quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

As ideias brilhantes deixam-me assim, de olhos trocados e com poucas palavras...

O meu prédio será o único neste planeta a que administração agenda uma reunião de condomínio (levar os dedos à boca) para um dia de semana (ontem), e a começar às 21:30?! E ainda, com meia hora de espera. De espera pelos atrasados. É que há que ter consideração com quem mora a um minuto da sala de condomínio, e que mesmo assim, comporta-se como uma autêntica noiva. Posto isto, na prática, começa efectivamente às dez. Será mesmo que é o único? Não posso crer. Apesar, claro, de achar a ideia para lá de brilhante.

Não fui com muita pena minha. Não da reunião em si, porque é sempre a palhaçada do costume, mas porque gosto de ter uma palavra a dizer na «casa» onde faço parte. Mas fiz saber a quem é de direito a minha impressão desta brilhante ideia.

14 comentários:

  1. Olha que realmente .... santinha !
    No meu há dias houve uma pelas 21h e já achei tarde....quanto mais às 21,30...

    ResponderEliminar
  2. Nos prédios onde já morei - e foram alguns - as reuniões de condomínios eram sempre durante a semana e a partir das 21h. Basicamente porque ninguém quer passar uma sexta ou um sábado à noite numa reunião e porque a partir das 21h é aquela hora em que a maioria das pessoas já está em casa e, por isso, não falta - ou não deveria faltar.

    Mas nos atrasos, concordo contigo, há que ser pontual e despachar a coisa ;)

    ResponderEliminar
  3. Entendo a tua perspectiva. Mas também temos que ver o outro lado, que quanto mim, e na minha óptica, claro, é um pouco mais complexa do que ficar com uma sexta ou um sábado estragado porque enfim, não se vai jantar fora. Não se vai passar um fim-de-semana fora (não querendo desvalorizar, mas antes ver os dois lados como realmente são, atenção). É chato, é. Mas aqui nestas (e noutras) situações, pode-se programar as coisas atempadamente. Afinal, o aviso chega (por norma) uns dias antes. No entanto, há outros cenários que não é bem assim, que passo já a exemplificar.

    Para quem tem filhos, como faz? É leva-los à reunião? Se for menos de 6 anos, bolas, são tão bebés, e vai-se levar bebés que depois acabam por chorar, fazer birra e tudo mais... às tantas, está uma grande salganhada. Há quem os leve. É sítio para eles? Não. Mais de 6 anos. Andam na escola. Bolas, também. Precisam descansar. Há rotinas que se quebram e toda uma logística que enfim, aí jesus, aí jesus! Há soluções, há! Deixá-los sozinhos. Não me parece. Deixa-los em casa de familiares. Depois têm que se ir buscá-los. Enfim, uma ginástica desnecessária. A pergunta que não se cala agora é: mas e o pai? Pois. O pai pode não estar por diversas razões. Pode não existir até. E aí, o que acontece? Simples. Não se vai. Foi o meu caso. No entanto, e para quem organiza este tipo de reuniões, e parece-me, que estou de fora destas coisas todas, têm que ter em conta todas as situações que existem no prédio que estão a gerir. E o mais engraçado da situação, é que só por acaso, situações como a minha, é porta sim, porta sim que há crianças (no meu prédio). Agora, das duas uma: ou quem está à frente da gestão de condomínio se está a borrifar, e quem está está, e quem não está, que estivesse (diz-se muito, portanto), ou então, não tem a mínima noção das coisas. E vendo os factos de fora e de dentro, interpreto-as desta forma. Porque cada prédio é um prédio e, se na grande maioria, habitam moradores com crianças, há então que ter a devida atenção, sensibilidade até para que todos possam participar. Afinal, é de interesse geral que todos participem (pelo menos deveria de ser assim). Agora, lógico que para prédios que não tenham crianças, essa questão nem se coloca. Além de que, estas situações, atenção, coloco para as reuniões que se dão durante a semana. No entanto, tenho sempre aquela velha máxima: quem cala, consente. E, como não consenti, fiz chegar a minha opinião. ;)

    ResponderEliminar
  4. Credo! Fujo de reuniões de condomínio como o diabo da cruz. Com tempo de espera então... Estou solidário. ;)

    ResponderEliminar
  5. Não, não é único! Reuniões de condomínio é pior que Guantanamo!

    ResponderEliminar
  6. No meu prédio não há reuniões de condomínio, porque eaqui todos nos entendemos. (predio antigo, quase família) não há condomínio.
    Mas a minha irmã mais nova, que ficou agora com os assuntos por um ano, segundo diz, é uma seca e nem sempre as pessoas se entendem,

    Que mais dizer?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Não será assim em todos os prédios? No meu do Porto é a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  8. Acontece em todos os prédios que conheço e na teoria é a altura mais prática para todos. Na teoria, porque nem todos têm trabalhos das 9 às 18 e por isso às 21 estão a trabalhar.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou a favor da abolição dessas reuniões inuteis que ocorrem em horários estapafurdios e que servem para juntar os vizinhos estranhos todos.

    ResponderEliminar
  10. Eu é que sou o "plesidente da junta", isto é, o Administrador :-). Somos 5 no prédio, vão sempre os mesmos 3, e a data e hora é combinada de forma a que todos estes possam ir (normalmente à sexta-feira pelas 20:30 mas também já reunimos ao sábado às 15:00).
    A vida é tão curta que não merece ser "beliscada" pelas reuniões de condomínio (chatas mas muitas vezes necessárias).
    Acima de tudo é necessário bom senso que é coisa que, infelizmente, não abunda neste (e em muitos outros) âmbito.

    ResponderEliminar
  11. Palavra,

    Com ou sem tempo de espera? É que faz toda a diferença. ;)

    Maria,

    Mediante a perspectiva, sim. ;)

    Patife,

    É algo que poucos (acredito) gostam. Mas como escreveu alguém, necessário. Obrigada pelo apoio. Sinto-me mais reconfortada. :)

    Enfant,

    Risos... sinto-me menos, como escrever, sozinha? É isso. Sinto-me menos sozinha em perceber que afinal há mais pessoas por aí com ideias tão brilhantes. Uns verdadeiros génios, atrevo-me a deixar escrito. ;)

    cantinho,

    ... Que o teu prédio deve ser dos poucos assim. ;)

    Miss S.,

    Não escrevi no post porque enfim, como disse, aquela situação deixou-me com poucas palavras (no momento, pois já escrevi mais aqui na caixa do que no próprio post. Pormenores, risos). Mas, sempre (e já moro neste prédio há 10 anos) até a este ano (mudança de pasta do condomínio) as reuniões sempre foram ao fim-de-semana (na altura não tinha filha, mas como outros tinham, ajustei-me à maioria. Hoje são os outros, amanhã somos nós. Bem dito bem certo. 3 anos depois estava na mesma situação), porque quem liderava o condomínio sempre se preocupou que tudo estivesse em sintonia (mesmo que não se agrade a todos pois é impossível, a conversar é que as pessoas se entendem). E desde que as atitudes, a boa vontade se veja a olhos vistos, ameniza muita coisa. Em suma, quando o bom senso, e a vontade de fazer bem e melhor reina, tudo acaba bem. ;)

    V.,

    Provavelmente é prático para quem não tenha filhos. E se os tem, tem com quem deixá-los. Se for assim, 5 estrelas, claro. ;)

    Nada,

    Risos... é um "mal" necessário, remataria. ;)

    Yellow;

    O teu prédio deve ser assim como a da cantinho. Raros, portanto. Depois do que li no teu comentário, resumiste (e bem) o que venho a dizer nestes comentários todos. ;)

    ResponderEliminar
  12. Tu não me fales em administração de condomínio que este ano calhou-me a mim...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Risos...

      Pronto, vê pelo lado positivo da coisa. Levas daqui umas dicas. ;)

      Eliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...