segunda-feira, 7 de julho de 2014

[Título em aberto]

Sábado fui arranjar as mãos. Não consegui ir à pessoa que vou sempre pois foi em cima da hora e ela já tinha tudo cheio. Só sei que andei, andei e andei em quatro, cinco sítios e nada, batia sempre com o nariz na porta. Ora, quando estava prestes a desistir lá consigo um sítio que me atendesse mas, oh céus!...

Quando comecei a arranjar as unhas, a rapariga pergunta se já lá tinha ido antes. Respondo que não. Que por norma vou a outro lado, mas como tinha sido tudo em cima da hora, não tinha conseguido, assim como nos tantos sítios que tinha percorrido antes de chegar ali. Ela muito despachada responde que era normal não ter conseguido vaga nos outros sítios porque arranjar mãos é trabalho que leva muito tempo para o preço que depois se cobra. Não compensa. Por isso que há sítios que nem perdem tempo e mesmo que tenha vaga, pelo trabalho que é, dizem que estão cheios (!). Ali é que aceitam tudo (!). Como é shopping e tal... além de que, são poucas, pouquíssimas as esteticista que gostam de arranjar as mãos. Ela por exemplo, detesta! Arranja porque enfim, tem de ser, mas se puder, evita. Bom, após ouvir aquilo só pensei para o meu decote: "as minhas mãos estão nas mãos de uma fulana que detesta o trabalho que está a fazer, o que vai sair daqui?..." - mas ainda consegui dizer: "não imagina quão gratificante é a cliente ouvir tamanha sinceridade. Eu estou deveras reconfortada com tamanha sinceridade". A fulana pensou que estava a falar a sério porque responde: "é não é? É o que eu penso também." - Mediante tal resposta, só via a hora de sair dali.

No domingo, estava com o verniz numa lástima (tão bom que era), mas nem quis saber (eu, não querer saber. A senhora conseguiu o seu objectivo: afugentar a cliente com a sua franqueza em relação ao seu trabalho e gosto pelo mesmo). Agora durante a semana vou a quem de facto sabe e gosta do que faz, porque isso reflecte-se no resultado final.

10 comentários:

  1. Acho que as unhas tinham ficado a meio...e ela com a lima a abanar no ar....socorro...que medo! Essa senhora não tinha "patroa"?! É que eu acho sinceramente que quem lhe paga o salário devia saber como ela pensa e encara o trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Eu evito arranjar as unhas fora. Para começar, porque a maioria tem curso mas não sabe o que faz. Depois, eu uso sempre as unhas curtas e ao natural; quando uso verniz é 'nude', portanto é fácil de aplicar para quem não é pro. Para terminar, de facto é um serviço caro e muitas vezes mal feito.

    ResponderEliminar
  3. Suricate,

    Sim, ela tem patroa/patrão, pelo que percebi. Aquele cabeleireiro é de shopping e, a gerente (nem patroa era) que parecia ser, pela postura, era outra fulana. Talvez por isso, não ser patroa, que tem a postura que tem. Realmente, quem não está de olho no seu negócio, nem imagina as barbaridades que se passam... :S

    Gata,

    Eu sou um asno a arranjar as unhas. Não tenho jeito, principalmente da esquerda para a direita.
    Engraçado, tu dizes que é caro, o trabalho, já ela, a esteticista, pela conversa, acha que é barato pelo trabalho e tempo que despendem. Vai-se lá perceber... ;)

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que tinha vindo embora, tipo "deixe lá, não se incomode .."

    ResponderEliminar

  5. Minha querida... minha alma tá parva!
    Nem sei como aguentaste tanta asnice sem apresentar reclamação.
    Não podemos reclamar da falta de inteligência de uma pessoa (pois pelo que contaste a rapariga não devia ser muito iluminada) mas podemos reclamar da falta de profissionalismo de alguém que nos presta um serviço que nós pagamos.


    Beijinhos de acetona na mão
    (^^)

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão, dá muito mau aspecto dizer este tipo de coisas, principalmente a novos clientes. É certo que há muitas que não gostam de manicure mas as que gostam realmente o seu trabalho é de louvar!

    ResponderEliminar
  7. Na província,

    Noutras circunstâncias teria feito isso. ;)

    Afrodite,

    "Aguentei" porque de facto precisava das unhas arranjadas e, por já ter corrido meio shopping e outros sítios e não ter conseguido vaga (além da hora tardia) que, optei por fechar os olhos, os ouvidos e ficar. Quanto à reclamação, estava com a Zunfinha e não quis arranjar situações embaraçosas. Uma coisa é estar sozinha, outra, é estar com a minha Zunfinha. ;)

    Sónica,

    Mau aspecto é pouco. ;)

    ResponderEliminar
  8. Ai que coisa mais tão honesta para se dizer quando as nossas mãos estão entregues a essa pessoa...gostei mesmo da honestidade...
    Cada vez mais me admiro com as estupidez humana! Também perdia cliente, coisa certa...

    ResponderEliminar
  9. Não costumo arranjar as unhas e desde que mudei de casa confesso que não mais arranjei fora, até porque é um trabalho que faço bem sozinha. Já arranjar os pés é outra conversa, continuo a ir à minha esteticista em Massamá (que agora fica completamente fora de mão mas gosto dela).

    ResponderEliminar
  10. Ainda há quem não dá valor ao emprego/trabalho que tem
    Se cuida das mãos, mesmo que não goste deste serviço ( se é o único que faz) devia estar calada e esforçar-se por fazer um trabalho perfeito.
    Eu evita arranjar as unhas no cabeleireiro, Arranjo em casa.
    Os pés arranjo fora, mas receio as micoses.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...