quinta-feira, 16 de setembro de 2010

No escurinho

Conversas de mulheres...

Amiga- (Hesitação): Não sei o que tem se passado ultimamente comigo...
Eu- Então?! Alguma coisa grave? Posso ajudar?
Amiga- Acho que não...
Eu- Não queres tentar?
Amiga- Quero, mas não sei como dizer-te isto...
Eu- (Já em estado de impaciência com tanta hesitação) É muito simples! Começa do princípio.
Amiga- Pois... eu sei, mas juras que não vais questionar-me? Pelo menos por agora. Só vais te limitar a ouvir e encaixar toda a informação?
Eu- Chuta!
Amiga- É que eu, nestes últimos meses só consigo fazer amor às escuras. Pronto, é isso! Sei que pode soar estranho, mas não consigo que seja diferente! Eu que até sempre fui diferente, mas de uma hora para a outra... não sei explicar...
Eu- (Quando ia para dizer algo...)
Amiga- Tu prometeste! Quando eu tiver estas emoções mais esclarecidas, prometo que falamos. Até porque sabes que gosto das nossas conversas.
Eu- Ok, ok, ok!!

No entanto fiquei com uma sensação de estar entupida de questões por desenvolver-questionar-entender e afins... diria que é um misto um tanto ou quanto estranho...

Deixo a minha questão no ar:
Qual a necessidade de uma mulher se manter na penunbra? Isto, quanto ao contacto visual, é extremamente importante!

31 comentários:

  1. Oh essência:
    no inicio é normal,principalmente quando somos miudas e é a primeira vez e depois a segunda vez e a terceira.Mas depois a coisa passa...comigo passou,demorou algum tempo mas passou...
    Mesmo estando a fazer um voto de castidade por opção própria ainda não me esqueçi que o contacto visual é importante (também não me esqueçi do resto),mas essa coisa de andar às apalpadelas não é funcional!!!Nem tem a televisão acesa??Gosto de luz,mas também dispenso ter um holofote em cima de mim.

    ResponderEliminar
  2. Um das situações que me vem à mente, é ... vergonha do seu corpo ? mas como não conheço a situação, não posso estar a opinar assim para o ar ... o que interessa é não parar de fazer amor, é o fruto que nos nutre!!

    ResponderEliminar
  3. Não vou comentar, por não conhecer a pessoa, que desse tipo de coisas só comento quando me perguntam directamente. Mas certamente é algo que ela devia falar com o parceiro. beijoca.

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca passei por essa necessidade e espero nunca vir a passar. Aliás, eu própria fiquei entupida em questões agora.

    Por favor, depois conta-nos os desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
  5. Sei desse estado. A auto-estima em baixo. Ter vergonha de tudo em nós e ter medo que o nosso companheiro nos deixe pelo estado do nosso corpo. É estranho esse medo porque se a pessoa nos ama é tal e qual como somos mas a insegurança fala mais alto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Pode não se sentir à vontade com ela mesma ou ter mudado de parceiro; Excesso de peso; algum problema físico que não queira mostrar; medo de ser julgada fisicamente pelo homem;, desejo excessivo de o querer agradar e sensação de não ser capaz de fazer tal coisa neste momento; pode ter ouvido algum comentário dele ou tê-lo visto a babar-se ao ver uma mulher gira e magrinha a passar e passou a sentir alguma desconfiança...etc etc
    Há 1001 razões possíveis, mas por algum motivo deixou de se sentir tão à vontade com ele. beijos

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo com a Loira (eu concordo sempre com ela).O post deixou-me para aqui a matutar numa série de coisas...
    Mas conta-nos os desenvolvimentos...

    ResponderEliminar
  8. As minhas questões por desenvolver-questionar-entender e afins, essencialmente vai de encontro com a Hvp, A rapariga e a Mona Lisa.
    De facto sou da opinião que uma mulher para se "esconder" do seu parceiro é porque efectivamente a sua auto-estima está muito em baixo. Cabe ao casal dar a volta ao texto. Principalmente a pessoa em questão tem que se sentir bem consigo para poder passar ese estado de espírito aos outros. Quer queiramos ou não, esse estado negativo acaba por afectar uma relação como tudo o resto à sua volta...
    Auto-estima em baixo por vezes causa depressões.

    Irei postar os desenvolvimentos...

    Inês,

    Compreendo o que queres dizer, mas a pessoa em questão é uma mulher já com alguma experiência, diria...

    Marquês do Sade,

    Interessante! ;)

    Bs of life,

    Humm... compreendo, mas a questão que eu deixei no rodapé não é para "espremer" a pessoa da "história". Apesar de ser a impulsionadora do post. No entanto, a meu ver a pessoa não é o foco, mas sim o tema em si. Tema esse bastante pertinente que infelizmente afecta muitas mulheres/casais.
    Contudo, a tua sugestão é pertinente também! ;)

    Vera,

    Ainda bem, porque pela angústia dela não deve ser fácil...

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Isto parece um pequeno pormenor... mas, é muito importante! Isto pode ser o suficiente para alguém estar permanentemente desconfortável durante a relação! E pode não acabar bem... ;)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  10. Oh essência: de facto são coisas do cariz do casal,e não é preciso ter um parceiro para concluirmos que quando essas coisas acontecem alguma coisa pode não estar bem entre as pessoas.Mas aqui não só devem conversar como deve ser o parceiro a ter a noção de que precisa de aumentar a auto-estima à tua amiga.
    A fraca auto-estima nas mulheres pode mesmo levar a coisas tramadas.

    ResponderEliminar
  11. Deve ser complicado essa fase. Será por calhar na altura que não tem a depilação feita? Ou não se sente bem que o pareceiro a veja a ter prazer? Não sei às tantas é isso.

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Situação complicada mas fizeste bem em não forçar uma explicação mesmo depois teres ficado com essas questões todas. É mesmo uma situação estranha mas só quem passa é que pode decifrar.

    Inês, não concordo quando dizes que o companheiro tem que ter noção do estado da companheira. Sem diálogo fica dificil e parece que a senhora se fecha em copas. Quem precisa de ajuda tem que procura-lá e não ficar sentada à espera que venha até si. Quando se trata de um caso de casal é normal ambos quererem resolver tudo o que lhes perturbe. Eu faria.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  13. Vasco: não é bem ter noção.Mas ao fim de uma relação com alguns anos acho que se deve notar quando há alguma coisa que não está bem seja a que nível for.E também me parece que existe ali alguma falta de diálogo ou medo dela de falar seja lá do que for.
    Mas concordo também com o que dizes,é uma coisa que passa pelos dois.

    ResponderEliminar
  14. Algumas era no escuro e com um saco na cabeça.
    É que há gajas mesmo feias AHAHAH.
    Daquelas que só mesmo por vingança, tipo: aquele tipo é tão mauzinho, que vou fazer o sacrifício de o encornar AHAHAHAH.

    ResponderEliminar
  15. Inês, ainda bem que entendeste. Desculpa dirigir-me a ti assim, és nova aqui no blog da Essência. Só espero que não tenhas levado a mal. Afinal este espaço é para trocarmos ideias.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  16. Oh por amor de Deus!!!
    Porque haveria de levar a mal???

    ResponderEliminar
  17. Se calhar o marido sofre do coração e ela não o quer assustar... :D

    ResponderEliminar
  18. Essência, será que a depressão já não está a fazer estragos na tua amiga?

    ResponderEliminar
  19. Epa eu admiro-te!! Nunca na vida que eu ouvia uma dessas e me deixava ficar sem fazer perguntas e comentar LOL

    ResponderEliminar
  20. Bem... hoje estou armado em "escritor"!!!

    Pelas minhas vivências parece-me claramente um caso de... traição!!!

    Porquê? Porque pelo que entendo é uma situação nova (alguns meses), pois antes não acontecia, portanto parece-me que não conseguem encarar o companheiro traído!!!(isto no caso de ser ela a traidora)Ou deixou de se sentir confortável com o corpo dela, porque o companheiro (traidor)destruiu-lhe a "auto-estima" por causa do corpo da amante... e na esperança de ela querer acabar e ele poder ficar com a outra sem qualquer sentimento de culpa!!!

    Na possibilidade de ela por ex. ter "o corpito" alterado por uma gravidez... então é uma traição psicológica do seu próprio cérebro ou do cérebro dele se no caso for ele "a mandar" umas bocas!!!

    Portanto... seja como for... é sempre uma traição... seja Física, Psicológica!!!

    ResponderEliminar
  21. Concordo com A Rapariga. Também conheço! É mesmo auto-estima em baixo, com toda a certeza! Algo no corpo que não quer mostrar porque não se sente bem... nem que seja devido a um "pneuzito"...

    ResponderEliminar
  22. Ora aí está uma coisa que não percebo. Que me ultrapassa. Mas a tua amiga, terá de certeza as razões dela e um dia falará sobre elas...

    ResponderEliminar
  23. Acho que se fosse pelo corpo dela... então seria suficiente... debaixo dos lençóis... No escuro, implica não ver a outra pessoa!!!

    ResponderEliminar
  24. Sutra,

    O que por vezes parece nada... acaba por ser tudo. ;)

    Inês,

    De facto o parceiro tem uma percentagem muito importante, mas cabe primeiramente à pessoa que está com o problema em dar o primeiro passo para encontrar a solução. :D

    Kika,

    No meio de tantas razões pode ser é uma das... :P

    Vasco,

    Claro, ninguém melhor que a pessoa para explicar.

    Fresco e Fofo,

    Risos... no entanto marchavam, hã! ;)

    Nuvem.de.algodão doce,

    Obrigada! :)

    Senhor Geninho,

    Ao menos de egoísta não lhe podem chamar! :P

    Pipoca Crua,

    Pertinente... :S

    A.Menina,

    Pois... sabes, acima de tudo tentei respeitar a sua vontade. :P

    Velho do Restelo,

    Compreendo o teu comentário bem fundamentado dentro da sua lógica. ;)

    Guida,

    Também pode ser... é um dos motivos para que as mulheres (regra geral) se fechem em copas.

    Lampâda mervelha,

    Oh, oh... ;)

    Alf,

    Obrigada! :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  25. hum... talvez esteja com algum peso a mais, talvez teha criado alguma celulite ou estrias...LOL! sei lá! tanta coisa! as mulheres são mesmo complicadas! quando cismam não há nada ou quase nada que as demovam...
    bj da M. e do S.

    ResponderEliminar
  26. Meninaluaprimavera,

    Complicadas ou não! Depende do ponto de vista... ;)
    No entanto, também são boas questões!

    Beijo

    ResponderEliminar
  27. Na qualidade de gajo... se a minha mulher/namorada/amiga "Benetton" me fizesse sempre isso... daria-me razões para lhe perguntar o porquê, na realidade detesto isso, gosto da penumbra se for "dentro de portas"

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...