segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Deslumbramento


Há quem pense que o deslumbramento seja algo positivo, no sentido de estar a valorizar outro alguém. Passa também por enaltecer as suas virtudes. Em suma, que o estado de deslumbramento seja uma maneira de mostrar a outro alguém que o/a ama, admira, respeita, que está ali, atento/a.
Assim como, há quem pense exactamente o contrário. Ou seja, que esse estado seja negativo no sentido de ser uma ilusão óptica para quem está nesse mesmo estado e, ingrato para quem está em foco. Isto porque, as ilusões são como os balões de ar. São altivos na sua beleza, assim como magníficos na sua grandeza mas, depois quando rebentam, todo o encantamento desaparece...

Pragmático no entanto, o deslumbramento, pode ser visto como positivo, ou negativo?

14 comentários:

  1. para mim desde que não se torne em obsessão é sempre algo de positivo!é uma boa pergunta e dá sempre o que pensar, é exatamente como a ilusão, o fascínio... há sempre algo de negativo que os envolve.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Creio que pode ser as duas coisas. Mas geralmente é negativo, visto tal como disseste "as ilusões são como os balões de ar. São altivos na sua beleza, assim como magníficos na sua grandeza mas, depois quando rebentam, todo o encantamento desaparece..."

    ResponderEliminar
  3. É positivo mas deve-se ter consciência disso mesmo. Que pode ser um balão que arrebente e ficamos sem nada para vermos.
    Como já tive tantos balões que se foram ...
    :) **

    ResponderEliminar
  4. Acho que um pouco dos dois, mas um bem ou mal necessario. Pois muitas vezes temos de ter um pouco de deslumbramento na vida... o importante é ter consciência que é algo de temporário e que mais cedo o mais tarde, como um balão esvanece-se no ar.

    Kiss

    ResponderEliminar
  5. Já passei a fase dos deslumbramentos.

    Mas em determinadas alturas da vida eles podem ser positivos porque nos ajudam a prosseguir os sonhos e quando acabam...bom, apredndemos sempre qualquer coisa.

    Mas depois chegamos àquela idade em que a realidade se sobrepõem e encaramos as situações sem ilusões mas, em contrapartida, com uma enorme serenidade.

    O que é melhor? A fase do deslumbramento? Da realidade? Pois...

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. O Deslumbramento não se mostra... sente-se!
    Não acho que o deslumbramento seja ilusório, desde seja verdadeiro, desde que não seja para mostrar/agradar/aproximar a outro alguém que o/a ama, admira, respeita, que está ali, atento/a.

    O verdadeiro deslumbramento... não é passageiro, fica-nos na pele! Não é balão cheio de ar... é oxigénio, alimenta-nos! :)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  7. Teimo em considerá-lo pejorativamente, apesar do optimismo que me caracteriza! :p

    ResponderEliminar
  8. Tudo depende da pessoa da pessoa que se deslumbra, da pessoa que deslumbra e sobretudo do momento em que isso ocorre. É sem sombra de dúvida algo que tanto pode ser positivo como negativo, em partes iguais.

    ResponderEliminar
  9. O deslumbramento é positivo desde que com conta, peso e medida. Parece impossivel, mas não é.
    Mais. É tão bom andar deslumbrada com alguém ou algo...
    Eu estou deslumbrada com o meu novo (velho) amor e ando feliz. Logo não pode ser coisa má!!!

    Feliz Dia das Bruxas!

    kiss, kiss

    ResponderEliminar
  10. Acho que cada coisa a seu tempo, o deslumbramento é necessário, é o que nos faz ser atraído por alguém, com o tempo esse deslumbramento deve dar lugar a algo mais real, a uma humanização por assim dizer, da outra pessoa. Cada fase é válida.

    Beijos Essência!

    ResponderEliminar
  11. Positivo e negativo. Mas não é isso que enriquece a relação humana?
    Com um ramo de :-)

    ResponderEliminar
  12. A minha perspectiva, é a última.

    Obrigada pelas vossas! ;)

    Kiss, kiss

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...