terça-feira, 8 de setembro de 2009

As tontarias da Zunfinha

Estou furiosa. Hoje ao jantar, a minha Zunfinha, conseguiu-me tirar do sério!
As crianças têm fases e sei que esta é uma delas, mas há dias em que é demais! Estamos na mesa e a rotina é esta ultimamente: mexe no cabelo, canta, levanta-se da mesa, roda com o corpo de um lado para o outro, brinca com os talheres, com a cadeira, etc..., etc...
Repreendo uma, duas, na terceira abro os olhos e ela já sabe que o caso está mal parado para o lado dela e acalma. Mas hoje, hoje particularmente estava bastante enérgica que nem com uma, duas, três chamadas de atenção se acalmou. Teve que ser com uma palmada no rabo.
Assim que lhe dei a palmada, recebi um roll de queixas da parte dela. "Mamã, tu bateste-me! Doeu-me! Já não brinco mais contigo! Já não sou tua amiga! És feia! Má!!! Bla, bla, bla... (as expressões dela)."
Expliquei-lhe o porquê da palmada. Saímos da mesa, ficou de trombinhas, foi para o quarto dela. Passado uns minutos vem ter comigo e diz: mamã, desculpa! Só fiz um bocado de tontarias, desculpa, não faço mais! Mamã gosto tanto, tanto de ti...
Depois desta declaração tão sincera do meu anjinho, fiquei sem palavras.
As crianças sabem onde nos tocar, sabem os nossos pontos fracos. Já nascem com a escola toda, é demais!
Aqui está uma árdua tarefa: educar uma criança. Temos sempre o medo de estar a agir mal, a errar. É um ser que depende de nós. Somos nós, "pais", que damos as bases para a criança crescer com os valores que acreditamos ser os correctos.
Cada idade, cada fase, cada birra, repreensão, atitudes assertivas da minha parte ou não, faz tudo parte do crescimento dela como filha, de mim como mãe.

3 comentários:

  1. è mesmo,as tontarias dos filhos,eu que o diga que tenho 3,e quando eles chegarem a essa idade(gemeos)vou ficar maluca,pelos os cabelos,mas è verdade nos que somos pais temos que educar os nossos filhos.e despois arrependem e pedem desculpas,tadinha da minha sobrinha.beijos claudia botelho

    ResponderEliminar
  2. Sou suspeito para falar, não tenho filhos, portanto não sei como se lida com crianças, nem a forma mais certa para se ter. Mas no geral, pelo que oiço, não podemos dar muito a mão que querem logo o braço todo. Oiço muito esta frase dos pais. Pelo que pude ler, foi uma situação normal de uma criança a ver até onde podia ir. Não fiques assim com medo de não saberes se estás a agir bem como mãe. Deves ser uma super-mãe! Errar é humano e parece-me que aqui não ouve erro algum!
    Adoro-te tanto...linda, minha diva

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar
  3. Mana, só de imaginar três no auge da confusão fico sem ar... Lol
    Muito complicado mesmo. Se uma é o que é, três então!!!
    È assim... Cada um só tem o que merece. Hehehehe

    Bjokas

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...