segunda-feira, 31 de março de 2014

Faca de dois gumes (?!)

Ora aqui está uma faca de dois gumes (se é que posso utilizar esta expressão). Isto porque nos amores saudáveis, não há lugar para o ciúme. O ciúme corrói. Corrói a alma. Corrói as entranhas. Corrói o cérebro. Corrói o coração. O ciúme é um sintoma de insegurança. Por mais leve, ténue que seja, é o sinal gritante que há insegurança. É um bom presságio? Não me parece. É uma prova de amor? Também não me parece. Desengane-se quem pense que ter ciúme é uma prova de amor. É antes uma prova de que se está inseguro. É uma prova de que algo não está bem.

O amor no seu estado bruto é pleno de tranquilidade. O amor no seu estado bruto é harmonia. O amor é sensatez misturado com confiança. O amor é a bonanza. É o após a paixão. Aí sim, há lugar para o ciúme e outros que mais. Porque faz parte da sua essência. Faz parte da sua construção. O amor não. O amor é uma mixórdia saudável de sentimentos que deixam o ser humano um ser melhor. Para o amor saudável não há lugar o ciúme. É insano tal abertura. É insano tal malvadez. Quando há, quando as pessoas deixam transpor essa barreira, o amor saudável deixa de ser saudável e passa a ser um amor doente, um amor doentio, um amor esquizofrénico. Isso, um amor esquizofrénico. Um amor alheio a tudo o que se passa à sua volta. Um amor alheio à realidade sã. Também pode ser um amor bipolar. Sim, um amor bipolar. Um amor com altos e baixos como uma montanha russa. Passa a ser uma viagem alucinante, que sabemos como consiste, mas não sabemos como termina. Quando o amor está contaminado abarca todas as patologias, todos os sintomas. Passa a pertencer a este novo lugar, ao amor. E, quando há uma doença, há que tratá-la. Há que curá-la. Há que exterminá-la. Por isso, onde há amor não há ciúme. Ou não deveria.

19 comentários:

  1. Essência, como "companheira de estrada" desta vida de blogger, conheces há bastante tempo a minha opinião. Nem vale a pena acrescentar mais nada.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Tive uma relação muito má onde o ciume (com motivo infelizmente) era o pão nosso de cada dia.
    Hoje, estou com a melhor pessoa que podia haver e ciume nem ve lo.

    Há uma segurança, uma partilha , um carinho como não há igual.

    Paulinha

    ResponderEliminar
  3. LOL

    ...e não é que escrevi um romance inteiro só por causa disto?!?

    O ciume implica sentimento de posse! E ninguém é, verdadeiramente, de ninguém! Normalmente estes sentimentos de posse não levam a boa coisa! Mesmo quando não há amor, mesmo quando há relações por demais degradadas, este sentimento continua lá... E há aquele demoniozinho que diz "não podes ser meu/minha, tembém não serás de mais ninguém!".
    Há arrogância no ciume! Há violência! Há um não aceitar que o outro é do outro e que o mais que podemos ter é o tempo que o outro quer dividir connosco! E em vez de nos sentirmos gratos por esse tempo, queremos mais e mais...

    Há ganância no ciume! Há inveja das pessoas com quem o outro passa algum tempo! Há cobiça! Há avareza!

    Que é que de bom pode sair de um sentimento assim?

    :)

    ResponderEliminar
  4. O amor não tem de ter ciúme, o que há é pessoas inseguras ou relações que nos criam inseguranças. Já tive momentos de ter ciúme mas normalmente não tenho, nunca fui uma pessoa ciumenta.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o problema maior é mesmo encontrar o amor, porque por vezes o que se encontra é outra coisa a meia caminho disso. Por outro lado o próprio amor tem fases, umas melhores outras piores e nessa trajecto podem surgir problemas, inquietações e a presença do ciúme pode por isso ser um sintoma.

    ResponderEliminar
  6. Mais (uma escolha de) uma frase, para mim, incorrecta: onde há amor, haverá ciúme, isso na minha opinião, claro (não o contrário).
    Hesitei, sobre este tema, chamar ao barulho o ditado espanhol sobre as bruxas ou esta expressão:
    E pur si muove!
    Porque o nível, forma ou intensidade podem diferir de caso para caso, de pessoas para pessoas, mas não acredito que não exista, assim, dito dessa forma tão categórica. Pode nunca ter sido manifestado mas que existirá, existirá (olha, sempre fui rebuscar o tal ditado). Mas cuido em escolher bem os tempos verbais porque certeza, certeza não tenho: é um tema que não me atrevo em ter certezas. Felizes aqueles que têm.
    Já agora, o que é o amor? ;-)

    Nota: não encontrei resposta no teu texto :-)

    ResponderEliminar
  7. Ou como diz o Jaime Pacheco: "É uma faca de 2 legumes!"

    Depois de citar Jaime Pacheco, nada mais tenho a dizer...

    Beijinhosssssssssss********************+

    ResponderEliminar
  8. Para mim, o verdadeiro significado de Amor é, e sempre será, quando queremos que aqueles de quem gostamos sejam felizes! Sentirmo-nos bem com o bem do outro! Sejam os amigos, sejam a família, sejam o/a companheiro(a)... principalmente o/a companheiro(a)!

    Mas a interpretação que lhe é dada é outra… e ouvimos muitas dizer que “um bocadinho de ciúme, faz bem, só prova que se amam” …na minha opinião não prova coisíssima nenhuma antes pelo contrário!

    Concordo com o Ulisses, o ciúme nada mais é que um sentimento de posse. E nós nem da nossa própria vida somos donos quanto mais da de outrem!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  9. Ni,

    Sei sim, cara companheira de estrada/jornada sobre o que pensas em relação ao assunto. ;)

    as duas na letra,

    Que isso perdure... ;)

    Ulisses,

    Obrigada por acrescentares mais "sumo" ao post. "Há arrogância no ciume! Há violência! Há um não aceitar que o outro é do outro e que o mais que podemos ter é o tempo que o outro quer dividir connosco! E em vez de nos sentirmos gratos por esse tempo, queremos mais e mais...

    Há ganância no ciume! Há inveja das pessoas com quem o outro passa algum tempo! Há cobiça! Há avareza!" - Respondendo à tua pergunta, de facto com um amor assim não há nada de bom a sair da relação que pertence a esse amor. :S

    Vee,

    "O amor não tem de ter ciúme, o que há é pessoas inseguras ou relações que nos criam inseguranças." - Daqui é um rol de situações que se pode chegar a um extremo ou não, caso se pare a tempo. ;)

    Enfant,

    Concordo. Sim, nada é linear, muito menos os sentimentos e as vivências. Independentemente disso tudo, no que acredito, é que para se amar, não se precisa perder valores e a essência. Somente isso. ;)

    Yellow,

    "onde há amor, haverá ciúme," - não concordo. Mesmo com as reticências que estão no ar... Respeito, mas não concordo. Porque como escrevi no post, para mim o amor quando saudável não há espaço para o ciúme. Por tudo o que ele arrasta de mau com ele. Penso que isso ficou bem patente no post esta linha de raciocínio. E era só nessa vertente que queria passar.

    Não sei se reparaste, mas a imagem, independentemente do que está lá escrito, só foi colocada para que depois fizesse o post na linha que fiz. Portanto aqui, ao contrário da postagem de ontem na página do blog, a colocação da imagem foi de plena e convicta consciência.

    Confesso que não sei quais as respostas que esperavas encontrar... Mas talvez não as tenhas encontrado (divago agora um pouco) porque temos pontos de vista diferente, ou as que estão no texto passou-te ao lado. ;)

    Em relação à tua pergunta: pensei que ao escreveres isto, "onde há amor, haverá ciúme" - sabias o que era o amor. ;)

    cantinho,

    ;)

    Beijo Molhado,

    Penso que cada um interpreta e usa como lhe convêm melhor. ;)

    ResponderEliminar
  10. Quando escrevi "o que é o amor?" não era para mim ;-) : se existem várias formas de amor (tranquilo, harmonioso, sensato,saudavel, doentio, esquizófrénico, com altos e baixos, bipolar, como referiste), naturalmente, teria que haver lugar ao ciúme (mas tudo isso é amor?). Agora, para mim (e, certamente, estarei enganado), na "definição" (sentida e não escrita porque não saberia como fazê-lo) do amor, em sentido comum, haverá lugar ao ciúme. É a minha opinião, é a minha experiência, só isso: Já senti ciúme numa relação amorosa? Já (logo existe, de facto. Isto no meu caso). Claro que foi uma situação sem grande importância, depressa sanado, mas existiu realmente. E não me senti doente (cruzes credo lolol), senti-me humano, com sentimentos e emoções, só isso.

    Mas... ora deixa... este é mais um tema filosófico que daria uma boa conversa, num belo serão, com um copo na mão, no meio de uma bela roda de amigos. ;-)
    Contudo, não sei se uma festinha na minha face, acompanhado de um olhar doce, da Charlize Theron não provocaria, pelo menos, uma pontinha de ciumes na minha cara metade :-D (Vai sonhando, Yellow, vai sonhando :-D ).

    ResponderEliminar
  11. Ah, e achei natural o ciúme da Michelle aquando daquela selfie do Obama com a Helle Thorning-Schmidt. Tanto quanto sei, o amor deles é doentio e está em perigo e a Michelle está a tratar-se numa clínica de reabilitação na Suíça (li hoje, algures, num jornal do dia 1 de abril).

    ResponderEliminar
  12. Olha aqui um tema para lá de subjectivo...porque como escreves, é mesmo uma faca de dois gumes, corta para os dois lados.
    Na minha modesta experiência pessoal, já "fui cortada" por ambos os gumes, logo existe sim, A par do amor, se bem que num desses "cortes" foi realmente doentio, castrador e abusivo.
    Aprendi a relativizar o cíume, como se relativizam tantos outros sentimentos, uns maiores, outros menores, valorizando, isso sim, o amor, não saudável, mas o puro. E nesse amor, a pureza consiste em reconhecer que não somos, não pertencemos e portanto, ninguém nos é, nos pertence. E isto aplica-se a todos os amores, companheiros de vida, filhos, amigos, etc, etc, etc.

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  13. Yellow,

    Antes de mais, não quero em tempo algum que te sintas castrado. Como escreveste no teu comentário (eu gosto e tento que aqui seja assim), uma mesa de café onde "amigos" "discutam" temas, partilhem vivências e opinem da melhor forma que sabem e podem. Como anfitriã deste espaço, sinto-me de alma cheia quando isso acontece. Agora, assim como na vida real as pessoas têm opiniões diferentes e nem sempre chegam a um consenso, aqui, também se passa o mesmo. Com um único agravante:só se regem pela escrita e não pela expressão facial que diz tanto e que tanto complementa a conclusão do que se disse e do que se interpreta. E por isso, nem de propósito, o que a escrita tem de tão belo, porque nos leva a lugares, cheiros e pessoas que só a nossa imaginação permite e é tão magnifico!, também tem de areia movediça, onde todo o cuidado é pouco para que a terra não nos engula. Porque quando existe a má interpretação de quem lê e até de quem escreve (por vezes não conseguimos passar o que efectivamente queremos), depois fica complicado acrescentar o que quer que seja, pois parece que se faz pior. Lá está, remediar por vezes é pior a emenda que o soneto. E como eu disse logo no inicio do post: este tema é uma faca de dois gumes. Para o bem e para o mal.

    Yellow, nós somos seres humanos onde no qual somos imperfeitos dentro da nossa perfeição. Porque nos reeducamos, Nos moldamos. Nos reinventamos para um amanhã melhor. Estamos sempre em fase de aprendizagem. Bolas!, quem achar que tudo sabe e tudo viu e aprendeu, o que estará ainda aqui neste mundo a fazer? Eu não sei tudo. Nem sempre a minha perspectiva está certa ou é a mais correcta. Mas sou uma mulher de convicções e que gosta de argumentar dentro dos seus conhecimentos. Tenho em mente que a opinião da outra pessoa é tão válida quanto a minha, tenho. Mas gosto de contrapor. Gosto sempre de ir mais além com as questões e quês. Também sei admitir quando erro, quando alguém me mostra um ponto de vista mais contundente. Mas sou uma mulher de convicções. Temos o lado bom e o lado mal.
    No amor, numa relação a dois, há de tudo! Mediante as pessoas que estão envolvidas também é facto. Somos seres humanos que sentimos emoções, sensações, sentimos tantas coisas quantas o nosso corpo e a nossa imaginação permite. Não somos menos ou mais por isso. Somos seres humanos. O que quis passar com o post, é que na minha óptica, mediante sabermos que somos seres humanos, mediante tudo o que sabemos de antemão, para mim, uma relação saudável não há lugar (ou não deveria) para o ciúme. Se o amor é pleno, é construído de forma sólida onde a confiança e o bem querer são a primazia, onde se instala o ciúme? Até destoa. Contudo, atenção!, e aqui é que mora a confusão, não há lugar (ou não deveria) para o ciúme doentio. O ciúme esquizofrénico. O ciúme bipolar. Quando há lugar para este tipo de sentimento algo não está bem. E será bom viver nesta adrenalina vertiginosa? Não me parece. Porque até o que no inicio pode ter alguma piada (?!) depois a conversa será outra. ;)

    Karochinha,

    Antes de mais: seja bem-regressada! É sinal que a bonanza chegou. ♥

    Obrigada pela tua perspectiva, Relativizar, é um bom caminho. ;)

    ResponderEliminar
  14. Não acho que o ciume seja de todo sinal de amor...é sentimento apenas de pertença. Amor é amor e só o nome deveria explicar tudo...não deve acarretar pesos de ciumes e outros demais. Porém nunca se deve considerar ninguém um dado adquirido...isso já são outros três reais

    ResponderEliminar
  15. Oh Sô Dona Essência.
    Primeiro dizes que o tema é uma faca de dois gumes e depois dizes para não me sentir castrado? Chiça, caneco! C'um catano, não comento mais!!!


    Nota: Se leres com muita atenção o teu post e os teus comentários posteriores e também os meus, vais ver que afinal estamos muito mais concordantes do que dissonantes.

    ResponderEliminar
  16. Nada,

    Em concordância, portanto. ;)

    Yellow,

    Quando disse para não te sentires castrado foi porque isto" Mas... ora deixa... este é mais um tema filosófico que daria uma boa conversa, num belo serão, com um copo na mão, no meio de uma bela roda de amigos. ;-)", chamou-me a atenção e depois conclui que estavas a sentir-te dessa forma. Daí o que escrevi à pouco. ;)

    Sobre a tua nota, é provável que seja. Mas quando duas pessoas são de ideias fixas e de gancho, fica complicado a "quente" descortinar o que quer que seja. :D

    ResponderEliminar
  17. Com a tua permissão, irei mostrar este texto à minha "menina"... é que é isto mesmo... Ela queixa-se um pouco da minha actual falta de ciúmes... e isto é perfeito...explica tudo o que já quis dizer...
    Mas já agora também confesso... raramente (para não dizer nunca) tive ciúmes..nem quando estava a conquistar...nem no auge da paixão...nem agora que a amo...com todos os meus atómos de energia...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Se for para "ajudar", tanto quanto melhor! ;) O importante é que tudo no final acabe bem. ;)

      P.S.- Quando ela perceber que o ciúme, não é demonstração de nada, e não é benéfico para uma relação, compreenderá-te melhor, vais ver. :)

      Eliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...