terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Não se explica, sente-se. Respira-se, somente isso.

Na casa dos meus pais, antes de me vir embora, a minha mãe pergunta-me se quero levar jantar. Ai de mim se não aceitasse, ficava magoada (coisa de mãe é o que me resta concluir). Aceitei. Assim que abro a panela, veio-me um cheirinho tão, sei lá, tão familiar, que num impulso digo em voz alta (enquanto respiro o aroma que vinha da panela): "cheira a mãe". - Os meus pais, ambos, sorriram, mas a minha mãe, orgulhosa com aquilo que tinha acabado de ouvir (via-se pela expressão dela), perguntou-me o que queria dizer com aquilo. Não lhe soube explicar por palavras (ainda agora não sei). Porque há coisas que não se explica, sente-se, simplesmente. E, a única coisa que fiz foi-lhe dar um beijinho, sentir o cheirinho dela (cheiro de mãe) e vir embora agarrada com a caixa ainda quente. Soube-me pela vida o jantar. Não tanto pela comida em si (não é das minhas preferidas), mas por aquele cheiro que emanava a sala e inebriava os meus sentidos. Aquele cheiro que não se explica, sente-se. Respira-se, somente isso.

10 comentários:

  1. Verdade...as memórias olfactivas são inexplicáveis, então dessas, que nos fazem viajar no Tempo, que nos levam a determinados momentos ou espaços, são tão preciosas quanto um tesouro que se deve estimar, manter. E o melhor de tudo, continuar a "sentir", mesmo que não se explique. Olha, eu entendo a tua "explicação".

    Gostei muito.

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  2. É curioso que ontem estava a falar pelo Skipe com a filhota mais velha que chega no próximo domingo ao fim de 16 meses e ela disse mais ao menos a mesma coisa. Ela vai estar apenas cinco dias e eu perguntava-lhe o que estava a pensar fazer nesses dias e ela respondeu-me "Mãe, para já apenas penso que vou voltar a comer a comida que fazes. O resto vê-se depois".

    Pelos vistos as saudades da "comida da mãe" sobrepõe-se ao resto.

    :)

    Beijo

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Sei o que sentiste. Eu sou uma pessoa de cheiros e são neles que muitas das memórias se encontram...e se são boas assim, então é uma delícia sentir!

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Essência, e minguém comsegue explicar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. A tua mãe para tie tu para a Zunfi :)
    A minha para mim... adoro o cheiro a mãe. Adoro quando vou a casa... infelizmente faço-o 2-3 vezes por ano e as saudades sao imensaas.

    ResponderEliminar
  6. São as saudades, é o mimo, é tanta coisa!

    ResponderEliminar
  7. Karochinha,

    ;)

    Perder, só quando morrer.

    NI,

    Não imagino porque como mãe tenho a minha filha perto de mim, mas como filha, sei o que a minha mãe sente pelo que vejo, pois vive o mesmo que tu. Um abracinho. ♥
    Não deve ser só as saudades da comidinha que se sobrepõe a tudo, mas sim um todo (vosso caso). ;) Mãe é tudo! Eu sinto isso, e sinto pela minha filha em já tão tenra idade. ;)

    Na província,



    Enfant,

    É isso. ;)

    Sónica,

    Disseste tudo. ♥

    cantinho,

    Um abracinho. ;)

    Pusinko,

    Nem me imagino. E quando o faço, dói-me a alma. Um grande abracinho. ♥

    DN,

    :)

    Miss S.,

    ... tanta coisa, sim. ;)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...