quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como tirar a pinta

Se há coisa que prezo (muito!) é a boa educação, os bons modos (outros tantos). É meio caminho para percebermos quem está à nossa frente. Quando notamos que os bons modos/boa educação ficou em casa, bom, o verniz está-la-se por definitivo. Nem vale a pena as caras e bocas para impressionar. Nem vale as conversas introspectivas, aquelas, bem lá do fundinho. Ou aquelas tiradas de humor (mesmo que não tenha). Não vale a pena nada. Porque nada disso e mais o que vier vai fazer surtir o efeito contrário.

Para que serve o guardanapo quando estamos numa refeição? Serve para limparmos os beiços. Pois sujamos (por mais cuidado que se tenha). Se temos a necessidade de limpar a boca porque está suja e não queremos que quem está ao nosso lado e em redor veja isso mesmo, porquê que depois de limpar não há o mínimo cuidado em esconder os vestígios que ficam no dito (guardanapo)? Com isto quero dizer, que quando se limpa há que ter o cuidado de pôr o guardanapo com a parte que foi usada (que está suja) para baixo a modo que não se veja, ou simplesmente dobrar. Há necessidade de deixar ficar ali escancarado a porcaria? Não, penso que não há necessidade. Um gesto tão simples, dobrar um guardanapo ou virá-lo ao contrário e pronto, ficaria o "assunto" resolvido. Mas não, quer-se lá saber. É às três pancadas e toca a andar. Age-se como se nada fosse...

Os talheres, mais propriamente a faca, serve para cortar, além de servir de auxílio para o garfo, certo? O que vai à boca? Claro, oh, que pergunta mais tola Essência, o garfo, ora! No entanto, para alguns, a faca também serve para ir à boca. Melhor, para limpá-la com a boca. Qual medo de se cortar qual quê. A faca está suja, os nervos estão a ficar miudinhos com tal situação, a maneira de resolver, é pôr a faca à boca e limpá-la com a mesma. Resolve-se, simples. Oh visão dos infernos...

Quando estamos a ter uma refeição num restaurante, em algum local público, há que ter noção, com isto estar a contar, que os imprevisto podem acontecer. Como por exemplo, restos da refeição (escrevo assim para não ir muito ao pormenor, é melhor) que ficam a incomodar. O que se faz? Com os dedos, toca de retirar os "empecilhos" que estão a dar cabo da paciência. Isto quando não nos lembramos de "incomodar" o funcionário e pedir-lhe gentilmente um palito. Qual pedimos licença a quem está connosco, levantarmo-nos e irmos aos lavados, e lá, com o fio dental, ou passar a boca por água, resolvemos o problema. Oh, mas qual quê, isso é para meninos...

Conclusão: não basta a "embalagem" ser sensacional se depois o conteúdo é nulo.

12 comentários:

  1. Ai mas não ponhas dúvidas... Isso são coisinhas que me fazem cá uma espécie.
    Então essa de retirar restos ainda à mesa, meu deus...
    Menos, muito menos!

    ResponderEliminar
  2. tens muita razao... há gente que tem comportamentos tão estranhos que assutam.
    Tenho um amigo que tira coisas dos dentes com os dentes enquanto fala ctg :O

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar espero que a tua mazela esteja a ser bem debelada.

    Sem dúvida que as regras para viver em sociedade decorre da própria evolução do homem e não tem nada a ver com a condição social. Por isso há regras de uso e de senso comum.
    Aliás, por causa da "etiqueta", vejo muitas pessoas a aplicá-las incorretamente: fazer igual uso do guardanapo independentemente de ser em papel ou de pano, etc.

    ResponderEliminar
  4. Isso são as regras básicas....que todos deveríamos aprender e aplicar mas que escapou a alguns, certamente.
    Tenho, contudo, uma mania minha que sei ser de alguma falta de respeito mas peço sempre licença antes de o fazer, comer com a mão quando não consigo comer tudo com os talheres, como por exemplo, os camrões/gambas, carne com muitos ossos, enerva-me deixar o resto quando sei que posso aproveitar mas nem sempre consigo fazê-lo, só com pessoas que já conheço bem. De resto, concordo com tudo!

    Beijocas e continuação de melhoras ;)

    ResponderEliminar
  5. Isso é claramente revelador de muito falta de chá, de educação. Meu deus.

    ResponderEliminar
  6. Eu cada vez que limpo "os beiços" dobro logo o guardanapo e vou rodando os lados e dobrando o dito.
    Essa da faca também a faço, mas em casa e apenas nalgumas ocasiões... (vergonha)
    Por último há uma coisa que anda na minha mala: palitos e fio dental, para as necessidades pois claro, mas sempre no wc!

    ResponderEliminar
  7. Olá. Infelizmente, existem muitas pessoas que não sabem o que é educação, porque nunca lhes foi ensinado pelos seus antepassados. Vou-te contar uma história verídica que se passou com umas senhoras que se julgam Queques, de Valongo. Se um casal, nosso amigo do Marco de Canaveses e que vive em Valongo não estivesse no Algarve, nós não acreditaríamos. O protagonista foi um conhecido Advogado de Valongo, que estavam com os nossos amigos. Uma das senhoras queques, virou-se para o Senhor Doutor, que estava a comer marisco e perguntou, escandalizada " Senhor Doutor, o senhor está a comer com as Mãos ? " E o Dr. respondeu " Não, minha senhora, estou a comer com os dentes.." . beijos .

    ResponderEliminar
  8. gostei do post. mas encontraste alguém com esses defeitos todos? É dose....

    ResponderEliminar
  9. Palavra,

    Sim, concordo, menos. :)

    Na Província,

    Obrigada. :)

    Sê bem-vinda ao blog (ainda não tinha tido oportunidade). ;)

    Maria,

    Quererás dizer com a língua? Muito mau! Imagino a tua reacção. É que às tantas, quer-me parecer que de tão usual que se torna tal comportamento que essas pessoas nem se dão conta de tais falhas. Quero acreditar nisso. ;)

    Yellow,

    Obrigada pela preocupação e o cuidado em perguntares. :) Estou um pouco melhor, sim. É que além das dores que tenho por si só, o facto de estar a ser mexida todos os dias tem feito das suas. Agora até adaptar-me leva o seu tempo. ;)

    Quanto às etiquetas, essas falhas só vem demonstrar a falta de educação. Sem rodeios e sem subterfúgios. ;)

    Karochinha,

    Humm... entendo. Mas suponho que em locais públicos não vais mexer com as mãos na carne. Porque se o camarão tanto é aceitável comer de talheres como com as mãos, por isso nos restaurantes fornecem as toalhitas de cheiro ou a água com limão, já a carne, não é bem assim. ;)

    S*,

    Foi o que respondi ao Yellow. :)

    Sónica,

    Entendo. Este post aplica-se em sítios públicos. Contudo, mesmo em casa com visitas há que ter atenção. Sei que há pessoas que pensam: "estou em minha casa, faço o que me dá na real gana. Os incomodados que se mudem". Mas se convidamos pessoas para socializar connosco, há que ter atenção e respeito pelos demais (longe de mim estar aqui a dar aulas de etiqueta. Estou só a argumentar contigo).

    Sabes que os palitos são prejudiciais? Informa-te com o teu dentista. :)

    apenas umas palavras,

    (Risos) Muito bom! Obrigada pela partilha. ;)

    Vera,

    ;)

    IsaMar,

    Infelizmente sim. Com as duas primeiras situações. A última, já vi somente. :)

    ResponderEliminar
  10. Tudo o que aquie escreveste, estou de acordo.
    Tento ter o máximo cuidado e, até com o copo, que detesto ver as marcas dos lábios (baton) lá impressos, qual lacre numa carta.
    Beijinho

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...