tantas coisas, bolas estamos a falar de médicos, de ética! Fico a pensar se a minha mãe fosse sozinha, como era... se fosse sempre esse médico a fazer-lhe sempre as avaliações como seria. Muitas interrogações deambulam nesta mente... Porém uma certeza eu tive enquanto ele acabava a dúzia de disparates! Quando estava a sair e quando ele estendeu a mão para um aperto eu perguntei-lhe se, por ventura, ali havia livro de reclamações. O homem mudou instantaneamente de cor e numa voz sumida respondeu que sim. Entretanto disse que eu estava a precipitar-me pois tinha percebido mal... respondi-lhe que iria relatar somente a conversa que ali tivemos e a minha interpretação das suas palavras... era o que a minha consciência de momento mandava.

Sou de impulsos, sou! O que vai dar? Não sei! No entanto, só sei que não podia vir embora sem nada fazer... se o livro amarelo é o único que nos assiste, pois bem, é nele que fui valer-me!

25 comentários:

  1. bem nunca tinha ouvido falar numa situaçao dessas

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que te diga com esta situação. Eu acho que me tinha saltado a mola. Então nós o que queremos é o melhor possível para os nossos pais, ainda por cima na situação que é e o parvo do médico arma-se em engraçado? Sim, porque isso que ele disse a ser verdade é algo grave por isso vou-me tentar convencer que ele se estava a armar em engraçado. Ainda por cima passei pela mesma situação com a minha avó e sei o dificil que é... Realmente... Faz a reclamação! Isto ha cada um...

    ResponderEliminar
  3. Essência, acho que fizeste muito bem, em relatar no Livro o que aconteceu;
    Uma coisa é certa, existem médicos actualmente que não demonstram o mínimo respeito pelos doentes!
    Sabes assim ele não seria responsável se alguma coisa corresse mal, tinha sido o tratamento escolhido pelo doente, neste caso pela tua Mãe, ele até lhe perguntou qual o tratamento que queria!
    Sabes pobres daquelas pessoas que não tem ninguém que as defenda, e actualmente são muitas.

    Beijocas e as melhoras da tua Mãe

    ResponderEliminar
  4. Um médico pateta que quer ser moderno, sem comentários, cara Essência... :s

    ResponderEliminar
  5. Mainada!

    É que até para se ser piadéico há que ter jeito.

    ResponderEliminar
  6. Esta situação só me faz lembrar uma coisa que me aconteceu um dia numa das consultas de psiquiatria da minha mãe:
    Médica:então dona madalena como se sente??
    Mãe:muito bem sra doutora muito bem.
    Eu:Dra a minha mãe tem.......
    Médica:A sua mãe sabe muito bem o que diz e eu acredito nela.E a sua mãe está muito bem não é dona Madalena?
    Mãe:estou ótptima sra doutora,óptima.
    Eu mentalmente:que merda é esta????
    De salientar que 10 minutos antes a enfermeira já tinha notado que a minha mãe já estava a entrar em crise e passado uns tempos teve um dos maiores e piores internamentos de sempre.

    ResponderEliminar
  7. Estou chocada! Não sabia nada disso. Já falamos. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Hello, entendo perfeitamente a tua posição e também a tua incredulidade pois também passei por uma situação semelhante. Tratou-se da minha avó materna que estava com cancro...foi complicado de gerir, sobretudo quando do lado de lá sentimos que existem ponderações que não fazem qualquer sentido...
    Beijinhos grandes, Sofia

    ResponderEliminar
  9. Não sabia de nada. Fizeste muito bem. Aliás, não esperava outra atitude tua. A minha alma está parva. Depois falamos. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Para te ser franco, acho que ainda assim fizeste muito pouco...
    ...e olha que eu sei mesmo muito bem do que falo, neste caso!

    :)

    ResponderEliminar
  11. Essência, estou indignado com tanta incompetência por parte do médico. Nem tenho palavras a não ser que agiste muito bem. Continuações da tua mãe.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, Esseência. Pela coragem...às vezes é tão mais fácil não ligar:(
    Bj enorme para ti e para a tua mãe

    ResponderEliminar
  13. No teu lugar faria o mesmo. Ainda haver pais que podem contar com seus filhos. Esse médico devia ter fumado aguma coisa ou bebido, não encontro outra explicação. Será que ele tem noção da gravidade da sua postura?

    ResponderEliminar
  14. Estou parva e esbugalhada, tive de ler duas vezes para ver se percebi bem, imagino-te a ouvir esse completo disparate que tem por categoria profissional Médico...e continuo parva na mesma!
    Fizeste tu senão bem reclamar e escrever, por vezes sinto que devíamos ser como os Americanos que processam tudo e todos por dá cá aquela palha, cá devia de ser um pouquito mais assim, provavelmente ninguém teria que aturar certas e determinadas situações que roçam o ridiculo e o absurdo, então quando à saúde diz respeito ainda é pior!
    E é por estas que às vezes tenho vergonha do país em que vivo!

    Beijocas e as melhoras da tua mamã;)

    ResponderEliminar
  15. Eu estou chocada com a situação e acho que a tua atitude era a única que poderias tomar Essência.

    ResponderEliminar
  16. Fizestes muito bem mana,a mae tem que ir a outro medico,nao se diz a uma paciente que ela è que tinha que escolher o tratamneto dela mas enfim.
    Quando for ai a mae,depois falamos melhor.
    E acho que devas falar com o pai para a mae passar para outro medico.
    Beijos claudia gemea

    ResponderEliminar
  17. Em que página escreveste no livro de reclamações... eu assino por baixo!

    As rápidas melhoras e que corra tudo bem!

    beijo grande
    Sutra

    ResponderEliminar
  18. Como diria uma amiga minha: estou bege!

    ResponderEliminar
  19. Realmente é muito indignante. É que o "Sr. Doutor" que pretendia ser engraçado não caiu em graça. É o que dá tentar fazer piadolas com coisas sérias.
    Fizeste muito bem. ;)

    bjs***

    ResponderEliminar
  20. como diz o ditado "mais vale cair em graça do que ser engraçado" mas com a saúde não há espaço para piadas. eu queixava-me à ordem dos médicos, estas atitudes devem ser denunciadas

    ResponderEliminar
  21. Tu também, nunca percebes o que os outros tentam dizer... o senhor só estava a querer ver se a tua mãe tinha consciência do tratamento e evolução... Tu não percebes nada da nova tendência da medicina! Coitadinho do senhor...


    P.S. Agora vão chover comentários a desancar-me e eu vou-me rir.
    P.S. 2 - Estou feita contigo!
    P.S. 3 - Vai à -----!

    ResponderEliminar
  22. O facto de seres impulsiva fez com que o médico apercebe-se da tamanha estupidez que disso. Nunca um médico deveria perguntar a um doente "que tipo de tratamento pretende"... foi mesmo falta de profissionalismo. Imagino mesmo como seria se a tua mãe fosse á consulta sozinha. Esta atitude pode levar bem caro! Fizeste bem em não estares calada :)

    ResponderEliminar
  23. Só quem nunca esteve, efectivamente, doente, é que nunca apanhou um médico displicente.
    Actualmente tenho três médicos: o médico de família (que não tenho porque está de baixa há quase um ano eheheh), o médico da pneumologia oncológica de Stª. Maria e uma médica particular com acordo ADSE. Infelizmente só confio no meu médico de Stª. Maria. É o único que me manda fazer análises (mesmo as que não têm que ver com oncologia), me ausculta e me manda "apertar" com a médica de família, porque já deve ter notado na displicência com que me trata.
    E nem vou trazer aqui a história da maldita infecção hospitalar com que me mandaram para casa, depois de operado ao pulmão, nem dos que me perguntam "o que é que está aqui a fazer", nem dos que não perguntam nem ouvem nada... mal de quem precisa deles.

    ResponderEliminar
  24. Alguém ali se esqueceu do papel que cada um assumia e, seguramente, o de "médico" não era o da senhora tua mãe... embora desconfie que também não fosse o do "xôtor"!! S

    ResponderEliminar
  25. Riga,

    Pois, até à data também não! :S

    Lia,

    De facto só quem passa é que sabe como se sente...

    Baldocas,

    Infelizmente é uma realidade nua e crua.

    Bs of life,

    Sim, contra factos não há argumentos!

    Lampâda mervelha,

    Ora nem mais! Apesar que cada situação na sua hora!

    Inês,

    Compreendo a tua reacção apesar de nunca a ter.
    As melhoras da tua mãe!

    Kika e A rapariga,

    ... :S

    Sofia,

    Pois, quando não é connosco ou com os nossos... infeliz situação! :S

    Ulisses,

    Pode até ser, mas no momento foi o impulso que tive. :S

    Vasco,

    Obrigado!

    Sofia,

    Obrigada querida!

    Pipoca Crua,

    Humm... antes da minha reacção acredito que não tinha, mas depois quero e espero que sim!

    Karochinha,

    Tu tiveste que ler 2xs e eu tive que abrir bem os olhos e estar com todos os sentidos naquela sala para perceber se estava a ouvir e a entender direito tudo o que saía daquela boca atrofiada! :S
    Obrigada!

    Vera,

    Pelo menos foi a única que o meu impulso me fez ter!

    Cláudia,

    ... :S

    Sutra,

    As folhas são em triplicado o que automaticamente ao assinares a primeira passa para as restantes. Uma para ti, outra para o estabelecimento e outra vai para a entidade que fizeste a reclamação.
    Obrigado!

    Cátia,

    Risos... eu fiquei azul!

    Só Avulso,

    Uma tristeza, só te digo... de lamentar...

    meninaluaprimavera,

    Ora nem mais!
    Pois, o radical seria essa via, de facto!

    Incógnita,

    Tu queres ser linxada miúda, ai queres queres... :P
    Acredita que esta abordagem em consultório é muito à frente para mim. É que sabes, não é do meu tempo! ;)

    Não te disse que melhor que contar, seria ler! :P

    Guida,

    Quero acreditar que sim...
    Também nem quero imaginar se a minha mãe fosse sozinha... não quero não! :S

    Fresco e Fofo,

    Bolas, também tens cá uma cota de histórias... :S
    De facto, mal de quem precisa...

    Bloguótico,

    Isto está como o tempo! Todo trocado!! :S

    Beijos e obrigada pelos comentários ;)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...