sexta-feira, 17 de junho de 2011

Asma


Asma é querer respirar e não sair ar pelos pulmões. É a aflição que nos aflige de tal forma que a sensação é que se vai morrer de tão aflitivo que é. Asma é sentir uma dor no peito de tanto esforço que se faz e se torna em vão... as forças vão num limite extremo. Asma é o murmurinho a "gato" embrenhar pelos ouvidos ritmadamente que às tantas parece uma sinfonia gritante que vira desespero. Asma é querer andar rapidamente e não conseguir. É querer correr e não conseguir. Asma é querer rir como se não houvesse amanhã e por incrível que pareça uma crise instala-se em nós. Asma é somente um peso morto na vida de alguém. Asma é como um fantasma. Não vemos, mas atormenta. Porém, com a asma aprendemos a controlar a nossa ansiedade assim como os nossos medos. Aprendemos que num cenário devastador há sempre uma luz ao fundo do túnel. Basta somente acreditar e caminhar até ao fim da linha. Mesmo que no meio do caminho encontremos uma e mais uma crise, mas desde que estejamos munidos com as bombas de oxigénio, tudo é possível!


Asma é saber conviver com as vicissitudes da vida. Assim como contornar os obstáculos que vão surgindo. Asma é viver um dia de cada vez.

19 comentários:

  1. Conheço uma pessoa que já viu uma criança a ter um ataque de asma.
    ela disse que foi o momento de maior aflição, também para a pessoa que estava a ter o ataque, porque não sabia o que lhe fazer a não ser levar para o hospital.
    felizmente não tenho asma mas conheço quem tenha

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=rWwmMSMzEyw&feature=related

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  3. Tem cura. Só depende das pessoas encontrá-la, ou não. E a verdade é que muito boa gente quer saber a cura disto e daquilo, mas quando alguém lhes diz "tem que fazer isto, isto, e isto...está completamente nas suas mãos e não depende da medicação", de repente já não acham muita piada. É no mínimo curioso. Muito boa gente não quer ter essa responsabilidade, porque depois não há ninguém para culpar, a verdade é mesmo essa. beijo

    ResponderEliminar
  4. "Asma é como um fantasma. Não vemos, mas atormenta. Porém, com a asma aprendemos a controlar a nossa ansiedade assim como os nossos medos. Aprendemos que num cenário devastador há sempre uma luz ao fundo do túnel. Basta somente acreditar e caminhar até ao fim da linha. Mesmo que no meio do caminho encontremos uma e mais uma crise, mas desde que estejamos munidos com as bombas de oxigénio, tudo é possível!
    Asma é saber conviver com as vicissitudes da vida. Assim como contornar os obstáculos que vão surgindo. Asma é viver um dia de cada vez."

    Asma é a nossa vida não é Essência?

    Beijinho***

    ResponderEliminar
  5. E quem a tem sabe que pode chegar sem aviso e sem ser convidada, quando menos se espera lá vem o sufoco, o esforço incrível que se faz só para o corpo receber uma milésima parte do oxigénio que habitualmente tem à disposição, entrar em desespero é proibido, ter controlo sobre a crise é uma vitória. E se bem que já não tenho uma crise valente há muitos anos, não me consigo esquecer da última, em que pensei mesmo que ía morrer sem ar, ao olhar a minha mãe nos olhos e tentar respirar sem entrar nada!
    É como uma tatuagem invísivel, não sai dali, faz parte de nós!

    ResponderEliminar
  6. Oh, linda, que chatice :( Espero que as crises não sejam frequentes! Parece que o Symbicort ajuda bastante, conheces?
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  7. Asma não tenho, mas conheço bem o pânico de ficar com a entrada de ar bloqueada ao ponto de vermos "as luzinhas" começarem a apagar.
    Habituamo-nos a tudo. O ser humano é um animal de hábitos e com a continuação até esquecemos como era viver antes das mazelas. Acabamos por nos adaptar a uma nova viva, novas rotinas e a darmo-nos por felizes com a sorte de estarmos vivos.
    As melhoras

    ResponderEliminar
  8. olá! desejo-te as melhoras para a tua Asma. Eu não tenho isso. Deve ser uma aflição querer respirar normalmente e não conseguir, mas as bombas ajudam. um abraço e um bom fim de semana. beijos

    ResponderEliminar
  9. É uma porcaria, é o que é! Eu bem vejo amigos meus asmáticos aflitos de vez em quando e faz-me um bocado de impressão!

    ResponderEliminar
  10. Tenho a sorte de não sofrer disso, mas já assisti a ataques de pânico à conta de ataques de asma, é aflitivo, então para quem os sofre...

    ResponderEliminar
  11. Doenças que só lixam a vida a uma pessoa.

    Melhoras rápidas querida Essência.

    ResponderEliminar
  12. tenho varios amigos com isso e bem lixado limita muito a vida , pois 2 deles não podiam jogar futebol sem fazerem umas quantas paragens, mas lixado mesmo era quando eles se esqueciam da bomba.

    ResponderEliminar
  13. Tu tens sempre as palavras certas para tudo! Adoro ler-te! Eu nunca tive asma mas acho que como tudo se se entrar em pânico é que a coisa pode correr muito mal, certo? É necessário ter a bomba sempre!

    ResponderEliminar
  14. As melhoras Essência!!! Mas a Mona Lisa ali em Cima tem razão... a asma pode ser curada sim.

    ResponderEliminar
  15. Oh espero que melhores... Senti no teu texto a agonia e a dor de ter que conviver com a asma mas também senti muita força, a força que te caracteriza.

    beijinhos ***

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelo carinho demonstrado aqui.

    Beijo em vocês

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...