sábado, 5 de novembro de 2011

Apontamentos de leitura


Ficou na retina...

"Se existisse uma religião do Annaísmo, e eu tivesse de explicar como tinham os seres humanos chegado à Terra, seria assim: no início, não existia absolutamente nada, excepto a Lua e o Sol. E a Lua queria surgir durante o dia, mas havia algo muito mais brilhante que parecia preencher todas aquelas horas. A Lua ficou esfomeada, cada vez mais magra, até que se tornou apenas uma fatia de si própria, e as suas pontas eram afiadas como uma faca. Por acaso, porque é assim que a maior parte das coisas acontece, ela abriu um buraco na noite e de lá saíram milhões de estrelas, como uma fonte de lágrimas.
Horrorizada, a Lua tentou engoli-las. E por vezes isso resultava, porque ficava mais gorda e mais redonda. Mas na maior parte das vezes, não resultava, porque havia demasiadas estrelas. As estrelas continuavam a surgir, até fazerem o céu tão brilhante que o Sol ficou com inveja. Ele convidou as estrelas para o seu lado do mundo, onde havia sempre luz. O que ele não lhes disse, porém, foi que durante o dia, elas nunca seriam vistas. Portanto aquelas que eram estúpidas saltaram do céu para o chão, e congelaram debaixo do peso da sua própria insensatez.
A Lua fez o melhor que podia. Esculpiu cada um destes blocos de remorso transformando-os num homem ou numa mulher. Passou o resto do tempo a observar para que não caíssem mais estrelas. Ela passou o resto dos seus dias agarrada ao que lhe sobrou.

- Jodi Picoult, "Para a minha irmã"

7 comentários:

  1. Em sonhos, talvez assim seja pocivel sobreviver.

    ResponderEliminar
  2. gostei tanto de ler esse livro essência :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca li Jodi Picoult. Confesso que não sei o que será o Annaísmo (decorre do nome Annaís – pura, sagrada – ou da mítica Anaís Ninn – para alguns profana e “pecadora - ??) e qual o elo com esta estória. Reconheço que ler uma parte sem ler o todo poderá dar azo a imprecisas interpretações. Mas, na verdade, não consigo gostar deste trecho. O livro chama-se “A minha irmã”. Aqui vejo a inveja do Sol perante as suas irmãs estrelas. É uma estória plena de incoerências. Não basta pincelar com cores poéticas quando no seu todo não resulta um quadro harmonioso.

    ResponderEliminar
  4. Quero tanto encontrar esses livros em formato digital!

    ResponderEliminar
  5. É por isso que todos procuramos um lugar ao Sol!! :)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...