segunda-feira, 21 de outubro de 2013

[E meia blogosfera se vai enfurecer contra a Essência]

Mesmo sabendo que meia (senão toda) blogosfera se vai enfurecer contra mim, mesmo assim, não me inibo de textualizar o que penso, de todo. Com isto não quero ferir susceptibilidades. Não me vou alongar muito no tema, por isso serei breve, porque de facto, até a pensar nele para poder transpor em palavras faz-me, nem encontro palavras.

Quando oiço ou leio alguém a se referir ao seu bicho de estimação como filho, ou intitular-se como sua mãe ou seu pai, quer dizer... Ou não deve ter a noção do que está a dizer/escrever ou então, andamos em realidades completamente opostas. E atenção, não está em causa o amor, a dedicação que se sente pelo ser (sim, já tive bichos. Cresci no meio deles. Sei do que escrevo). Mas caramba, sempre ouvi dizer (quando as coisas estão a extrapolar)  que "cada macaco deve estar no seu galho", e aqui, não me parece que seja excepção, antes pelo contrário.

22 comentários:

  1. E não podia concordar mais contigo... É ridículo... bem como acho horrível dormir com a bicharada e blablabla.... Tal como tu também cresci com os bichos, adoro animais, mas por favor devem haver limites... E educar / domesticar e acarinhar um bicho nada tem a ver com o amor e a entrega da parentalidade. Não podia concordar mais com as tuas palavras....

    ResponderEliminar
  2. Já dei a minha opinião num outro post que fizeste sobre este tema, creio. E continuo com a mesma, as pessoas transferem os sentimentos sem se aperceberem do quão inapropriado é.
    Filhos são filhos, animais são animais e não se comparam de forma alguma. Apesar de gostar mais da minha gata do que de muitas pessoas, isso não faz dela "alguém" da minha família, faz sim, um membro, de quatro patas, que habita connosco e ao qual damos muito amor. Como donos.
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está alguém que tem a mesma opinião do que eu acerca deste assunto! Faz-me alguma confusão, principalmente quem se orgulha de dizer que gosta mais dos animais do que das pessoas... enfim...

    ResponderEliminar
  4. Da mesma maneira que se tratam 'amigos/amigas' como irmão e irmã? Também não concordo.
    Acredito que quando se dirigem dessa forma ao animal é em tom de brincadeira. Pelo menos é a maneira como interpreto.

    ResponderEliminar
  5. Olá. Bom dia, eu sei ao que te referes, e ao que queres dizer, mas penso que também depende da carência, que algumas pessoas têm e então tratam os animais assim. E mesmo que as pessoas tenham muitos amigos, também os tratam assim ( apercebo-me disso pelo twitter ). Existe de tudo. Tenho uma cadela de uma raça que nunca gostei. Aprendi a gostar dela, mas não ando com ela para todo o lado, não vou ao café dar-lhe torradas, como já tenho visto em Valongo. Sei que te referes ao mimo exagerado, a alguma loucura. Sei casos de Professoras que têm terreno alugado e que lá têm mais de 50 cães....e o dinheiro que se gasta nisso? Tens razão, mas tens de compreender... por exemplo, se tiveres uma amiga/amigo com quem te dês muito bem, se ele tratar assim o animal, não te vais afastar dele, por causa disso. kisses

    ResponderEliminar
  6. Não te vou mandar abaixo de Braga, pois concordo contigo... é isso e quando vejo as pessoas a falarem com os bichinhos como se fossem crianças reais...

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo contigo. Ha coisas que me dá azia só de ouvir simplesmente.

    Paulinha

    ResponderEliminar

  8. Como vês, a "metade" da blogosfera que não se vai enfurecer contigo é bem maior daquilo que pensas!
    Estamos contigo...!!


    Beijocas
    (^^)

    ResponderEliminar
  9. Duvido que isso cause susceptibilidades de maior! A mim não me choca, mas sinceramente acho que exageros há em todos os contextos!

    ResponderEliminar
  10. Bravô!
    Tens o meu aplauso e minha concordância.

    ResponderEliminar
  11. Longe de mim enfurecer-me contigo, até porque sou da mesma opinião. E durmo com um gato (quando não tenho os restantes a quererem abancar na minha cama), e gosto muito dele, abro a porta para o bicho sair, para o bicho entrar e também para o resto dos gatos. Mas daí a transportar sentimentos de um lado para o outro vai uma grande, grande distância.

    ResponderEliminar
  12. O teu post não me choca, já tive animais mas nada se compara ao amor que sinto pelo meu filho, nada, mas claro que somos todos diferentes e podemos amar de forma diferente, no entanto continuo com a impressão de que quem faz esse tipo de afirmação ou não têm filhos ou já teve tantas decepções com os mesmos que se esqueceu do que é amar um filho.


    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Eu auto intitulo-me dona, mas à minha mãe e, apenas na brincadeira, digo avó!
    Não condeno quem trate por filho/neto, é um termo carinhoso e de afecto/amor.

    ResponderEliminar
  14. A minha avó diz que isso é pecado, e eu concordo.

    ResponderEliminar
  15. Tenho uma gata, adoro-a mas não tenho atitudes para ela como tenho para um familiar.
    Mas ninguém fica zangado contigo. Entendemos, até.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. e aquelas compras de roupa de marca? e os nomes mateus, madalenas, e outros? não há necessidade de misturar departamentos. os animais têm de sentir que gostam deles, mas não os confundam como se fossem pessoas, eles,não entendem. quem o diz são os especialistas na matéria.

    ResponderEliminar

  17. Começo por dizer que entendo o teu ponto de vista e, pessoalmente sei que defenderia um filho/irmão/pais e um número restrito de pessoas antes do meu gato mas, respeito quem pense diferente e ame os seus animais como filhos.
    Penso que o cerne desta questão é o conceito de amor e não a quem se dirige esse sentimento.
    Se considerarmos a amizade uma forma de amor, então amamos os nossos amigos. E isso, faz confusão a muitas pessoas. Para outras tantas é lógico.
    Além disso, ninguém tem o poder ou direito de classificar a relação estabelecida entre 2 animais, 1 humano e outro não-humano. Digo isto porque tenho um amigo que me fez entender este lado menos vulgar de caracterizar o amor. Porque a seu ver é amor o que o uniu a um gato que viveu em sua casa uns anos e até hoje considerado um membro da família. Neste momento não questiono a sanidade da perspectiva dele nesse tópico.
    Eu tenho amigos a quem trato como irmãos, porque os diferencio dos restantes, menos próximos. No entanto, continuo a ter um irmão de sangue antes de qualquer outro amigo que eleve ao estatuto de "maninho". O mesmo pode-se aplicar aos animais de estimação. É um grau que cada pessoa atribui conforme sente. Há cães que valem mais que filhos sem que os pais deixem de amar esses filhos ingratos que desonram a sorte que tiveram.

    Em resumo, na minha maneira de ver as coisas:
    Eu tenho amor pelo meu gato. Simplesmente é um amor diferente do que terei por um filho.

    É tarde e espero não ter dado muitas voltas ao explicar o meu ponto de vista que, não discordando do teu, diverge bastante :)

    Beijinhos Essência

    ResponderEliminar
  18. Eu não me enfureço contigo, afinal partilho da mesma opinião. Também eu sempre tive animais de estimação, gostei imenso deles, mas comprar a um amor por um filho? é no minimo rídiculo e só pode vir de quem não é mãe/pai.
    Boa Terça!

    ResponderEliminar
  19. Ufa! De facto pensei que meia blogosfera viria de colher de pau para dar umas palmadinhas na Essência (brincadeira). ;)

    (Agora a sério) Faz-me confusão (como escrevi no post), sim, faz! Mas tento ver o outro lado. Mesmo que acabe por não entender, respeito. "Cada um sabe de si e Deus sabe de todos!"
    Agradeço os vossos comentários e alguns testemunhos. :)

    Abracinhos

    ResponderEliminar
  20. Há quem o faça na brincadeira mas também há quem "a brincar" fale a sério. Não acho normal humanizar bichos como vejo tanta gente fazer e não é uma questão de amar mais ou menos, muito ou pouco. Eu também gosto muito da minha cadela e entre salvá-la a ela e algumas pessoas que eu conheço... (não digo o resto). Mas nunca transferi sentimentos como o amor materno, nem acho que só lhe falta falar, nem a trato como uma criança, nem estou à espera que ela se comporte de outra forma que não a de um cão... Correndo o risco de ser mal-interpretada acho que humanizar um animal é uma forma de desrespeito, de não aceitar os seus limites enquanto animal que é.
    Agora aquelas pessoas que quando está numa conversa sobre crianças dizem "Ah, o meu cão também...", Oh por favor!

    ResponderEliminar
  21. eu concordo contigo, acho que uma coisa não tem nada haver com outra.. beijinho essência

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...