sábado, 27 de março de 2010

Aberração da natureza

Incrédula na minha ingenuidade, talvez...

Ao ouvir um programa no qual estavam a abordar o tema de pedofilia e ao deparar-me com o testemunho da denunciante do caso, vejo-me sem reacção quando me apercebo que a família toda, inclusive a mãe, sabiam que o pai violava as duas filhas.
Essa testemunha (vizinha) quando vai à janela e se depara com tamanha visão, do pai a violar a menina, começa a gritar da janela para chamar a atenção deles mas nada!
Automaticamente telefona para a linha SOS criança que lhe encaminha a chamada para a PJ.
Sem pensar, a dita vizinha vai ao trabalho da mãe para lhe relatar o tal acontecido e a reacção "dessa" mãe foi: "porque se está a meter na nossa vida? Já me chegam os problemas que tenho!"
Com esta atitude a vizinha apercebeu-se logo que a mãe sabia e compactuava! E depois, no decurso da investigação, provou-se que a mãe e restantes familiares eram coniventes com tamanha monstruosidade.
Já tudo aqui mencionado é asqueroso mas se acrescentar que os vizinhos da localidade onde residem essas pessoas ficaram contra a vizinha, então é de mais! Questionaram-na por ela se ter metido e ainda lhe disseram que devia ter ficado quieta e que em assuntos de família ninguém se deve meter!
BOLAS!!! Onde estamos?! Em que país e sociedade é que vivemos!? Como é possível haver pessoas a equacionar tal raciocínio? Estou chocada!! Pelo acto em si, por envolver crianças e pais. Quer dizer, tudo o que eu acredito vai por terra! Que é o amor de um pai e de uma mãe são incondicionais e estão acima de tudo! Ao ouvir todas estas barbaridades pergunto vezes sem conta: como pode ser possível pais fazerem mal aos seus próprios filhos? Tantos casais a quererem ser pais e não conseguem porque simplesmente não conseguem! Ou não podem por motivos de saúde, mas que têm tanto amor, segurança e tudo mais para dar e em contrapartida, quem pode e tem por ter, não sabe cuidar, amar e respeitar seres indefesos e que precisam tanto de nós, pais, adultos, responsáveis e cidadãos.
Somos nós que passamos os valores e convicções que  temos da vida, da sociedade para as nossas crianças! Somos nós que estamos responsáveis em encaminhar para a vida estes seres!
Mesmo com todos estes factores, aliamos ainda o peso que é acrescido de ter uma vida à nossa alçada e que é de extrema responsabilidade, e mesmo assim, muitas pessoas nem param para pensar nos prós e nos contras. Têm as crianças por ter ou por descuido mas nunca pensando mais à frente. Quando pensam, é para descartar, maltratar e outras tantas aberrações que vamos vendo, ouvindo nos meios de comunicação social.
Voltando ao que me trouxe aqui, caso específico da vizinha que denuncia um pai a violar a filha , tenho muitas questões e muitas interrogações em mente sobre a história contada.
Passo a citar:

- Como é possível um pai violar uma filha? (Sem falar do acto monstruoso em si, sendo praticado em qualquer pessoa)
- Como é possível a mãe e restantes familiares encobrirem tal acto!?
- Como é possível os vizinhos da terra ficarem contra quem denunciou o acto dantesco!?
- Como se consegue viver num ambiente assim!? Como se dorme com esse peso na consciência!?
- Como se olha para o marido (pai) quando se sabe e se compactua!?
- Como se olha para um filho sabendo pelo que passa!?

Por mais voltas que dê à minha cabeça, por mais porquês que tenha, não consigo imaginar-me numa situação dessas. Muito menos de encobrir tal situação! Só de estar aqui a escrever tudo isto já sinto nojo, revolta, angústia porque é anti-tudo o que é aceitável! E penso também o que será daquelas crianças daqui para a frente. O que sentem. Como vão crescer...
Infelizmente não será o primeiro e nem será o último caso, para mal de nós todos (sociedade) e principalmente para quem é vitima desses abusos.
O que podemos fazer? Nada! Não podemos fazer nada no âmbito da justiça porque as autoridades competentes lá vão resolvendo um caso ou outro. Contudo, os meios de comunicação social tem tido uma importância fundamental nestes temas tão mediáticos para a nossa sociedade. Porque divulgam, vão ao terreno. E isso permite-nos estarmos a par do temas actuais.
Pedofilia sempre existiu!! A única diferença é que era camuflada. Nos tempos dos nossos pais e avós sempre ouvimos histórias em que os "senhores" eram apanhados pelas suas esposas com as meninas (menores) que trabalhavam e viviam na casa dos senhores! Ou quando ouvimos aquelas histórias de "amor" também dos tempos dos nossos pais e avós  que o Zé casou com a Maria. Vamos a ver as idades, ele tinha 30 anos ela tinha 14 anos. O que chamamos a isto?! Naquela altura era amor, mas,  e nos tempos de hoje, o que chamamos? Pois. Ficava aqui o dia todo  a dar exemplos.  Infelizmente o que não falta são histórias.
Termino este post a louvar a senhora (vizinha) que muita coragem teve em se expor, e dar a cara em prol daquelas crianças. São pessoas como essa senhora que fazem toda a diferença. Pelo menos irá pensar que livrou as meninas daqueles abusos contínuos. Acredito que estará a sentir-se muito bem. Olhou mais além, não só para si e pelos seus. Infelizmente a maioria pensa assim: não é comigo, com os meus, nem me vou chatear. Se começarmos a mudar esta mentalidade, teremos mais acção e possibilidades de impedirmos que actos destes e outros  possa acontecer com quem quer que seja! Principalmente quem não tem como se defender.

2 comentários:

  1. Nunca conseguimos imaginar uma situação destas. Nem com os outros, muito menos connosco!
    É anti tudo, realmente do aceitável!
    Como é possivel haver pessoas a questionar a atitude da vizinha?!!
    Por favor!!!!
    Provavelmente não foi com os filhos de nenhum dos indignados do acto digno da vizinha.

    ResponderEliminar
  2. É isso, temos que pensar nas nossas crianças.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...