terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ainda se queixa a restauração que as coisas estão mal. Não sei então como seria se estivesse tudo bem...

Entrei no café/restaurante para almoçar, mas depressa saí. Então o que estava escarrapachado na parede que fica de frente para a porta: "ao fazer as refeições ao balcão, levante a loiça. As refeições na mesa, sofrem um acréscimo de valor na factura." - Estupefacta que fiquei, questionei-me para o meu decote: "mas afinal, querem funcionários à borla (que ainda têm que pagar pelo "serviço" que das duas uma: ou prestam um serviço extra ou pagam mais caro), clientes, ou burros?" - Como não me inclui em nenhuma das categorias, rodei os meus pés de cinderela em sentido para a rua, e fui procurar outro sítio.

Nos dias que correm parece anedota, mas não é.

17 comentários:

  1. A sério??? A primeira parte ("ao fazer as refeições ao balcão, levante a loiça) soa-me a cantina da faculdade... LOL

    Qual crise! Em Dezembro, na zona do estaminé, num quarteirão, abrir TRÊS cafés/restaurantes, TRÊS!!!

    ResponderEliminar
  2. Só faltava dizerem que os clientes também têm de lavar o prato.

    ResponderEliminar
  3. what????? Estou incrédula, vou-me rir ali um bocadinho e já venho!

    ResponderEliminar
  4. Hã????
    Olha que grande lata, mas que grande lata!!

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, é mau, muito mau mesmo. Já fazem isso aos turistas, mas aos portugueses é demais.
    Mas também temos que ver o outro lado, os restaurantes e cafés estão todos a fechar por causa da facturação, até já escrevi um post sobre isso. Eu almoço por menos de 5€ e o pobre senhor tem que entregar 23% ao estado, para não falar de segurança social, empregados, rendas, e outras obrigações fiscais. Sinceramente como lá tão bem, que acho que o valor que pago nem cobre o valor da refeição se a comesse em casa.

    ResponderEliminar
  6. Ai foge ... que restaurante chic !
    Qualquer dia, ainda dizem que os clientes têm de ir cozinhar o que escolherem do menu !

    ResponderEliminar
  7. Pode-se levar a loiça para casa?

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá Essência, regressei!!!!!!!!!!!!!!
    se fosse num restaurante tipo Macdonalds já se sabe que é para levantar o tabuleiro, agora num restaurante tipico, não sei o porquê de andarmos a levar prato, copo, etc....

    ResponderEliminar
  9. Ainda alguém tem a ideia peregrina de obrigar os clientes a lavarem a loiça que sujam, isto depois, claro, de consumirem e pagarem pela refeição, como um incentivo a...qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  10. lolll nunca vi tal, mas nos tempos que correm...

    ResponderEliminar
  11. Não sabia dessa modalidade de consumo mas, a saber, rodarei os calcanhares e irei, como tu, "os meus pés de cinderela em sentido para a rua" porque só se estiver a ficar senil é que irei ser admitida como empregada de mesa por 30 minutos ao dia e ainda terei de pagar por isso, nem pensar!
    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  12. Olha, mais vale levar a marmita, sentas-te e comes. Depois, pedes um café, mas numa chávena que tu levas...e mesmo assim pagas o café.
    Há cada uma!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Onde foi isso? Cada vez vai ser mais comum...e sinceramente tendo em conta o atendimento em alguns lados...se me cozinharem a paparoca e lavarem a loiça, sem ter que ouvir alguns empregados de mesa mal criados...I'm in!

    ResponderEliminar
  14. Gata,

    Até nas escolas acho mal quanto mais. Quanto à crise, bom, é de facto um pouco subjectivo no sentido da quantidade de negócios (iguais) que abrem no mesmo raio de quilómetro. :S

    Leitor,

    Pelo andar da carruagem, é a ideia que se segue. :S

    Mulher de sonho,

    Não me parecia o caso. Penso que foi mesmo ideia de borboleta. ;)

    Sónica,

    Eu ri-me a caminho do outro sítio. ;)

    Maria,

    Pois. ;)

    Tons Neutros,

    Parece, mas como realcei, não é. :)

    Inês,

    Risos ;)

    O blog da S.,

    Nem os turistas merecem tal coisa. As pessoas esquecem-se que lá fora quando viajam (quem viaja, vá) também são meros turistas e com certeza não gostam de ter este tipo (entre outros) de tratamento, abusivo, de oportunismo. As pessoas esquecem-se do reverso da medalha. Francamente.

    Bom, vamos cá ver as coisas. Uma pessoa quando abre um negócio, não pode (quase) pagar para os clientes lá irem. Há que haver uma relação qualidade/preço justa. Assim como têm que ter dois dedos de testa e fazer continhas à vida e perceber se o preço que estão a praticar é o mais assertivo ao que estão a oferecer ao cliente. Assim como quem vai almoçar fora, tem que perceber que antes do prato chegar à sua frente, há toda uma logística que o proprietário teve que ter. Por isso que os menus praticados num preço normal (entre 7 a 10 euros) não me choca. Choca-me sim esse preço que acabaste de referir no comentário. Esse é que eu como suposta cliente faço contas como é que esse senhor consegue tirar algum lucro. E quando escrevo lucro, refiro-me a pagar as suas obrigações e ter um ordenado minimamente em condições. É por essas e outras que depois vê-se estabelecimentos a abrir e a fechar ao disparate .Claro, não há noção de nada. E depois levam o rotulo que acabaste de dar «coitado». :S

    Palavra,

    Não me admira. Há quem achasse o máximo. Principalmente se os vip´s aderissem, os restantes comuns mortais, aqueles que seguem à risca tudo o que eles fazem iam logo logo na onda também. ;)

    NI,

    Risos ;)

    Boa questão, mas como deves calcular, não perguntei. ;)

    estrela,

    Seja bem-regressada! :)

    Não concordo. Já fiz um post sobre isso. No Mcdonald´s estás a pagar como nos outros sítios. Há empregados (mais que as mães) para fazerem o serviço que eles implicitamente "obrigam" os clientes a fazer. Eu, das poucas vezes que lá vou, não levanto o tabuleiro. E não, não me sinto mal por isso. ;)

    Enfant,

    Risos... estás a gozar, mas não me admira. Ao ler o teu comentário, lembrei-me que em tempos ouvi nas notícias que há um restaurante (lá fora) que obriga os clientes a comer tudo até ao fim. Não há desperdícios de comida naquele restaurante. E se há algum cliente que deixa comida no prato, paga uma coima (risos). Isto é de loucos. ;)

    Petra,

    É isso mesmo, nos tempos que correm, tudo pode acontecer... ;)

    Karochinha,

    Esse meu pensamento (traços gerais) é para qualquer tipo de restaurante. Até Mcdonald´s e outros que tais do género. ;)

    cantinho,

    Risos... só boas ideias. Pode ser que alguém agarre uma destas e abra um novo conceito. Hoje em dia com a crise dá para tudo e tudo é bem e desenrascado e mais não sei o quê. Eu penso é que as pessoas deturpam um pouco as coisas. E pior, aproveitam-se da crise para tudo e mais alguma coisa. ;)

    Nada,

    No Rossio. ;)

    Há bom remédio para empregados malcriados: livro de reclamação. ;)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...