terça-feira, 24 de abril de 2012

Dupla personalidade, será?


Em tempos disseram-me algo mais ao menos deste género «quando estás mais descontraída, ou num sítio mais descontraído ficas diferente. Até a tua maneira de andar se altera, os teus gestos, maneira de falar, etc, etc...» - Confesso que na altura que ouvi tal coisa pensei, «endoideceu, só pode!» - Não dei importância na altura mas bom,  que aquilo depois ficou-me ali a martelar, ai isso é que ficou...

Ora, por norma, quando estamos na nossa concha, no nosso aconchego, na nossa intimidade, no nosso habitat, temos instintivamente a tendência de estarmos mais descontraídos, relaxados, confortáveis (mal de nós se assim não fosse, na minha óptica). Nomeadamente, na roupa que usamos por casa, cabelo... atrevia-me a ir mais longe, e diria que até na nossa postura há alterações. E porquê? Porque não estamos expostos aos olhares alheios. Não temos que ter «cuidado» com o que é, ou não politicamente correcto aos olhos da sociedade. Assim como até aos nossos olhos (para quem é extremamente perfeccionista, que é o meu caso, confesso). Porque quer queiramos ou não, há "protocolos" que já estão tão enraizados em nós, que sai em piloto automático. Não que sejamos máquinas, mas há regras de se viver em sociedade e como tal, têm que ser aplicadas (ou deveriam). No entanto, quando estamos relaxados, não quer dizer que perdemos a educação, não! Perdemos só um pouco a compostura, vá. Contudo, nos sentimos mais acomodados ao conforto do momento, da companhia (ou não), ao espaço onde estamos inseridos na altura e por aí fora. E quando penso mais vincadamente sobre este tema e, em consequência nas minhas atitudes, concluo isso mesmo, sem quaisquer pudor.
Gosto de chegar a casa e descalçar-me e andar descalça mesmo. Vestir o robe caso ainda saia, ou vestir uma roupa confortável, quem sabe o pijama, caso não saia mais, ou outra coisa qualquer. Isto se aplica no Inverno. Porque se tivermos no Verão, uma camisola grande para andar por casa, é quanto basta. Gosto de prender os cabelos. Gosto depois de um dia inteiro estafante, tomar um duche. Estar sentada na banheira com o corpo encolhido, e sentir a água quentinha a correr pelo corpo. É como se tudo fosse pelo ralo, menos a minha alma. Gosto após determinada hora, ter velas acessas, incenso. Gostava de usar mais a minha lareira, mas sozinha, não me safo, confesso. Gosto de jantar com os pés entrelaçados na cadeira. Gosto de estar despojada no sofá com um copo de vinho e umas uvas a acompanhar com queijo. Sabe-me pela vida este e outros rituais. E isso, efectivamente, só acontece no nosso mundo, ou  em lugares que nos identificamos (casa de familiares ou de amigos, muito mas muito chegados, vá). Lugares intimistas, que acaba por nos deixar de igual forma. Com isto, não vejo que seja uma pessoa com dupla personalidade. Somente moldo-me aos momentos. Somente tenho discernimento suficiente para avaliar as minhas acções consoante os ambientes. Uma camaleoa, portanto, ou diria antes. Contudo, não acho esse apontamento depreciativo. Até porque, quem tem jogo de cintura na vida, não deveria ser visto dessa maneira. Isto desde claro, que não ande por aí a ferir susceptibilidade só por sim.

24 comentários:

  1. Não acho que isso tenha qualquer sentido depreciativo, muito pelo contrário, mal de nós se nos comportássemos em casa como na rua e vice-versa. Eu não me comporto da mesma forma em todos os lugares ou perante todas as pessoas. No trabalho tenho uma determinada postura, com os amigos tenho outra e com a família outra ainda, e por aí fora. Acho que é uma forma saudável (e necessária) de nos adaptarmos a diversos ambientes e contextos.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho normalíssimo que nos moldemos aos diversos locais e companhias!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post. Acho que consegues descrever o que muitos(as) de nós sente, mostras que não somos máquinas e realças a nossa capacidade inata em nos adaptarmos às várias situações do dia a dia.

    Dupla personalidade é uma coisa completamente diferente. Pode-se dizer de alguém que tem dupla personalidade quando age de forma diferente face a situações semelhantes.


    Como de costumo eu ajo em conformidade e passei para te deixar um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Claro que somos diferentes, quanto diferente é o ambiente que nos rodeia, é óbvio que não deixamos de ser nós mesmos, apenas nos comportamos de formas adequadas a cada situação, isto acontece no reino animal (leia-se irracional, ok?) porque nao haveria de acontecer connosco também? Também não acho que tenha dupla personalidade só porque não ando de pijama na rua como o faço diariamente em casa, eh eh!

    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  5. não tem nada a ver com dupla personalidade....
    quem tem dupla personalidade é uma pessoa que é uma coisa e daqui a nada já é outra completamente diferente....enfim....
    agora estarmos no nosso espaço à nossa vontade é deveras relaxante e também eu adoro por velas, tomar o meu vinho e ver televisão na paz do sofá(coisa que não faço em casa de mais ninguém, confesso)o nosso refúgio é isso mesmo.....
    bjs essencia e continua a ser tu mesma!

    ResponderEliminar
  6. Fora do meu meio sou calada, reservada e observadora. É uma forma de protecção.

    ResponderEliminar
  7. Gostava de ter a minha dupla personalidade mais acentuada!

    De descontrair menos onde não devia, embora pudesse e de descontrair mais quando posso e devo! Se isso é ter dupla personalidade, então eu anseio por ter uma... :(

    A culpa não é nossa, na verdade as pessoas quando lhes mostramos o nosso lado... "descontraído" tendem a abusar e a rebaixar-nos à medida que nos descem do altar com cheiro a formalidade onde nos colocaram...

    Felizmente nem toda a gente é assim e é muito bom podermos contar na nossa vida, com as pessoas que entendem a nossa "Dupla Personalidade"!!! ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Não é uma questão de dupla personalidade. Acho que todos ou quase todos somos assim. Mais descontraídos no "nosso ambiente" e mais formais onde é necessário. Isso é essencialmente uma forma de não nos "expormos" demasiado aos outros.

    ResponderEliminar
  9. Acho que todos nós temos momentos destes. Também sou um pouco igual por casa, sigo os mesmos rituais, exceptuando o copo de vinho e o incenso. :)

    Se nos sabem bem, devem ser seguidos.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Somos todos camaleões sociais, a nossa postura íntima tem que ser obviamente mais relaxada do que a que temos em público, é normal :)

    ResponderEliminar
  11. Raros são os que não têm mais do que uma cara, eu confesso ter várias, mas piores são os que têm várias caras somente para enganar os outros!

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que muita gente e pelo menos eu, comporto-me de maneira diferente consoante as pessoas e os locais.
    No meu habitat sou como tu, no entanto se vai alguém lá a casa já não me comporto de maneira igual, a não ser que seja uma super amiga com grande intimidade, aí sim é grande, eu e ela!!!!! Nós até costumamos dizer: é como se estivesses na tua casa!

    ResponderEliminar
  13. Como te entendo! nada como a nossa casa e pormo-nos confortáveis. Também o faço. Compreendo que sejamos diferentes. também sentimos coisas diferentes,como podemos deixar de não o ser?
    Gosto do relax, docabelo apanhado como falas. Parecia que estava a ler uma descrição domeu final de dia ou de fim de semana preferido.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Não penso que se trate de dupla personalidade.

    Trata-se, apenas e tão só, "saber estar".

    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Ha pessoas que têm um avontade natural em qualquer situação (por vezes mais falso, uma segurança de fachada para se protegerem)...mas em termos praticos somos todos assim...num ambiente confortavel somos nós...noutros demoramos a adaptar-nos.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  16. a Essência da personalidade é gozar dos momentos que são seus.
    não considero isto dupla personalidade.
    faço exactamente o que fazes quando chegas a casa, quer de inverno quer de verão(risos).só
    não como uvas com queijo e bebo vinho(bebo quando janto).
    fora de casa também se pode ser descontraída, dependendo das pessoas que se tem por companhia.

    :)

    ResponderEliminar
  17. Xiii... Ultimamente, tem sido um corrupio de temas a orbitar a psicologia. Ele é o sindrome de Peter Pan, a Dupla Personalidade, eu sei lá o que mais aí virá.
    (mas eu gosto! ;-) ).
    Este post fez-me recordar a cadeira de "Introdução à Psicologia", mais concretamente, o capítulo dedicado ao "Indivíduo e os papeis sociais".
    E é isso: nada de Duplas Personalidades - que não tem nada a ver - mas singelamente explicável pelos behavioristas.

    ResponderEliminar
  18. Não acho que seja dupla personalidade,mas sim a capacidade de nos adaptarmos a várias situações.

    ResponderEliminar
  19. É claro que para cada momento, lugar, companhia e etc, as pessoas comportam-se de modo diferente instintivamente. É como tu dizes, entramos em modo automático.

    ResponderEliminar
  20. Todos nós somos assim... no trabalho, em casa até mesmo com diferentes amigos e conhecidos. Somos quem somos e isso jamais altera mas há "comportamentos" que se identificam mais com determinados sitios e pessoas e com outros... nem por isso. Mas somos quem SOMOS!

    ResponderEliminar
  21. Sem prejuízo da nossa essência, o ser humano é um animal de hábitos e de mutações! Aos meus olhos é normal, e até de bom censo essa alteração de comportamento.

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  22. Todos somos "alguém diferente" quando estamos à vontade!
    Somos mais nós próprios... descontraímos por completo!
    Não vamos sair para a rua em pijama, mas sentimo-nos bem assim na intimidade!
    É esse à vontade que procuro sempre... e talvez por isso goste tanto do tempo que passo em casa!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  23. Obrigada por darem-me a vossa perspectiva, como sempre aliás. Obrigada também por além da vossa perspectiva, não se inibiram de se descreverem um pouco. Fiquei folgada em perceber que não sou a única em muitos aspectos. (Risos) :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  24. Eu concordo com o que escreveste. Também sou assim e não tem nada haver com dupla personalidade mas sim como dizes com o facto de sabermos diferenciar uns sítios dos outros.
    É normal que no emprego somos de uma maneira, com os amigos de outra, em nossa casa de outra, com a família de outra... Isso em nada tem haver com duplas personalidades, longe disso :)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...