quinta-feira, 29 de março de 2012

Fenómenos aéreos por desmistificar


Devo ser ruim como as cobras, porque os infortúnios, papo-os todos!
Ande 10 horas, ande 1 hora de avião, e quando o dito está a aterrar, os meus ouvidos parece que vão rebentar. Nem pastilhas elásticas, nem tampões para os ouvidos se fazem valer. Saiu do avião completamente descontrolada (como diz a Zunfinha). Saiu de lá sem saber o meu Norte. Saiu de lá com os ouvidos a zumbir, caramba! As horas seguintes, tenho extrema dificuldade em ouvir. Falar, é a gritar, porque perco a noção da real realidade que me encontro. A cabeça, essa, parece que vai explodir, tal não é a pressão existente. Depois, faz-me extrema confusão, quando olho para os lados e as pessoas estão como se nada fosse, na boa. Eu, a desgraçada, a contorcer-me toda, numa figura de coitadinha. Oh Céus! Obviamente que questiono o meu decote, se porventura sou eu que sou uma rural de quinta, que não se aguenta ao tranco com tal situação, ou o quê? É óbvio que ele responde que não, não me aguento. Afinal, sou uma flor de estufa, o que quero? Oh, oh...
Depois, tenho que confessar que também me faz alguma espécie, quando o avião está a aterrar e os passageiros começam a assobiar e a bater palmas. Juro que por mais que as pessoas digam que é uma saudação ao piloto, assim como ao facto de descomprimir por se ter aterrado sem sobressaltos, não entendo, desculpem! Saudar o piloto por carga d´água?! Porventura, não é o trabalho dele? Transcende-me, pronto.
Descomprimir (!!), de facto cada um descomprime como lhe dá na real gana, mas parece-me que aqui, é um pouco (para não dizer muito), exagerado, principalmente quando se incomoda os demais. Mesmo que até alguns, possam estar no avião e vão na onda, tipo carneirinhos, a maioria (para não escrever, a grande maioria...), está na sua, e ter que levar com este tipo de manifestações. Paga-se um bilhete (caro), e ainda se tem que levar com filmes destes (bónus, querem ver)? É que depois, nunca me lembro de ver anunciado em lado algum, que vai existir uma performance a bordo, não me consta tal apontamento. Logo, torna-se descabido no mínimo, na minha óptica, claro!
Em suma, detesto andar de avião (mas adoro viajar). Fico com um humor dos Diabos (mas fico super feliz com a ida e depois com a vinda de regresso a casa)! E sim, estes apontamentos não me encaixam, de todo. Além de que, estes tais apontamentos só vêem agravar o meu panorama. (Uma dualidade estonteante, portanto)

24 comentários:

  1. Eu também fico assim e também me faz confusão olhar para os outros, que estão como se nada fosse.

    ResponderEliminar
  2. Felizmente não tenho medo nenhum! mas também não percebo porque se bate palmas, é ridiculo ainda mais que o pior é a descolagem e não a aterragem, mas pronto.

    ResponderEliminar
  3. Não me faz confusão, agora as palmas (?!) Nunca vi ninguém fazer isso aos motoristas dos autocarros por exemplo, ou até mesmo a mim LOL

    ResponderEliminar
  4. Tenho de admitir que das duas vezes que andei de avião não tive medo... mas bater palmas parece-me muito parvo.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que já gostei mais de andar de avião....com o passar dos anos parece que vou ficando com mais medo....

    ResponderEliminar
  6. ESCLARECIMENTO:

    Oi?! O que me está aqui a escapar? Ou será que é antes a vocês que vos está a escapar algo (quem comentou nesse sentido, obviamente)?

    Nunca, em tempo algum, escrevi no post que tinha medo de andar de avião. Sinceramente, não sei porque fizeram essa leitura do post. O que está bem patente, é o facto dos meus ouvidos serem bastante sensíveis (pelos vistos), e não aguentar a pressão quando estou no ar. Daí o meu extremo incómodo quando ando de avião. Sim, é quase uma tortura quando o avião está a aterrar.
    Posto isto, o que me afecta fisicamente é isto! Tudo o resto que foi relatado no post, são picuinhices minhas, vá. :)

    ResponderEliminar
  7. Pronto, os teus ouvidos é que não gostam nada dos aviones :D
    Já viajei muito e já vi muita gente aflita, então as crianças, credo..
    Se nada ajuda, bah grande treta !!!

    ResponderEliminar
  8. Eu cada viagem que passa mais detesto andar no dito por tudo o que disseste e porque acho que eles juntaram mais os lugares e a malta vai apertada como tudo.

    ResponderEliminar
  9. Eu cada viagem que passa mais detesto andar no dito por tudo o que disseste e porque acho que eles juntaram mais os lugares e a malta vai apertada como tudo.

    ResponderEliminar
  10. Nunca andei de avião ( =( ), mas essa das palmas também me transcende. Se fossemos por aí também bateríamos palmas ao taxista, ou ao motorista do autocarro.. Era lindo!

    ResponderEliminar
  11. Ia sugerir para a próxima ires de barco, mas como alguns têm encalhado, o melhor mesmo é ir de bus ou comboio se tal for possível!

    ResponderEliminar
  12. Nunca andei, não sei como é tal experiência. Mas já vi que para os teus lados não é muito boa :p

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho o mesmo problema!! Para já as flutuações todas que o avião faz, metem-me um medo do caraças, e depois o zumbido terrivel que me fica nos ouvidos durante horas a fio deixa-me mesmo de mau humor!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Por acaso os meus ouvidos não se queixam...que se queixa sou eu, principalmente viagens longas, não gosto :)

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto de viajar e muito... e já tenho saudades de sentar o meu rabiosque num bicharoco desses!
    Mas há coisas que realmente transcedem mas prontos... há que levar com eles :)

    ResponderEliminar
  16. Mas andar de avião também é cultura. Pelo menos foi à custa de uma avião que me "lixou os ouvidos" que soube o que era o raio do síndrome de ménière. Uma doença muito "in", convenhámos. Parece doença de "socialite".

    Imaginem:

    "- Então Ni, sofre de alguma doença querida?

    - Nem me fale Lulu, sofro do síndrome de ménière.

    - Ai que horror..."

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  17. kkkkk adorei seu post!
    as palmas...kkk

    ResponderEliminar
  18. heheheheh Pois eu gosto e quem me dera poder apanhar amanhã já um para ir de férias!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  19. Também nunca percebi muito bem isso da saudação ao piloto.

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho o problema resolvido.
    Como tenho pavor de voar... já tá!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Já eu, se pudesse não andava de outra maneira a não ser de avião. Acho super confortável, os meus ouvidos não se queixam, portanto tudo na maior. Mas realmente também não percebo muito bem a saudação ao piloto. Quando andamos de autocarro ou táxi, quando chegamos ao destino também não batemos palmas ao motorista, pois não?

    ResponderEliminar
  22. Isso acontece porque à medida que o avião sobe ou desce a pressão atmosférica baixa ou sobe, pelo que existe uma ligeira expansão do avião, que é compensado pelo pressurização do avião (sistema mecânico). Acontece que nem sempre a pressurização é feita de forma linear, de modo a simular a pressão atmosférica. Quando existem ouvidos mais sensíveis à variação atmosférica a bordo esta pessoas sentem dores e mau estar. Há quem tenha tonturas e chegue perder a consciência.

    Por outro lado, a pressão auricular também existe com os pés bem assentes no chão... por exemplo quando o chefe nos melga a cabeça... :P

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  23. Folgo em ler que há quem padeça do meu mal. Não que isso vá deixar-me feliz mas, não me sinto sozinha. (Risos)
    Assim como também noto quem não padeça. Isso já tinha concluído no post. No entanto, são as vossas experiências, que gosto bastante quando são partilhadas.
    Agradeço a explicação mais extensa, alargou-me horizontes. :)

    Contudo, o fenómeno, ninguém arranja explicação como eu. (Risos)

    Kiss

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...