terça-feira, 25 de outubro de 2011

Umas dicas ao jeito da Essência


Todos sabemos que estamos em crise. Temos que apertar o cinto e tudo mais...
Também sabemos que existe quem de facto siga à risca todos os alertas para diminuir o fosso que está instaurado na sociedade que é resumido na pobreza. Como também, há quem faça orelhas moucas e que não queira saber de nada. Contínua no mais do mesmo com chapa ganha, chapa gasta. Pois o rendimento que entra (infelizmente), não abrange as despesas fixas que a grande maioria das pessoas têm. E sim, é revoltante a situação que nos encontramos. Sim, é desgastante perceber que temos que pagar pelos erros de outros, assim como sabemos também que, nem todos pagam o mesmo. Sem falar nas incongruências que vamos ouvindo por aí dos nossos ministros .. pois sabemos disso e muito mais! Mas, não nos adianta estar a bater em ponta de faca. Temos que contornar os obstáculos e, cada um à sua maneira, lidar de forma racional com todo este problema global. Isto porque acaba por afectar num todo em tudo na vida de cada indivíduo  Assim sendo, deixo textualizado pequenos apontamentos do que tenho vindo a fazer. Porque essencialmente, acredito que são melhorias, por mais insignificantes que possam ser.

- Ter atenção às lâmpadas que temos em casa. As económicas são um pouco mais caras (no imediato/compra), mas depois, na factura, se vê e bem o investimento dado. Eu uso em casa só essas lâmpadas e, garanto que é uma diferença brutal na facturação. Assim como ter cuidado quando saímos de um compartimento e desligar a luz. Não custa nada e poupa-se tanto.
- A água. Ter atenção não deixar a torneira a correr.
- Não ir às compras com fome. É um erro tremendo!! Trazemos sempre mais do que desejado e a grande maioria das vezes só vai para o carrinho, coisas supérfluas  Assim como fazer uma lista exacta do que se pretende. Isto porque, não se corre o risco de andar a passarinhar de corredor em corredor e esbarrar com tentações e, não só... (ainda sobre as compras no supermercado): Há marcas brancas que fazem precisamente o mesmo efeito do que a marca XPTO. Nomeadamente o sal, açúcar  ervilhas e etc. (Coisas do género)
- Optar por andar com dinheiro na carteira e não o cartão de crédito. Quando usamos dinheiro vivo, automaticamente consumimos menos 12% a 18%. Isto porquê? Porque temos a noção exacta (quando temos o dinheiro na mão), do dinheiro que estamos a gastar. E inevitavelmente temos sempre a tendência para nos contermos um pouco mais. Experimentem! Saem um dia de casa com dinheiro e outro com o cartão e vejam a diferença. Verão concerteza que na saída com dinheiro foram muito mais poupadinhos.
- Reciclar roupa que está no roupeiro no tempo da Maria Carqueja e que não usam porque o mais fácil e cómodo é comprar modelitos novos. Vejam bem o que lá têm pois de certo que ficam com o guarda-roupa novo com certas e determinadas remodelações nas peças. É tudo uma questão de imaginação e claro, vontade de poupar (aplica-se nas malas, acessórios e até sapatos).

É revoltante sim, quem trabalha o mês todo e nada consegue juntar, nada consegue ver do que ganhou. Isto porque o raio do dinheiro voa assim num ápice. Mas, com o panorama que temos, o bom-senso convém ser uma constante. Estas medidas entre outras tantas, poderá ser um espelho disso.

19 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo o que escreveste... Neste momento de maior "aperto" nunca é demais relembrar e partilhar alguns "truques" para se poupar um pouco mais e controlar o consumismo!

    beijo
    Sutra
    P.S.: Eu confesso... gosto é de desapertar o cinto!! :D

    ResponderEliminar
  2. Concordo! Deve-se ter especial atenção aos gastos.
    ainda bem que eu desde que comecei a trabalhar, tenho uma segunda conta onde entra dinheiro todos os meses. Está lá para seguros do carro, algum arranjo que seja preciso. E fico só com um X para usar durante um mês. Prefiro poupar, do que precisar e não ter nem 1 €.
    Bons conselhos Querida :) **

    ResponderEliminar
  3. Belos conselhos Essência mas sabes que a maioria das pessoas acha que exige imenso sacrificio viver DENTRO das suas posses. É um raciocinio que não entendo, eu vivo desempregada, tenho uma casa própria (que aluguei) e o Txugo também tem casa prórpia (que alugou) e vivemos os dois num apartamento que nos custa a módica quantoa das nossas duas rendas juntas!!!!!!!! E vivemos, não sobrevivemos e um dos testes cruciais pelos quais tive de reaprender a fazer esta ginástica financeira foi o facto de ter ficado de baixa nos últimos tempos e aí sim, aprende-se a não estargar porque poupar sempre poupei, todos os santos meses tiramos dinheiro e posso dizer-te que tenho uma conta poupança que me permite viver (e nãosobreviver) durante mais de 6 meses caso não receba dinheiro de lado algum, pois agora estou a receber o subsidio de desemprego mas não é eterno. As pessoas precisam urgentemente de mudar alguns hábitos e precisam de ter, acima de tudo, consciência dos seus acots, depois não se andem ai a queixar, coitadinhas, pois ninguém lhes apontou uma pistola à cabeça para se endividarem. Quanto aos teus conselhos, tenho lampadas economizadoras em casa, pelo menos e sem exagero, desde que vivo com o Txugo, há 5 anos e ainda não precisei que trocar.....lá está!

    Beijocas e desculpa o testamento!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Nunca é demais relembrar truques para economizar...infelizmente ainda há quem viva acima das possibilidades!

    ResponderEliminar
  5. Adorei tudo o que escreveste Essencia, tanta verdade nestas palavras e os conselhos que dás já eu dei á tanta gente.
    Agua fechar quando não é necessario
    Lista de compras sempre na mao
    Comprar o essencial
    Bio Horario EDP em casa, sempre.
    Cartão Credito arrumado em casa, so quando faço compras online é raro.
    Dinheiro sempre na carteira
    Marmita de casa e lanche
    Há tanta coisa que pidemos fazer para aliviar esta austeridade é so seguir a risca
    Lampadas Economicas há muito que utilizamos em casa.
    As pessoas estão mal habituadas Essencia, andamos a pagar os creditos dos outros, como já disse eu so tenho 1 credito que é da casa, nada mais, os 2 carros comprados a pronto e sabem como, durante 4 anos andamos a juntar para a carrinha e depois foi 1 ano a juntar para o carro.
    Miminhos para mim, quando necessito, 1º esta o piolho.
    Brinquedos para o Afonso só quando há dinheiro.
    Ele pede tanta coisa que já sabe perguntar " mãe quando tiveres dinheirinho podes comprar isto"
    É importante as pessoas terem e assumirem uma vez por todas que as mordonias acabaram e os tempos dificeis vem ai .

    Viva a Agricultura Biologica, na nossa hortinha já esta a ser cultivado o que é necessario para a mesa.

    Bjstos gostei do TEXTO.

    ResponderEliminar
  6. Esqueceste um apontamento muito importante - Se vires um político grita e diz que te bateu, depois pedes indemnização pelos danos causados, ele paga porque não quer confusões com os média e porque tem muito dinheiro!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem Essência é assim mesmo no poupar é que está o ganho!
    há tanta maneira de poupar é preciso é vontade!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. temos mesmo de pensar em economizar, os tempos não estão fáceis e mais vale revenir, e se vermos bem são pequenos gesto que no final do ano representam uma boa fatia do orçameto.
    Bj**

    ResponderEliminar
  9. Já faço isso tudo, menos andar com dinheiro na carteira. E a verdade é que se gasta mais... Mas nunca pensei que fosse entre 12 a 18%! Vou passar a levantar, custa mais pagar quando é em dinheiro vivo, é verdade!

    Beijocas*

    ResponderEliminar
  10. Eu estou neste momento a preparar uma acção de formação que vou dar daqui a uns dias e cujo tema é, precisamente, o consumo versus consumismo e as melhores formas de poupar. Algumas das dicas que mencionaste fazem parte de um lote bastante extenso.

    Nota - mas gostei da sugestão do L'Enfant Terrible, eheheheheheh

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Á excepção co cartão multibanco, que uso para tudo, sigo à risca o que aqui deixou regostado.
    E controlo tudo muito bem.
    Ah! Comprei tomadas com interruptor. É mais fácil desligar aquelas luzinhas do LCD, do DVD, do pc, etc.
    Resulta mesmo.

    :)

    ResponderEliminar
  12. Querida Essência, creio que todos nós, já mais ou menos colocámos em prática o que enuncias. Basta racionalizar o nosso dia-a-dia. :)

    ResponderEliminar
  13. Boas dicas para economizar, Essência.

    mesmo não sendo culpado pelos erros é bom se fazer o que pode para ajudar a melhor passar esses tempos de crise.

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Muita força para todos, pois os tempos serão bem complicados. :S

    Beijo, beijo

    ResponderEliminar
  15. Eu sigo isso tudo à risca, mas de vem em quando não dispenso um jantar fora bem acompanhada, se não pareço tipo boneco: casa-trabalho, trabalho-casa! E ao fim-de-semana também sei divertir-me sem gastar um tusto ou às vezes gasto tipo 10€ no dois dias (muito bom!!!!)

    ResponderEliminar
  16. Já faço muitas das coisas que sugeres!! beijinho

    ResponderEliminar
  17. Boas dicas. São coisas que não custam muito e até se podem tornar divertidas. Com uma boa dose de imaginação consegue-se, de facto, dar a volta ao guarda-roupa, até porque a moda é cíclica.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...