terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As minhas últimas aquisições literárias


Sinopse:
"A casa vive um mês por ano na escuridão. O escritor está fechado na casa, no seu mundo.
A escrita e a mulher amada brotam de um único lugar onírico, luminoso. Na casa vivem também uma mãe embrutecida pela dor, uma escrava silenciosa, uma multidão de gatos que se apropriam do espaço e dos humanos que o habitam.
O mundo fora da casa é um país que vive na impassibilidade das regras estabelecidas, arrastado pela inércia, depurado pelas prisões, embalado pela literatura. Mas eis que chegam os invasores e, com eles, a escuridão absurda que a barbárie daquela civilização já não sabe como encarar nem combater. A casa transforma-se então num asilo de seres mutilados, violados, brutalizados quotidianamente. Mas é também, ainda, um jardim: um jardim de infância dos filhos dos invasores.
Amputado na sua capacidade de escrever, sonhar e amar, o escritor é salvo da morte em vida apenas pela força amorosa das crianças, transportado para o absoluto pelo manto unificador da podridão que se abate sobre todos os humanos, invasores e invadidos.
Podendo ser lido como uma magistral alegoria do fim de uma civilização que é, sem dúvida, a nossa ou como uma denúncia, violenta na sua doçura, da barbárie que nos submerge sem que nos demos verdadeiramente conta, Uma Casa na Escuridão é um romance onde José Luís Peixoto consegue um equilíbrio miraculoso entre o pensamento do negrume que nos ameaça enquanto espécie e o júbilo de ternura que nos resgata e que resgata, sempre, a escrita do autor para um espaço verdadeiramente intocado e novo."



Sinopse:
"México, 1935. Harrison Sheperd trabalha em casa do moralista Diego Rivera e da sua mulher, Frida Kahlo, com quem estabelece uma amizade profunda e duradoura. Por vezes cozinheiro, outras vezes secretário, mas sempre observador, o jovem regista todas as suas experiências em diários e cadernos. Quando o líder bolchevique Trotsky se refugia em casa dos artistas, Sheperd vê-se inadvertidamente impelido por ele e o seu objectivo de levar uma vida invisível fica pelo caminho. Mais tarde, de volta aos Estados Unidos, onde nasceu, Shepaerd acredita que se pode recriar e reclamar a sua própria voz enquanto autor de romances históricos. Inesperadamente, vê-se vítima de um rumor, numa época dominada pela "caça às bruxas", que pode colocar a sua vida em risco… Um poderoso e importante romance acerca da identidade, da nossa ligação ao passado e do poder criativo e destrutivo das palavras."





Sinopse:
"Durante quatro semanas O Dia Que Faltava foi o romance mais vendido em Itália. O quarto livro de Fábio Volo destacou-se no país de origem do autor, motivo que o levou a ser vendido para países como a Alemanha, Rússia, Grécia e Portugal. Na obra, Giacomo e Michela encontram-se todos os dias de manhã no eléctrico, a caminho do trabalho. Não se falam, apenas trocam olhares, mas para Giacomo esse momento transforma-se rapidamente no mais importante do dia. Até que uma manhã, sem que nada o previsse, Michela aborda-o e convida-o para tomar café, somente para lhe dizer que vai partir para Nova Iorque e não se vão voltar a ver. Mas quanto tempo resistirá Giacomo a correr atrás de um sonho? Um romance que reflecte sobre os desafios do amor, da amizade e dos sonhos. O autor já foi entrevistado por meios como La Stampa, Vanity Fair, Corrière della Sera, Grazia, La Republica e Donna Moderna."





Sinopse:
"De leitura compulsiva e emocionante, Dezembro é uma obra de uma originalidade maravilhosa e de grande impacto emocional.
A pequena Isabelle, de onze anos, não diz uma palavra há quase um ano. Desistiram dela quatro psiquiatras, classificando o seu silêncio como impenetrável. Os seus pais sentem-se incrédulos e aterrorizados com o isolamento da filha e com o facto de gradualmente estarem a perder o controlo sobre a vida familiar. A escola de Isabelle, que até agora tomou a atitude extraordinária de a deixar fazer os testes e trabalhos em casa, está prestes a expulsá-la, obrigando os seus pais a confrontarem-se com a possibilidade de aquilo que julgaram tratar-se de uma extravagância de adolescente, uma fase, ser afinal uma transformação definitiva, um isolamento de onde a filha poderá nunca vir a sair.
Dezembro dá vida a um quadro inesquecível de uma família em crise e de um mês na vida de uma rapariga inteligente e fascinante, encerrada num isolamento criado por si própria e do qual só ela pode decidir libertar-se."

- Obrigada a ti pelo presente de aniversário.





Sinopse:
"Uma mulher acorda num cemitério ferida e a sangrar, completamente amnésia. Não sabe quem é nem o que faz ali.
É socorrida por um polícia que acabara de chegar a Los Angeles. Alguns dias mais tarde, é apanhada de surpresa ao ser finalmente identificada pelo marido, nada mais nada menos do que Alex Rivers, o famoso actor de Hollywood.
Cassie fica deslumbrada pelo conto de fadas que está a viver. Mas nem tudo parece correcto e algo obscuro e perturbador se esconde por detrás daquela fachada de glamour. E é só quando a sua memória começa gradualmente a regressar que a sua vida de cenário perfeito se desmorona e Cassie enfrenta a necessidade de fazer escolhas que nunca sonhou ter de fazer."

- Obrigada a ti pelo presente de Natal.





Sinopse:
"Esta história, impressionantemente tocante e realista, retrata a vida de Joana, uma adolescente que perdeu a melhor amiga (Marta) por overdose. Sentindo a sua falta, Joana começa a escrever-lhe cartas a contar-lhe o seu dia-a-dia, usando-as como uma espécie de diário, que lhe dá uma sensação de proximidade de Marta, que conhecia desde criança e com quem sempre teve segredos e cumplicidade.
incompreendida pela família (a mãe que passa horas na loja onde trabalha, o irmão difícil, o pai ausente) e pelos colegas, comete alguns erros e algumas mudanças, acabando por se apaixonar pelo irmão da defunta amiga e envolvendo-se com ele.
No livro, aparecem as cartas, do retrato da vida desta adolescente só, que conforme vai entrando em decadência, vai alterando o branco do quarto, tornando-se mais colorido (mas não de uma forma boa).
Termina com o pai dela, a acabar de ler aqueles "relatos", sentindo-se impotente por não ter estado lá para ela, por não ter percebido nada...e por não ter conseguido evitar que, tal como Marta, Joana morresse."

- Comprei o livro ainda este começo de ano (2012), e, só sei que o li em duas noites. De facto é impressionante tal relato. De facto é impressionante tal realidade do estar e não estar. A ausência nua e crua. Arrepiante.




Sinopse:
"Da autora de Pelo Mundo Fora, a história intensa e arrebatadora de duas irmãs que vão ficando mais íntimas à medida que a distância física as separa. Louisa e Clem são duas irmãs que se amam cada vez mais à medida que a distância física as separa. Louisa é a irmã mais velha, a estudante conscienciosa e meticulosa, aquela que deseja um bom casamento, uma carreira, uma família. Clem, o protótipo da irmã mais nova, é a rebelde: impetuosa, iconoclasta, empenhada no seu trabalho mas não nos homens que por ela se apaixonam. Alternado pelas vozes das duas irmãs, Vejote em Todo o Lado começa quando elas estão na casa dos vinte anos e desenvolve-se ao longo das suas vidas numa história intensa e arrebatadora sobre aquilo que conseguimos ou não fazer pelas pessoas que amamos. Marcado pelos pormenores sensitivos e pelas descrições cativantes que caracterizam a obra de Julia Glass, Vejo-te em Todo o Lado é um retrato duplo impressionante e comovedor que revela a natureza das relações entre irmãs."

- Sei qual foi o real motivo porque o livro foi comprado. No entanto, o tempo, é o melhor remédio. Obrigada. 




Sinopse:
Breve História de Amor é o desfile de retratos autênticos sobre relações quotidianas. Caminhos do acaso que levam homens e mulheres a cruzarem os seus destinos, por vezes, nas circunstâncias mais surpreendentes.
Pessoas que se encontram, ou se reencontram, que se unem ou se separam, sentimentos intensos e irreprimíveis que determinam as suas vidas e alteram bruscamente e sem aviso os seus destinos. Através de uma descrição intensa e cirúrgica, Tiago Rebelo conduz-nos aos pensamentos mais íntimos das personagens que tantas vezes se confundem com os nossos.
Autor de romances bem conhecidos do público, como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda ou Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo oferece aos leitores a versão original das melhores histórias publicadas ao longo de mais de um ano na revista Domingo, do Correio da Manhã, e ainda o conto inédito Amores Indeléveis.




Sinopse:
"Este bestseller do New York Times tem inspirado milhares de pessoas em todo o mundo. Baseado nas experiências pessoais da autora, Um Ano à Beira-Mar é uma obra autobiográfica sobre o percurso de uma mulher até à auto-descoberta e auto-realização.
Quando o marido lhe comunicou que teria de mudar-se para outra cidade por razões profissionais, Joan Anderson soube instintivamente que não o acompanharia nessa mudança. O desgaste da relação e a saída de casa dos filhos de ambos apontavam-lhe outro caminho. Foi então que decidiu passar uma temporada numa casa da família, junto ao mar. Quem sabe se algum afastamento da vida quotidiana, até aí inteiramente dedicada ao marido, aos filhos e ao lar, não seria aquilo de que estava a precisar? Quem sabe se o ritmo das marés não seria o tónico necessário para uma transformação interior que lhe devolvesse a auto-estima e o prazer de viver?
Durante o ano seguinte, Joan desfrutou da solidão, viveu novas experiências e aprofundou a sua própria personalidade. Descobriu o seu lado mais íntimo e determinada a sair do marasmo em que se encontrava decidiu tomar as rédeas do seu futuro. O resultado? Um livro inspirador e cheio de reflexões no qual os sentimentos assumem um protagonismo especial."

- Estes dois últimos dois livros da lista, foram comprados porque mais tarde ou mais cedo irei ler. Porquê? Eu sei!


- Por motivos que me transcende, não me foi possível passar para aqui a imagem de mais um livro. Assim sendo, passo o link directo à página onde se encontra o mesmo (aqui). Passo também na íntegra a sinopse, mas antes, quero agradecer a ti minha querida amiga pelo presente de aniversário. Obrigada.

Sinopse:
" Salto alto: pelo menos seis centímetros que elevam o calcanhar, alterando o centro de gravidade do corpo e fazem recair todo o seu peso sobre a parte frontak do pé. Não são confortáveis, não são práticos, não são ecológicos. Desafiam a racionalidade, fazem mossas, intrigam os homens.

Qual a melhor dieta do mundo? Como se prepara para a arrasar em menos de nada? Como entreter os filhos sem um tostão? Serão felizes os casais que só têm sexo depois do casamento? E, afinal de contas, é assim tão diferente a vida quando vista pelos olhos de uma mulher?

Diariamente, no blogue do sítio do semanário Expresso, Ana Areal, Liliana Coelho, Paula Cosme Pinto, Sofia Rijo e Solange Cosme traçam as linhas com que se cose a palavra -feminino- nos dias de hoje.
Agora editado em livro, em cinco diferentes secções (Saúde e Bem-Estar, Família, Amor e Sexo, Moda e Consumo, Insólitos), estas cinco mulheres oferecem-nos uma visão muito própria do nosso dia a dia, sem abrir a mão da irreverência - porque podemos levar a vida a sério quando a vemos do cimo de um salto alto."




Sinopse:
Irena reencontra Josef por acaso no aeroporto de Paris. Ambos viajam de volta a Praga, reerguida segundo as regras capitalistas depois da queda dos regimes comunistas do Leste Europeu, em 1989. Em comum, eles têm uma história de exílio e um sentimento profundamente nostálgico em relação à paisagem tcheca. Neste romance sobre a memória, Milan Kundera subverte a noção de nostalgia. O escritor relembra a etimologia da palavra, que em sua origem grega remete ao "sofrimento causado pelo desejo irrealizado de retornar". Esse sentimento liga-se também à ignorância; só há nostalgia daquilo de que não temos mais notícia. Como afirma o narrador, "acaso" é um outro modo de dizer "destino". O fascínio que as coincidências e os pequenos retornos exercem é aquele da consciência do presente e de sua ligação com o passado. Na memória, os acasos se harmonizam e ganham beleza.

- Actualmente, estou a ler este livro, que assim como aconteceu com o livro "Insustentável Leveza do Ser", este, tem se mostrado brilhante!

Ler, liberta-me a alma e, a mente.

13 comentários:

  1. Não tenho nenhum desses!! Mas parecem-me óptimos!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Essencia já há algum tempo que não conseguia comentar no teu blog agora vim pelo Goggle crome e lá deu!
    Adoro livros!
    Tenho uma prenda para ti no meu post!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. A lua de Joana ofereci há já alguns anos à minha filha mais velha e é um dos livros favoritos dela.

    ResponderEliminar
  4. Boas escolhas. E aí tens muito para ler. Boas leituras. Bj**

    ResponderEliminar
  5. Já posso comentar o teu blog... aleluia Essencia.
    Bons livros há aqui alguns que quero ler ainda este ano.
    Boas leituras

    Bjstos

    ResponderEliminar
  6. Mas a feira do livro não é só em Maio???!!! ;-)

    Boas escolhas com uma excelente entrada, pelo menos, presumo: ainda não li este mas gosto muito do J.L. Peixoto.

    ResponderEliminar
  7. Li a lua de Joana e reli, e recomendo e quando posso volto a ler. Linda a história. Comovente. Adoro!

    ResponderEliminar
  8. Bolas, isso é tudo vontade e gosto de leitura?!! Invejo-te por uma e por outra, sendo caso disso! :)

    ResponderEliminar
  9. Palco,

    Bom sinal! ;)

    Nokas,

    São, acredita! :)

    estrela,

    Obrigada pelo miminho e, ainda bem que já consegues comentar. :D

    Enfant,

    Eh pá! Quase e bem. ;)

    NI,

    Adorei simplesmente. Leitura fácil mas que nas entrelinhas deixa tanto... arrepiante! ;)

    Tanita,

    Obrigada! ;)

    abspinola,

    Não percas muito tempo. Estou a ver que o Roupa Prática tem dado cabo da cabeça a vocês. (Risos)
    Ainda bem que já consegues comentar. :D

    YelloW,

    Seja bem aparecido! :)

    Risos... a feira do livro é quando nós queremos. Assim como o Natal e por aí em diante...
    Concordo, o José Luís Peixoto é excelente. Tenho alguns livros dele e são bons, muito bons! :D

    Miss B,

    Assino por baixo! :)

    Bloguótico,

    Oh, oh! Mas isso nem parece teu, Sacaninha! :S

    Kiss

    ResponderEliminar
  10. Gostava de ler aqui a tua reflexão final de cada uma dos livros! :)

    beijo
    Sutra
    P.S.: Boas leituras... ;)

    ResponderEliminar
  11. A lua de joana foi daqueles livros que marcou a minha adolescencia!!! =)

    http://girls-stuff-11.blogspot.com/

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...