segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Há pessoas que enfim, devem-se achar, sei lá, a última não-sei-bem-o-quê...

Se há coisas em mim que são para lá de espontâneas, são os afectos projectados para a minha Zunfinha. Tal como ao contrário também é válido. Se há coisa que não me inibo (nunca!) é de expressar tais afectos quando sinto vontade. Lá está, o contrário (novamente) também é válido. Com isto, quero dizer, que esteja onde estiver, com quem estiver e, se eu ou ela nos der na real gana de dar um abracinho, um beijinho e enfim, algo do género, damos. No entanto, o que está aqui em causa, não é os abracinhos, as festinhas mas antes o beijinho (como na imagem) que a minha Zunfinha me pediu, e eu espontâneamente lhe dei. Quem estava junto de nós, sentiu uma vergonha alheia (acho "piada" a esta expressão, pois a sinto como uma expressão cínica), que enfim, só uma mente suja e retrograda é que podia sentir tal coisa perante um acto de amor, carinho, afecto, cumplicidade e tudo mais que existiu entre uma mãe e filha. Pois dar uma «pitoquinha» não é violar a moral e os bons costumes. Talvez o que essa pessoa faça, que é dar antes beijinhos no focinho do cão (todo babado) e do gato em qualquer lado, esteja quem estiver, deixar os bichos andar pela bancada da cozinha onde só por acaso estão os alimentos que depois vai comer, deixar que andem pela mesa das refeições, deixar os bichos deitarem-se nos seus lençóis onde se vai deitar depois e outros afins, é mais clean. É porque se os bichos precisam e têm miminhos, a minha filha, também precisa e logicamente que os tem. Acho ridículo ver-me "obrigada" a fazer tal comparação. Hipócrita é o que é! E eu gosto cá pouco de pessoas hipócritas ao pé de mim (xô!-xô!).  Foi isto tudo que lhe disse depois de me dizer com a distinta lata (depois do que faz com os animais. E mesmo que não o fizesse, o que há aqui para ser julgado?!) que era feio darmos beijinhos assim uma à outra. Principalmente em público (agora tenho que me esconder, querem ver). Pois, é que quem diz o que quer, ouve o que não quer.

Sim, o meu feitio, aquele feitio, veio todo ao de cima. Temos pena.

19 comentários:

  1. ...aí está uma frase que uso tantas vezes...

    "Temos pena"!

    LOL

    :)

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo palavra a palavra. ;-)


    P.S. Quanto aos animais não tenho nada contra eles mas faz parte da própria natureza eles andarem com o focinho em "locais menos próprios (na ótica de um ser humano)".

    ResponderEliminar
  3. Já agora! Sempre que posso e a Txuguinha aceita (porque é ela que manda nas demosntrações de carinho e amor que quer receber e dar) damos sempre um beijinho de lábios, um beijinho de Amor como o baptizei e é um ritual que nos priveligia enquanto Pais e nos distingue dos demais relacionamentos. E sempre que posso, volto a afirmar e esteja onde estiver......mesmo sendo alvo desse tipo de "falsas reporvações e moralismos", bah!

    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  4. Essência, acho muito bem esses carinhos, são de mãe e filha, ninguém tem que criticar.
    Quando os meus sobrinhos eram mais pequenotes, enchia-os de beijos e a boquinha não passava ao lado, por vezes. Nunca me privei de enchê-los de carinhos.
    Agora, alguns já adultos, abraço-os e dou-lhes beijos no pescoço e sei que eles gostam destes afectos de tia que não esconde o que sente.
    Quanto aos animais, tenho uma gata louca e malandra que, por vezes, salta para cima da mesa quando estamos a preparar para o almoço.Óbvio que a tiro de lá e fecho a porta da sala.
    Já na cama, não, ela não dorme nos meus lençóis. Mas, quando à noite lhe apetece dormir no quarto, vai atrás de mim.
    Tenho uma manta própria para pôr em cima da cama e ela fica lá, aos pés a dormir. Ela respeita e entende. Se me chateia, que é raro acontecer, ponho-a fora do quarto
    Não escondo que ela fica na cama, Sabes quando ela adora ir para os lençõis? Quando vou fazer a cama. Salta, e ao puxar a coberta ela baixa-se para que esta a tape...depois sai debaixo.
    A minha gata é limpinha e educo-a.
    Se faz algumas das dela é quando não estou por perto.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Querida Essência, tens todo o direito de expressar o teu amor pela tua filha em qualquer lugar. Eu não sou fã das beijocas na boca entre pais e filhos, mas não vejo absolutamente nenhum mal nisso. Nunca o fiz, a minha família nunca o fez, por isso não sou adepta.

    No entanto, deixa-me que te diga que essa tua forma de contra-atacar me surpreendeu. Dou beijo no focinho do meu cão quando eu quero e não sou menos limpa por isso. Os meus gatos andam em cima dos meus balcões, e eu limpo os balcões muita mais vezes que certamente as outras pessoas. Resumindo, não ataques para te defender. Especialmente porque esse ataque não faz o mínimo sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim como não és fã das beijocas, mas não vês mal nenhum nisso, apesar e como referes, não foste habituada/educada. Eu, também não sou fã desse comportamento que as pessoas têm com os animais, mas sempre respeitei (o que descrevi não faz não ter respeito mas contra-argumentar mediante tal situação, atenção). Já tive cão, gato, coelhos, galinhas em casa. Contudo, nunca tive tais comportamentos. Afinal, cada um sabe de si e dos seus. Agora, quando a pessoa em questão, depois de fazer o que faz com os animais e em locais públicos também, tem a distinta lata de me criticar, eu, acho-me com todo o direito em lhe fazer ver que ela está a ser hipócrita mencionando-lhe por A mais B o porquê do mesmo como está descrito no post. Penso que seja simples tal conclusão. No entanto, desculpa discordar contigo quando dizes "Resumindo, não ataques para te defender. Especialmente porque esse ataque não faz o mínimo sentido." - Faz, faz todo o sentido! Para a pessoa que é. Pela postura que teve. Pelas atitudes que tem, mas que critica. Das duas uma: ou não leste bem o post, ou então temos interpretações e critérios diferentes. É que quando alguém critica outro alguém, neste caso eu, mas faz igual ou pior (o que muda é um ser humano de um animal), tenho e sinto-me no direito de "atacar" como mesmo referiste e me defender como referiste também. Não tenho vocação em engolir sapos e muito menos de servir de saco de boxe a ninguém.

      Para terminar, noto que levaste este post de forma pessoal, talvez por isso todo esse discurso. No entanto, até te podes "identificar" com o post, pelas semelhanças que tu mesma descreveste que tens. Até aqui não posso fazer nada. Agora, não podes ou não deves levar este post como se fosse dirigido à tua pessoa. Porque assim como escreveste que a minha forma de contra-ataque te surpreendeu (quando me é legítimo mediante as circunstâncias), a mim, me surpreendeu foi o teu comentário, que esse sim, parece um contra-ataque. Porém não entendo, já que nem foste dita nem achada em tempo algum no post.

      Eliminar
    2. Desculpa Essência, mas acho esse teu contra-argumento errado. Só tinhas de lhe dizer para se meter na sua vida. Eu não me sinto ataca nem meio atacada com o teu post (era o que me faltava...), mas acho que esse teu argumento é errado porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nenhuma das atitudes está errada... e cada um só beija na boca os filhos ou só beija no focinho o cão se lhe apetecer. Os outros não têm de se meter ou criticar.

      Eliminar
  6. Também não sou fã de beijos nos lábios entre pais e filhos, mas não vejo mal nenhum. Penso que entre mãe e filho menino possa fazer mais confusão a quem vê, por causa do complexo de èdipo, etc, mas então entre menina e mãe, eu veria como uma coisa fofinha.
    Realmente beijar o cão ou o gato, parece-me bastante mais criticável.
    Bisou!

    ResponderEliminar
  7. Eu nao sei por onde comecar.
    Posso comecar pelo facto de ter um gato que foi treinado como um cao. Na minha presenca ou qualquer pessoa em casa nao salta a mesas e balcoes, mas há que os limpar extra, independentemente disso. Deixo-o dormir na cama por cima da manta que cobre o edredom e se destina ao JC, onde pode deitar sem problemas. Dou-lhe muitos mimos e nenhum envolve contacto da minha boca com o focinho dele porque nao gosto. há quem o faca aos seus bichos, como a S* mencionou e esteja bem com isso.
    E daí chego À Zunfinha, que, tal como tu, pode e deve expressar o amor que vos une como bem entenderem. e beijos na boca dos filhos sao beijos de amor, nao sao lascivos nem sequer deviam ser comentados de maneira negativa, tal como com os animais. Ou enternecem alguém (eu ficaria enternecida ao ver um momento bonito desses, especialmente da parte de uma crianca) ou esse alguém guarda para si o que pensa. O mesmo se aplica à expressao de afecto com os animais, algo há tempos debatido no Roupa Prática.
    Se mostraste à pessoa a tua visao das coisas, fizeste bem e que ninguém se atravesse nos mimos que dás e recebes à/da tua princesa, nem no modo de outras pessoas amarem seres nao humanos.

    Beijokas a ambas :)

    ResponderEliminar
  8. enfim ... é que isso nem vale a pena dar o mínimo de pensamento possível...
    É dar mimos à vontade !

    ResponderEliminar
  9. Eu dou beijocas dessas na minha filha, e dava beijocas dessas na minha mãe. No entanto sei que há muita gente que acha estranho. Tenho pena que não consigam entender, mesmo. Apesar disso é uma coisa que a mais ninguém diz respeito, um gesto de amor do mais puro que há (mãe e filha), não é para entender é para sentir.

    ResponderEliminar
  10. Sorte tens tu! Se em vez de mulher fosses homem e fizesses isso à tua filha em público era bem possível que o mesmo fosse acusado de abuso sexual de menores e pedofilia, assim logo, sem pensar muito!

    ResponderEliminar
  11. Acho bem que o teu feitio tenha vindo ao de cima...o meu também viria. Que coisa mais idiota haver pessoas com problemas no que toca aos mimos entre mãe e filha. Hoje em dia parece que o excesso de informação começa a toldar o bom senso de muita gente. Haja paciencia

    ResponderEliminar
  12. Ulisses,

    ;)

    Particularmente, só utilizo tal expressão muito de quando em vez. :)

    NI,

    ;)

    Seja muito bem regressada :)

    Yellow,

    ;)

    Karochinha,

    Eu baptizei de «pitoquinha». Cada um com o seu código. ;)

    De facto é isso, é um acto intimo que difere «família» dos demais. :)

    Maria,

    Agora sorri e não pude deixar de pensar para o meu decote "na cama não!! Mas pode na bancada, na mesa e outros afins. Mas na cama não!!" - Desculpa ;) não resisti à piada. :)

    cantinho,

    Como escrevi no post, em miúda tive animais. Hoje em dia não posso por uma questão de saúde. Sei que os gatos por norma são mais limpos que os cães (por exemplo). Isto para ir ao encontro do que escreveste no teu comentário. Quanto aos teus hábitos/rituais com a tua bichana, é algo que só a ti te diz respeito. Porém, obrigada pela partilha. ;)

    O blog da S,

    Está tudo na mente de cada um. ;)

    Pusinko,

    Agora fizeste-me rir com o teu começo. Obrigada pelo teu sensato comentário. Soubeste separar as águas. ;)

    Palavra,

    Obviamente que este episódio não vai alterar em nada os meus hábitos com a Zunfinha. ;)

    V.,

    "não é para entender é para sentir." - disseste tudo. ;) Um grande bem-haja para ti. :)

    Inês,

    Risos ;)

    Enfant,

    Não sei se ria ou chore com o teu comentário. Entendo onde queres chegar, mas assusta-me o poder sem limites (que nem sempre é focado para o que verdadeiramente interessa) que as pessoas ganharam com estas reviravoltas da sociedade. :S

    Nada,

    O teu comentário (principalmente a parte final) vai de encontro com o que escrevi para o Enfant. ;)

    Hoje levam todos pitoquinhas!! ;)

    ResponderEliminar
  13. A esse propósito há um filme escandinavo chamado "The Hunt" com dois ou três anos, que ganhou umas palmas de ouro e foca exactamente isso!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...