quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lides domésticas (inúteis?)

Já partilhei que detesto, detesto lavar ténis à mão? O pior é que sei de antemão que os ténis indo à máquina podem-se estragar, descolar (sei lá, não vá o diabo tecê-las), e por isso é que o melhor mesmo é não pagar para ver. Sei. Sei disso tudo. É que se não soubesse, tinha a desculpa do "ah, e tal, não sabia..." - Não é o caso, bolas! E o que conta para mim é o que efectivamente sei e as consequências dos actos mediante tal conhecimento quando se faz o oposto. Bom, consciencialismos à parte, o que acontece com esta lenga-lenga toda, é que lá tenho que lavá-los à mão, isso é mais que certo! E antes, durante e algum tempo depois do ritual fico pior que ursa. É que fico mesmo, que tristeza! Se não bastasse os ténis, ainda existe uma mala da escola de uma certa Zunfinha. Bufo, bufo sempre que a tenho que lavar à mão, mas depois lavo-a. Resmungo e mais-não-sei-o-quê, mas lavo (igual ao cenário dos ténis). O que me conforta nesta parte da mala, que não me deixa sentir masoquista (mais do que me sinto, vá), é que ao contrário dos ténis, a mala não cabe na máquina por causa do trolley. Não tenho mesmo opção (que chatice!). E para mal dos meus pecados, desde que a escola começou que já a lavei umas três vezes. Três vezes! Ninguém merece!! É que refilo, refilo, mas assim que a vejo imprópria para consumo, lá a espeto na banheira e toca de a esfregar. Lides domésticas que passava muito bem sem elas, diga-se de passagem, mas que mesmo detestando e tudo mais, não seria a mesma coisa se fechasse os olhos para a porcaria. Ora isso é que não! O que me vale é que posso descarregar para aqui os meus queixumes horas antes de consumar o acto. É que hoje, é dia de lavar ténis e mala. Dois em um. Ao menos comigo, ou é ou não é. 

10 comentários:

  1. Ténis de lona vão para a máquina, já foram uma data de vezes e continuam como novos. Ténis de desporto agora não tenho nenhuns mas quando havia também foram um par de vezes para a máquina. Tento é lavá-los em dias que sei que vão secar bem, de sol portanto. Só lavo à mão o que não cabe, o que desbota ou tecidos muito delicados.

    ResponderEliminar
  2. Não te invejo!!!!! Mas ainda bem que o fazes de uma vez só, assim não custa tanto!
    Mas diz-me: se deixares de molho durante um período de tempo com um bom detergente/tira nódoas/whatever...não dá menos trabalho?

    ResponderEliminar
  3. Vee,

    Entendo-te. Mas desde que estraguei uns ténis novos na máquina por pura preguiça de não os querer lavar à mão porque lá está, pensa-se que na máquina é num instante e não tens trabalho e coisa e tal, mas depois, tens o dobro do trabalho, no bolso. Por isso que desde então, lá faço o esforço e lavo na banheira. Coisa linda de se ver. ;)

    Sónica,

    Faço e, dar até dá (menos trabalho), mas estar agachada na banheira, a estragar as mãos, as unhas, a pele por causa dos tais detergentes, isso, ninguém me tira. Leve cinco, leve 10 minutos naquele ritual. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escova uso sempre. Não há outra forma mais eficaz de lavar ténis senão com escova. Esfregar à mão como roupa não me parece o mais indicado. Quanto às luvas, bom, eu tenho os dedos finos e as mão pequenas, por isso tenho sempre dificuldade em encontrar luvas que encaixem bem. Acabam sempre por ficar grande, cair no meio do processo, por isso é que opto já sempre de não as usar. Já sei de antemão o filme que é em querer-las. ;)

      Eliminar
  4. Vês a mala Imprópria para consumo???? :P
    Cuidado com isso! :)))
    Como te entendo...detesto quando isso me acontece e as sapatilhas lá de casa já são de gente com o pé quase maior que o meu! :))

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo colocar os meus ténis na máquina, os que levo ao ginásio e quando faço caminhadas e até hoje nunca tive nenhum problema. Graças a Deus.

    ResponderEliminar
  6. Ó Essência, o que vieste tu aqui falar?
    Odeio! E também limpar e engraxar as botas de inverno (tarefa que tenho de fazer para as guardar).
    Dá uma preguicite!

    ResponderEliminar
  7. Imprópriaparaconsumo,

    Não vejo. Calculo que seja alguma série. ;)

    Risos... vê pelo lado positivo. Quanto maior, mais fácil de lavar. Coisas pequenas dificultam mais a lavagem. ;)

    Cristinix,

    Dá graças a Deus sim! Mais que não seja pelo teu bolso. ;)

    cantinho,

    Oh! Está aí hábito (engraxar) que não tenho. O que faço é limpá-los com um pano húmido. Talvez não tenha esse hábito porque os meus sapatos andam sempre como novos. ;)

    ResponderEliminar
  8. Dizes bem, quanto mais que não seja pelo meu bolso. :)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...