Já escrevi vezes suficientes que gosto, que tenho prazer em cozinhar e em inventar pratos e tudo mais. No entanto, nada é perfeito. Isto porque assim como gosto de inventar - e invento! - de elaborar o que aprendi, na hora do vamos tirar a prova dos nove - salve excepções -, até que corre às mil maravilhas. Por outro lado, a cozinha fica de pantanas. Ui, pantanas é para meninos. A cozinha fica uma autêntica zona. Um hospício. E é tachos para aqui, caixas para ali, colheres para aquli, enfim, de bradar! Tanto é, que estou literalmente proibida de inventar, de dar largas à imaginação, de pôr a inspiração tachal - palavrinha acabadinha de ser inventada à pressão - porque no final, sobra sempre para terceiros. Oh, mas é mais que justo, ora! Se invento, se ponho em prática os saberes tachais - outra inventada, pimba! -, é mais que justo que a limpeza, fique a cargo de quem lamba os beiços dos resultados maravilhosos obtidos, certo? Posto isto, não fico com peso na consciência, não, do ciclo todo desde que entro para a cozinha até sentar-me à mesa e não levantar mais o rabiosque. Oh, mentira! Levanto-me pois! E até acabo - quase sempre - por levantar a mesa. Mas depois, o resto, isso sim, fica para terceiros. O resto que me refiro é lavar a loiça e arrumar a cozinha. Digo, a preceito. Mas o justo, o justo mesmo, é ser tudo dividido. Sim, as tarefas. Pois é mais bonito e coisa e tal, certo?
É o que se passa por estes lados. Nem podia ser diferente.
Pois acho bem. Tu cozinhas nada mais normal que depois sejam treceiros a tratar do resto. Afinal tarefas divididas é o que se quer e aqui por casa também funciona assim. ;)
ResponderEliminarbjs
Essência, fazes-me lembrar o meu irmão mais novo, 48 anos, que faz pratos deliciosos, de todas as nacionalidades...O pior é depois. Quem lava, a minha cunhada e a máquina, é que se lixam.
ResponderEliminarEle é perito em sujar louça.
Parabéns pelos teus cozinhados, que devem ser deliciosos.
(eu viro-me para a nossa cozinha tradicional).
Beijinho
É tudo uma questão de definir critérios!
ResponderEliminarEu quase todos os dias invento e ADORO!
ResponderEliminarIsto de andar a comer todos os dias a mesma coisa é que não!
E mesmo que eu deixe a cozinha em pantanas sobre mas é para MIM mesma!
E viva a cozinha e as experiências tachais :D
Beijo alegre xxx
O truque é ir limpando e arrumando à medida que já não vai ser preciso ;)
ResponderEliminarCá em casa também se dividem as tarefas e eu também sou das que deixa a cozinha num caos :P
ResponderEliminarAcho muito bem que assim seja :D
ResponderEliminarMaria,
ResponderEliminarE fazes tu senão bem. ;)
Cantinho,
Risos... estava a ler-te e fizeste-me lembrar alguém que conheço. Ela tem a tarefa de limpar e comer. Ele, tem a tarefa de sujar e cozinhar, repartidíssimo! :)
Enfant,
Risos... uma resposta politicamente correcta. Andas retirar alguns apontamentos dos nossos políticos. :P
Paula,
É mulher! Isso é que é ficar com os louros todos! ;)
Vee,
Risos... outra mítica frase que já ouvi algures... resta saber é quem faz essa tarefa. Alguém que esteja ali e que vai ajudando? Assim sim, parece-me bem. ;)
Cê,
Funciona melhor, quando se divide tarefas. Afinal, custa a todos. ;)
Palavra,
:D
Eu conforme vou conzinhando vou arrumando porque não gosto de ver esse aspecto final da cozinha. No entanto cá por casa quando há jantaradas todos ajudam, quando é só para mim e para o mais-que-tudo: um cozinha e o outro arruma a cozinha a preceito!!!
ResponderEliminarQuando estou sozinha também faço assim. Ou mesmo que não faça logo no imediato, faço. Que remédio -risos. Agora, quando estou acompanhada, divido tarefas. Se recebo amigos, ou familiares, ajudam. Não lhes cai nenhum bracinho. Quando é ao contrário ajudo, sempre. ;)
EliminarPorque não cozinhar a 2 e um cozinhar e o outro ir arrumand e passando os ingredientes? Sempre é melhor que alguém arrumar tudo no fim de enfiada :)
ResponderEliminarSim, é mais prático e fácil. Mas quando não dá, por alguma razão, nada mais lógico do que a pessoa se tocar e chegar-se à frente. Como escrevi, repartir tarefas é mais justo para todos. Não sei, eu pelo menos penso assim, e tento que isso se passe à minha volta. ;)
Eliminar