sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tu sabes que estás entregue à bicharada quando...


... Vais ao café habitual e vês o seguinte cenário: café a abarrotar de gente, principalmente miúdos da escola. Uma azáfama descomunal porque a rapidez é a palavra de ordem para atender todos (principalmente os miúdos), e ninguém ficar a arfar e afins. Ora, mediante tal máxima, obviamente que há sempre um senão. Logo, a situação que se segue só podia ser uma merenda cair ao chão. Um dos donos pede à funcionária para pôr a dita merenda (já no saquinho devido), lá para dentro. A leva dos miúdos que estavam ali à frente ao balcão vão embora (pois é sempre a dar-lhe gás), e, chega outros tantos. Há um (miúdo), que tem a ideia idiota de pedir uma merenda e o dono não vai de modas, pede à funcionária para trazer a bendita merenda. O miúdo, vai todo sorridente e feliz da vida a comer a merenda que caiu no chão. Os fulanos do café, ficam todos contentes porque não desperdiçaram uma merenda. Afinal, estamos em tempos de crise, e há que "aproveitar" tudo, até à exaustão!
Surreal!! Nem queria acreditar no que presenciava. Em segundos pensei, "Essência, hoje, hoje vais estar caladinha, vais pagar e vir embora, pois que já tens a cabeça cheia com as tuas coisas para ainda estares preocupada com esta situação" - Sim, pensei e fiz isto. Se fiquei bem? Claro que não! Pois a minha maneira de ser e estar não é assim. Mas de facto, há alturas que temos que parar e pensar um pouco em nós e na nossa sanidade mental (e não só). E foi isso que fiz. Contudo, como é óbvio, questionei tudo aquilo que presenciei ali. E mais! Concerteza não volto mais àquele sítio. No entanto, pergunto, quantos estabelecimentos abertos em diversas áreas da alimentação não têm a mesma postura? E o cliente come e cala, literalmente. Quantos? Um horror!
Com isto, o que fica patente, é que só estamos descansados com aquilo que efectivamente confeccionamos em casa. E, mesmo assim, as carnes e tudo mais (talhos e afins), nunca sabemos bem a origem dos mesmos (entre outras coisas que tais...). Em suma, questiono, o que podemos fazer?

26 comentários:

  1. AS coisas que se passam nos restaurantes e cafés...

    Eu tenho um conhecido que foi gerente de um dos restaurantes da Portugália, e as coisas que ele contava sobre o que faziam na cozinha tirava a vontade de qualquer um lá voltar.

    ResponderEliminar
  2. Acho que também não há motivos para fazer o que o sr. fez, a crise não pode justificar tudo! Coitado do puto.
    Eu fala, já sei como sou e depois provavelmente arrependia-me porque ficava enervada par ao resto do dia, por isso às veze sé mlhor calar!

    Bj** e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Não sei se conseguia ficar calada, de visse um puto a levar uma coisa que caíu no chão, tal como tu ficava indignada, e como hoje em dia já não consigo ficar calada com algumas coisas a que assisto, não sei mesmo se não me ía irritar e dizer ao dono do café umas verdades. Ultimamente são tantas as situações de falta de civismo e humanidade que de vez em quando temos de nos "passar".
    Realmente tens razão, e muitas vezes nem mesmo o que comemos em casa sabemos de onde e como veio.

    ResponderEliminar
  4. Ana,

    Sabes, é isso que me transcende, confesso-te! Porque por exemplo: esse gerente, bolas! Se via esses actos animalescos, a postura de um bom superior seria chamar a atenção. Mostrar por A mais B que o que estavam a fazer não era o correcto. Mas não! Muitos, são os primeiros a apoiarem, ou mesmo que não apoiem, fecham os olhos. Porém, esses mesmos que consentem e os que fazem, quando quando vão a qualquer lado também podem estar sujeitos (!!). Wow! O que me está aqui a escapar? Fosga-se, estamos a reflectir sobre alimentação! Os problemas de saúde que estes e outros actos podem acarretar. Francamente! Fico indignada, juro-te!

    Também há tempos uma conhecida, contou-me situações de um café bastante conhecido na zona de S.Pedro de Sintra. Onde aquilo está sempre, mas sempre cheio de gente, pois é daqueles cafés de "tradição" e afins. Contudo, o que as pessoas não sabem, é que os funcionários de lá, estão-se a borrifar para a tradição e diabo à quatro e pintam a manta à maneira deles. Se os donos sabem? Aqui, não. Refiro isto, porque disseste do gerente e dei a minha perspectiva sobre a postura do mesmo. Mas mesmo assim, é de lamentar a postura daqueles profissionais que estão a dar a cara por uma casa, pela atitude individual de cada um como profissional. Depois, as pessoas quando vão a algum lado para consumir, estão a pagar! Logo tem que existir (ou deveria), respeito. Não só pelo cliente, mas também com o ser humano. Porque "hoje és tu, amanhã posso ser eu!" Mas esta máxima, infelizmente é muito esquecida. ;)

    Tanita,

    Risos... o que escrevi sobre a crise, obviamente que foi num tom irónico. ;)
    Quanto ao facto de ter ficado calada, foi mesmo pelas razões que mencionei no post. Em condições normais, claro que tinha falado, mesmo não sendo directamente comigo. Vi, e lá está "hoje foi ele, amanhã posso ser eu!" - Sem deixar de acrescentar, que é uma atitude muito grave para quem tem uma porta aberta. Enfim, estamos bem entregues, como diz o título do post. ;)

    ResponderEliminar
  5. Sabes que cada vez mais este tipo de cenas acontecem e dps se fazes alguma reclamação (não desta situação mas de outra qualquer) ficam muito ofendidos a dizer que fazem o melhor pelos cliente e que a higiene é máxima daquele local (vi isto em pastelarias).

    Eu confesso que gosto imenso de comer fora, em esplanadas e assim mas cada vez tenho mais receio do que acontece nas cozinhas e balcões :/

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. SACANEAR O PODER!

    ...não, esquece, estava confundido. Já é quase uma reacção pavloviana provocada pela nossa (dos XXL Blues) música...

    Pedir o livro de reclamações em cada uma destas situações. Pelo menos nas que conseguimos detectar...

    :)

    ResponderEliminar
  7. Fizeste um opção, e fizeste bem, apesar de te ter custado não podemos ter a costas os problemas de toda uma sociedade que está muito longe de ser normal!

    ResponderEliminar
  8. Maria,

    Eu também pensei que não conseguia mas, consegui. Enfim, prioridades... ;)

    Tânia,

    Risos... também gosto mas cada vez mais penso duas vezes, admito.
    Acredita que não disse nada porque pensei que os donos fossem ficar ofendidos e tudo mais... era mais só o que me faltava! Não! Foi mesmo porque ando com a cabeça cheia de problemas meus, e porque sinceramente preciso parar um pouco de estar sempre preocupada com tudo e todos. Fui um pouco egoísta, sim! Apesar que aqui se trata de algo mais do que uma situação pessoal de alguém, mas sim uma situação que mexe com a sociedade. Contudo foi a reacção pensada que optei por ter. Nada mais.

    Ulisses,

    Concordo. Nem de propósito. No fim-de-semana que passou, fui lanchar a um sítio, onde aconteceu algo que não gostei e, não fui de modas, pedi o livro de reclamações. Chateei-me, fiquei enervada e tudo mais, sim! Mas fiz o que achei que tive de fazer na altura. Por norma sou assim, porém, há excepções às vezes. ;)

    ResponderEliminar
  9. Tânia,

    (Desculpa, mas apaguei o comentário anterior, tinha alguns deslizes (risos))

    Sim, tens razão. Agradeço a tua perspectiva pertinente sobre a leitura disto tudo e em consequência à minha postura. No entanto, quando a nossa essência é de determinada maneira e, quando fugimos um pouco do padrão, até nós próprios depois estranhamos. Foi o caso. ;)

    ResponderEliminar
  10. Penso que toda a gente conhece as histórias sobre os bastidores dos restaurantes e cafés, mesmo os mais finos acontece o mesmo, mas nesses até acho bem que é para castigar os ricos que lá vão! Penso que o ideal é esses sítios seguirem aquela dinâmica de tudo à vista, como tantos que há, em que vemos as pessoas a trabalhar e o que se passa na cozinha!

    ResponderEliminar
  11. «Ora beinhe! Para comentare esta posta teinho de despire as bestes citadinas e bestire o abentale.. é que eu soue uma mulher do campo!
    A minha abuozinha, quando nos caía o pão ao chão dezia: "ó filha, o que num mata engorda!"
    O que é certo é que eu cresci bem gordinha e se alguma bez me deu alguma caganeira até me fez bem, para limpar a tripa!»

    ahahahaha

    Desculpa minha querida, não resisti à brincadeira... deve-me ter baixado algum espírito que me fez escrever estas coisas!

    Mas agora a falar a sério.
    De facto só podemos confiar no que fazemos em casa... e mesmo assim com algums riscos, pois eu já apanhei uma intoxicação alimentar com uma maionese caseira que fiz com ovos caseiros frescos em que eu confiava!
    Apartir desse dia, nunca mais fiz maionese sem ser com ovos do aviário.

    Há muitos locais públicos que nos prestam um mau serviço e cabe a todos denunciá-los. A ASAE não chega para as encomendas.


    Beijinhos para ti sem quaisquer riscos de salubridade!! :))

    ResponderEliminar
  12. Enfant,

    Humm... aqui parece-me que não é só "castigar" os ricos, mas sim toda a classe dessa área. Os sítios finos e não! Porque os que têm menos recursos não podem, ora, fechem! Não te esqueças que o que está aqui em questão é nada mais, nada menos do que a saúde pública. Assim sendo, aqui o conceito do rico e do pobre na sua verdadeira essência perde-se. Porque outros voos se levantam.
    Quanto o conceito, engraçado que enquanto falava ao telefone e contava o sucedido, referi o mesmo que escreveste. De facto era uma tranquilidade. ;)

    Orquídea,

    Tranquila, a tua brincadeira até veio aligeirar a coisa.
    Sobre a tua situação, quero acreditar que foi puro azar. Isto porque era tudo caseiro. ;)

    ResponderEliminar
  13. Pensando assim acho que nem deveríamos ir comer nada fora...mas assistir e não chamar a atenção é mau.

    ResponderEliminar
  14. Sónica,

    É sempre uma boa opção. Além de zelarmos pela nossa saúde, zelamos pelo bolso. Assim como acredito também que se essas entidades tivessem uma quebra bastante significativa, por exemplo, arranjavam outras medidas, nomeadamente o que o Enfant citou. Penso que seria um descanso. Quanto ao ser mau não chamar a atenção pelo erro dos outros, não é mau, é péssimo. No entanto, também questiono quantos, quantos se dão ao trabalho quando se deparam com situações deste porte se darem ao "trabalho" em fazerem uma chamada de atenção, chatearem-se e afins... quantos? ;)

    ResponderEliminar
  15. bolas, realmente uma pessoa começa a ter receio de comer fora.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  16. olá, como é que te sentes do pescocito? as melhoras. esses senhores, mereciam uma visita da Asae... isso não se faz! sim, por um lado fizeste bem em não dizer nada, porque senão mandavam-te umas bocas, era o mais certo. era fazer uma queixa para a Asae.. beijos e um bom fim de semana. beijos á Zunfinha.

    ResponderEliminar
  17. É por isso que eu como mais em casa do que na rua!

    ResponderEliminar
  18. O que podemos fazer?

    Nesse tipo de situação depende muito do meu estado de espírito.

    Nos dias em que o "síndrome de mulher do norte" anda mais fraquito era capaz de me virar para o rapaz e dizer com um sorriso no rosto mas num tom para que todos ouvissem: "peço desculpa mas é melhor devolver esse saco ao senhor porque, concerteza por lapso, deu-te um saco com uma merenda que é para o lixo porque caíu ao chão". Virava costas e saia.

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Cinderela,

    Até nos passa pela mente estes e outros apontamentos mas, não deixamos de fazê-lo. Olha o escândalo que foi no caso dos restaurantes chineses. As pessoas não deixaram de lá ir. E as imagens que mostraram nos órgãos de comunicação social foram chocantes. ;)

    apenas umas palavras,

    Mandarem bocas?! Naaa... de todo parece-me que seria o caso.

    Sinto-me melhor, obrigada. Não estou a 100%, para aí a 70% mas estou a aguentar-me. ;)

    S.,

    Uma opção, nos dias que correm. :)

    NI,

    Risos... fartei-me de rir! És cá das minhas!

    ResponderEliminar
  20. Sinceramente, há com cada acto e atitude, que Deus Ma Livre...estamos em crise, mas não podemos chegar a tanto.
    Ficava como tu, boquiaberta com a situação, mas é como dizes, já bastam os nossos problemas e ainda temos de nos preocupar com os outros e sabe se lá arranjar chatices?
    Mas qualidade e higiene em primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  21. Nhec :s
    Eu acho que falava...
    Quanto ao resto, enfim..não podemos pesar nisso, se não, estamos tramados !!!

    ResponderEliminar
  22. A custo da crise muito se faz até disso. e ainda bem que nao falaste canao ias ficar envergonhada por esses pessoas sabem-na toda, é ver e calar ou desabafar no blogue , por que aos verdadeiros intervenientes nao merece a pena. tb já presenciei cens dessas e faço como tu nao volto lá mas quem me garante que nos lugares onde nao fazem As claras nao acontece o mesmo? só que nós nao vimos
    kis .=(BFSEMANA

    ResponderEliminar
  23. Cá'nojo!! :/

    Concordo contigo... Isto é apenas o que o que vemos. Leva-nos a pensar e a reflectir nas "porcarias" de fazem com o comer!

    beijo
    Sutra
    P.S.: O senhor devia ter um daqueles azulejos de parede a dizer... "Neste estabelecimento, o que não mata engorda!!" :D

    ResponderEliminar
  24. se visse tal coisa não iria a esse café buscar nada..

    ResponderEliminar
  25. realmente hoje em dia só o que produzimos em casa [quem tiver a sorte de o poder fazer ]

    ResponderEliminar
  26. Paula,

    Sim, qualidade e higiene em primeiro, mas a nossa sanidade mental também merece esse topo. :)

    Palavra,

    Só estando a viver a situação é que podemos dizer sim ou sopas. ;)

    Avogi,

    Não falei como disse algures em cima porque não estou bem. Não porque estava com receio da reacção dos donos do café ou o que quer que seja...
    A tua questão, é sempre uma incógnita de facto. :S

    Sutra,

    O teu ps é bem esgalhado. Ainda dou um salto lá a dar esta dica. (Risos)

    Things,

    Acredito que sim. ;)

    Palco,

    Sem dúvida. :)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...