segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um homem e uma mulher, amizade não pode existir?


Sou uma pessoa muito selecta. No que toca as amizades então, é gritante. Como costumo dizer "conhecidos, tenho resmas, amigos, conta-se pelos dedos das mãos." - Porque de facto, é exactamente esse o panorama. Depois, abreviando, lido muito melhor com homens. É outro facto, portanto. Não quero dizer com isto que não tenha amigas, não! Aliás, tenho algumas que moram aqui, no meu coração. No entanto, num modo geral, sem dúvida que o meu feitio, e a minha paciência (diga-se de passagem), inclina-se mais para o sexo oposto. Com isto, tenho muitos amigos homens. Não tenho problemas de sair e ir beber um copo. Almoçar, ou outra coisa do género. Ligar só porque sim, quiçá uma mensagem nos mesmos parâmetros. O importante aqui, é não descurar a amizade. Acho normalíssimo duas pessoas de sexos opostos manterem uma amizade, uma grande amizade somente. Sem segundas, terceiras ou até quartas intenções. Porque sim, é possível tal "fenómeno" acontecer. Por mais teorias que haja, que os sexos atraem-se e mais não sei quantos. Ou se há uma grande proximidade pronto, é porque ali tem interesse para ir para outros meandros. Esquecendo-se quem pensa que as pessoas não andam aqui só por andar (sem generalizações). Contudo, o certo é que também é perfeitamente normal não existir química para os tais meandros. Como até nem ter que  obrigatoriamente passar pela mente de nenhum dos intervenientes outro tipo de relação, a não ser a que têm. Posto isto, irrita-me solenemente quando noto pessoas à minha volta a questionar relações assim. Tal como, pessoas do mundo. E, às tantas, questiono-me se é algo assim tão transcendente? O que é assim de tão utópico? Uma amizade entre duas pessoas de sexos opostos, não pode ser só baseada nisso mesmo? Qual é o drama? Qual a confusão em torno de algo tão simples?! É que parece-me, que aqui, o que se prende, não é a amizade existente, mas sim a mente poluída dos demais que estão programados para o suposto óbvio. Porque os estereótipos assim ditam. Logo, não conseguem, ou nem tentam fazer um esforço para canalizarem as suas energias, pensamentos e afins para o que efectivamente seria proveitoso. Porque depois, o que salta à vista, são os juízos de valores, que são extremamente predominantes numa análise que poderia ser límpida como o tema assim o exige.

25 comentários:

  1. compreendo mas a maioria da sociedade generaliza o que normalmente seria o óbvio, mentes poluídas como bem escreveste. acho normal ter amigos como acho normal os homens terem amigas. aqui por casa sempre fomos assim mas (acredita) em família evitamos falar de amizades porque a tal maioria não vê com bons olhos as amizades com sexos opostos, principalmente os mais velhos.

    ResponderEliminar
  2. Também concordo contigo, mesmo no meu local de trabalho lido mais com homens e sinceramente acho-os mais fáceis de lidar, mais terra a terra e sinceros.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo. Claro que pode existir amizade. Eu tenho vários amigos homens, com quem saio para jantar, beber um copo, com quem converso sobre tudo e mais alguma coisa, e não há ali qualquer outro interesse de qualquer uma das partes. Já tive amigos a dormir em minha casa após uma noitada sem que isso implicasse fosse o que fosse. A confusão está mesmo na cabeça de certas pessoas que gostam sempre de especular sobre aquilo que não sabem ou não entendem.

    ResponderEliminar
  4. Olha, subscrevo tudo o que escreveste, Essência!
    Acrescento ainda que o meu melhor e mais antigo amigo, é uma pessoa fantástica e que por acaso, é do sexo masculino. E sim, sempre fomos "só" amigos :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Desde que não haja o mínimo de atracção... claro que podem ser amigos.

    ResponderEliminar
  6. Tesn razão, claro quepode existir amizade entre sexos opostos, acontece frequentemente é passar da amizade para algo mais e o permanecer exclusivamente amigo faz mesmo confusão a muita gente. No entanto deixa-me acrescentar que existem muitas pessoas que apesar de terem amigos do sexo oposto não sabem manter os limites e às vezes, a amizade passa a ser um pretexto para os affairs, casos coloridos, etc...
    Mas continuo a crer que é possível sim, ter amigos do sexo oposto, desde que saibam qual é a sua posição e a mantenham!

    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso também gosto mais de me dar com amigos homens são bem menos complicados!!!
    isso de juízos fica para quem não tem nada que fazer.....não ligo!

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho mais amigos homens do que mulheres...somos como irmãos!!

    ResponderEliminar
  9. A amizade pode existir, desde que nenhum dos dois sinta atracção. Nem sempre é fácil encontrar homens assim...beijo

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho vários amigos homens!! Acho perfeitamente normal ter amigos de ambos os sexos.
    No entanto, parece que só nós mulheres é que achamos possivel a amizade com um homem! De acordo com o que tenho lido, a maior parte deles tem outras intenções para além da pura amizade :)))

    ResponderEliminar
  11. Tema corrente e recorrente no meu espaço.

    Sempre tive poucos amigos e destes a maioria do sexo masculino.Sabem coisas de mim que mais ninguém sabe, sendo que o inverso também é
    verdadeiro.

    No meu ponto de vista é possível uma amizade entre duas pessoas de sexo diferente. Mas, penso que todos nós quando temos como melhores amigos alguém do sexo oposto nos questionámos, pelo menos uma vez, se há o perigo de ultrapassar o "limbo". E tal acontece porque na amizade a cumplicidade, o respeito, a partilha são tão ou mais intensas que no amor. Alguém escreveu que para existir amizade entre um homem e uma mulher há que existir uma incompatibilidade física sob pena de ultrapassarmos a "fronteira". Não sei se será essa razão ou não. Mas sei que se pode perder uma amizade de anos por não ter sido possível fugir do outro lado da "fronteira".

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Pode existir, sim, desde que não haja qualquer tipo de atracção um pelo outro.

    ResponderEliminar
  13. Penso que tal estereotipo existe devido ao facto de mesmo que não haja quimica entre um homem e uma mulher a não ser a amizade tal se pode vir a desenvolver. Se acontece sempre? Talvez não, se acontece por vezes, é capaz. Acho que pode existir sempre amizade entre homens e mulheres mas quem está de fora entende sempre ver mais, porque, como é bem sabido, uma amizade entre homem e mulher é tantas vezes o primeiro passo para o resto, embora possa também não ser.

    ResponderEliminar
  14. Como em todas as amizades, seja entre mulheres-mulheres, homens-homens ou mulheres homens a amizade é aceitável desde que estejam em sintonia. Desde que estejam os dois conscientes do sentimento da relação.
    Quando uma das partes tem um interesse além de uma amizade e esta não é correspondida, esse elo de amizade ganha desequilíbrio, e a pureza da amizade pela amizade se perde.

    Em particular a relação homem-mulher, onde a base é da relação é puramente a amizade, implicar "algo" mais... é pura aplicação de estereótipos e preconceitos.

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  15. Claro que pode haver. Tenho imensos amigos homens, muito mais que muitas mulheres, eles são meus confidentes. Bj**

    ResponderEliminar
  16. Eu concordo plenamente contigo, é normalíssimo a amizade entre um homem e uma mulher e quem não acredita nisso é porque tem uma mente depravada.
    Beijos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  17. Mas pode haver uma grande amizade e química, também.
    Prefiro a amizade masculina.
    Nós mulheres vemos mal onde ele não existe.
    Quero lá saber se aquele homem ou mulher, que conversam serenamente no café ou em qualquer outro lugar têm uma relação, ou não, só porque estão juntos.
    Quantas vezes tomei café, bebi um copo com bons amigos, pais de filhos e nunca isso me comprometeu.
    As pessoas vêem mal em tudo, quando não lhes toca a vez (unca digas nunca).

    ResponderEliminar
  18. Eu compreendo o que dizes e até sou como tu. Também me dou mais com amigos-homens... É diferente.

    beijo

    ResponderEliminar
  19. Olá Essência, em relação ao teu comentário,
    oh claro que esse facto não é algo que vá influenciar alguma coisa, simplesmente, é algo a que eu não fico indiferente xD.

    ResponderEliminar
  20. Sempre me dei melhor com os Homens, triste de mim se tivesse uma relação com cada amigo meu. O problema é mesmo a mente das pessoas.

    ResponderEliminar
  21. sem dúvida! e ter amigos homens muitas vezes até nos permite ver a vida através da sua forma de ver. beijo

    ResponderEliminar
  22. Claro que sim. Eu adoro cada vez mais ter amigos homens, nós desabafamos um com o outro sobre tudo...quase como se fossemos irmãos. Damos conselhos nos amores e desamores e não passa disso mesmo, uma amizade! Bonita e sincera, como raramente há com as mulheres...

    ResponderEliminar
  23. É sempre bom ler as vossas perspectivas. Obrigada. ;)

    Kiss

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...