segunda-feira, 20 de abril de 2009

O prazer de falar mal

Acredito que 50% das pessoas do nosso maravilhoso país, ( já para não falar 100%), viu ou ouviu falar da Tertúlia Cor de Rosa. Para quem não sabe o que é passo a citar.
É nada mais, nada menos do que  um grupo de pessoas ( trabalham na televisão), que têm como "chamada" profissão em falar mal da vida alheia. Enaltecer ainda mais e darem o seu cunho pessoal as notícias que saem nas revistas cor de rosa. Apontar o dedo, em questionar, em dar palpites, em criticar. (Apesar de tertúlia se poder ser feita em casa, café, etc. Mas como se expõem ao público e recebem monetariamente por isso, o meu testemunho vai direccionado para eles).
Fazem disso vida/profissão. Recebem por isso. E o mais incrível, é que recebem a cima da média. É de facto um tanto ou quanto engraçado. Visto nos dias de hoje, a tão falada crise económica, a exploração dos empregos, derivada à crise. Muitas entidades aproveitam-se para explorar os trabalhadores, e estão 4 gatos pingados a receberem para falar da vida alheia, incrível! Não é para rir?! ( Podem dizer que estão a ganhar o dinheiro honestamente, que não estão a roubar, a fazer mal a ninguém, vlá, blá... )
Mas será que não? Será que estão a fazer bem, em se meter na vida alheia? Principalmente em directo e a cores. Tudo para dar audiências ao canal Y. ( A culpa também é de quem vê e quem dá essas audiências) Infelizmente o nosso povo gosta disso. Gosta de ouvir e falar mal, das desgraças alheias e afins. Como se a nossa vida/país estivesse a atravessar uma maravilhosa fase para podermos perder tempo com essas futilidades. ( Pode ser uma fuga, de facto!)
Agora pergunto, quem são essas pessoas para apontar o dedo? Para criticar e questionar a vida dessas pessoas que lhes são alvos? ( Figuras públicas Como são rotuladas!)
Essas pessoas tiveram um percurso e conduta exemplar, até chegaram ao estatuto de figuras públicas? Acho uma incoerência tão grande dessas pessoas. Quem lhes dá esse direito? A liberdade de expressão?! Quem não tem telhados de vidro? Não se vê ou se ouve falar dessas mesmas pessoas, porquê? Não é ético? Ou também têm o rabo preso?!
Podia estar aqui o dia todo com os porquês, que iam-me faltar linhas, e dessas pessoas que são chamados de tertúlianos, nem se fala.
Para rematar, quero acrescentar que a culpa não é efectivamente dessas pessoas que estão a questionar a vida alheia, como se fossem os donos da verdade. ( Estão a fazer o papel que foram incumbidos, como marionetas). A culpa é de quem contrata, quem dá vida a esse tipo de rubrica, e por fim, quem dá as audiências, que somos nós, o público! Sem público não existiam, ponto!
Vamos nos preocupar com o que efectivamente é importante! Deixar os escapes com coisas mais produtivas. É pena, vermos que se continua com a mentalidade de há 50 anos a trás! Estamos em pleno século XXI.

6 comentários:

  1. Hummm! Nós também deviamos ser pagos ... ficavamos ricos num estalar de dedos!!

    ResponderEliminar
  2. De facto...está ai uma questão bem pertinente.

    ResponderEliminar
  3. Estás com muito jeito para a escrita meu amor! Este teu Bolgue ainda vai dar muito que falar...
    Concordo plenamente contigo, não fosse eu um daqueles que quando vejo o Cláudio Ramos fico com vontade de lhe deixar umas marcas na cara, quanto mais não seja só porque o gajo é extremamente irritante! Sou incapaz de assistir a um programa desses e ficar indiferente às barbaridades que por lá ouço e vejo, ainda por cima por pessoas que mal sabem falar Português. Enfim é o que temos...

    ResponderEliminar
  4. Este blog anda uma animação. Estou a ver que gostaste da prenda :)Ah e as mudanças, muito positivas!

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. È verdade minha linda. O que custa é começar...
    È bom receber miminhos, principalmente de pessoas que gostamos muito.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Quando estava nesse canal e começava a dar, desligava. Só por ai podes ver o prazer qe tinha em ouvir essa gente!
    Texto espectacular!

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...