quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ai os 5 euros....

Por estes dias fui confrontada com uma situação tão caricata, que se não tivesse passado por ela não acreditaria.

Fui a um Poli super da minha zona, comprar uns ingredientes que estavam a faltar para o jantar. Sei que a conta rondou os 3 euros e tal. Normalmente não ando propriamente a prestar atenção ao valor final, mesmo antes de pagar, muito menos ando de calculadora. Ora que, qual não é o meu espanto quando a caixeira na altura de fazer o pagamento diz-me que não poderia fazer a conta porque o valor era inferior a 5 euros, e não poderia efectuar o pagamento a multibanco. Só me deu vontade de rir, porque de facto só a mim é que acontecem estas situações caricatas. A princípio pensei que estaria a gozar com a minha cara. Nunca tinha ouvido falar de tal absurdo. Então perguntei-lhe o que estava à espera que eu fizesse?! Respondeu, que normalmente ou se vai levantar dinheiro (não há multibanco perto), ou teria de levar outras coisas (encher mais os bolsos do supermercado) para perfazer o valor pretendido (mais de 5 euros).
Como não é a primeira vez que me acontece uma situação semelhante, e como ando cansada desses abusos, fui muito objectiva com a moça: ou fazia-me a conta do que eu exactamente pretendia levar, sem ter que acrescentar nada mais, ou teria que divulgar por escrito tal abuso. Disse que em vários supermercados fazem e que é de lei! Perguntei-lhe onde estava escrito?! Não soube responder. Disse para falar ou chamar o gerente, alguém responsável. A pessoa em questão nem se deu ao trabalho de dar a cara, para quê?
Disseram-me que iriam abrir uma excepção. Para a rapariga ver que não estava a fazer favor nenhum, respondi que eu é que não me queria chatear e que nesse momento e noutro dia irei continuar a levar tudo o que efectivamente quero sem ter que estar preocupada se vai ou não atingir os 5 euros.
Dias depois lá estava eu novamente, e na altura fiz de propósito em levar pouca coisa para não atingir os 5 euros e não houve objecções nenhumas. No entanto, continuam com o papel a dizer: pagamento a multibanco superior a 5 euros. Que contradição!
Sabem porquê que não querem que os clientes façam compras de valor inferior a 5 euros? Porque se paga uma comissão ao banco por cada pagamento, cada uso do Pos, dependendo do banco, varia o valor da comissão, sendo que as compras de 5 euros rondam 1,50 a 2,00 euros. Claro que o lucro se torna pouco. E claro, quem paga a factura é o Zé povinho com estes escandalosos abusos ao consumidor. Tudo para se ter lucro. É da crise! Moral da história: pelos vistos não é a primeira e nem será a última vez que o fazem e vão continuar a fazer. E pelos vistos as pessoas têm caído, porque infelizmente há pouca informação neste campo dos direitos ao consumidor. Agora, de uma coisa tenho a certeza: ninguém irá me dizer o que efectivamente tenho que fazer com o meu dinheiro e como o gerir. Mais uma situação de alerta. Hoje fui eu, amanhã podes ser tu!

7 comentários:

  1. Querida, por acaso acho que neste caso os tipos têm razão. Basicamente eles podem ter essa regra, da mesma forma que não são obrigados a ter multibanco no estabelecimento. Geralmente os locais que movimentam somas consideráveis não se importam que pagues por MB quando o valor é inferior a 5€ - eu pago todos os dias com MB o meu vício diário na bomba de gasolina. Mas já me aconteceu não me deixarem. Agora claro, não deixa de ridículo o filme no supermercado. Coitados, eles pensam que são uma mercearia.

    ResponderEliminar
  2. Olha, e este blog está cada vez mais giro! ehehe

    ResponderEliminar
  3. Miga, se de facto eles tivessem razão, não teriam ficado sem resposta quando perguntei onde estava escrito que podiam aplicar tal absurdo e teriam levado a deles á vante.
    Olha, é a porcaria de pais que temos. A única solução é continuar a reclamar e fazer valer os nossos direitos, quando efectivamente sabemos que a razão esta do nosso lado, claro!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    só uma opinião, muito franca: o zé povinho, como referes não és apenas tu, nem os consumidores. O povo somos todos nós e, nesse supermercado, a não ser que seja do grupo milionário Jerónimo Martins, não anda a nadar propriamente em dinheiro para ter que desembolsar 1,5/2 euros, pelas compras de trocos que efectuaste. Onde estava escrito? Na parede. E, desde que esteja afixado, não considero nenhum abuso. O que eu considero um abuso é a falta de compreensão e pensamentos mesquinhos.
    Se fosses dona de um estabelecimento e tivesses de trabalhar 24 sobre 24 horas e todos os clientes tivessem o mesmo hábito que tu, falias!
    Eu não tenho nenhum estabelecimento, mas nem por isso deixo de ver a lógica da situação.

    ResponderEliminar
  5. As opiniões são todas válidas e, obviamente, eu respeito a sua. Fiquei algo surpreendida com a sua resposta por me parecer demasiado pessoal quando não é minha intenção levar as coisas para esse campo.
    Respondendo às suas críticas, deixe-me dizer o seguinte: Se o supermercado não está a nadar em dinheiro muito menos eu. Talvez devam mudar algumas estratégias para revitalizá-lo;
    As "compras de trocos" que efectuei eram exactamente aquilo que necessitava na altura, não tenho que comprar algo que não quero levar apenas para defender os interesses do estabelecimento. E então os meus? Os dos clientes em geral? Tem que ser sempre o consumidor a pagar a factura de tudo?
    Eu até entendo a lógica dessa medida, quem a determinou está a defender os seus interesses mas não há nenhuma lei que me obrigue a cumpri-la e como tal não o faço, pois a única prejudicada serei eu.

    ResponderEliminar
  6. Ès demais, linda! Mas se pensarmos bem ´verdade que quem sai prejudicado somos nós com essas leis implatadas às três pancadas. E como somos parvos comemos e calamos! Alguns! Porque foges á regra e bem!
    E bem respondido ao anónimo que parece que é dono de um supermercado.

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde. É comum acontecer-me isso do limite dos 5 euros. Mas ontem passou das medidas....
    Num forum Sintra, as caixas multibanco sem dinheiro.

    Fui a uma TABACARIA para comprar 5 maços de tabaco. Têm o aviso escrito sobre nao venderem tabaco, jogos santa casa ou outras compras de valor inferior a 5 euros com pagamento multibanco.

    Expus a situação de não haver dinheiro nas caixas e de neste caso acabar por ser um valor alto visto que nao ia comprar só um maço.

    Não quiseram fazer. Não sei se vale a pena, se a lei permite tal mas fiquei tão fula que pedi o livro amarelo.

    Parece-me totalmente descabido que uma tabacaria que tem essa forma de pagamento não a aceite para pagar tabaco, ainda mais quando falamos de um valor superior a 20 euros,que era o caso.

    A margem de lucro é curta? Não abrissem uma tabacaria, abrissem um talho!
    Helena Gonçalves

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...