segunda-feira, 14 de março de 2011

Paixão vs Amor


Afinal, qual dos estados que nos enche as medidas? A paixão, que é um estado que nos leva ao rubro das maluquices. Sentimos as tais borboletas no estômago. Ficamos o dia todo a pensar na pessoa. Damos por nós simplesmente a escrever o nome vezes e vezes sem conta e só nos apercebemos quando a folha está cheia e não cabe mais uma única palavra. Os sentimentos estão num turbilhão que nem sabemos onde está o norte. A nossa vontade é estar e estar junto dessa pessoa como se não houvesse amanhã e quando estamos é uma sofreguidão de desejo e de querer colmatar esse mesmo. É este estado lunático que nos completa ou o amor? Um estado mais sereno, tranquilo. Porém não menos intenso porque o estado de sentimento já é mais racional, comedido e não um turbilhão que nos inquieta a alma. É ter a certeza plena que é aquela pessoa com quem queremos partilhar a nossa vida. Saber que está ali o nosso porto seguro. Podemos viver ambos os estados. Tudo depende da evolução da relação. Contudo, qual a que se encaixa na nossa personalidade como na nossa perspectiva de vida?


Porém, apesar de tudo, acredito piamente que ambos são importantes. Cada um na sua fase. No entanto, são alimento fucral para o nosso coração, a nossa alma, a nossa essência.

22 comentários:

  1. Com apenas uma diferença, a paixão tende a ser efémera (podendo ou não dar lugar ao amor), enquanto o amor tende a ser mais contínuo.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a paixão qualquer um pode sentir. É um sentimento sem compromisso. O amor é mais dificil. Acho que é preciso mesmo ter sorte de encontrar aquela pessoa especial que nos faça sentir esse sentimento puro e verdadeiro.
    Ai Essência.. bjs

    ResponderEliminar
  3. A paixão é fugaz, o amor é eterno, ambos devem-se completar, equilibrar entre si, envolverem-se um no outro e desta dualidade sairá possivelmente a felicidade.

    ResponderEliminar
  4. Eu prefiro o amor... Porque a paixão é passageira, curta... O amor pode durar para sempre se for verdadeiro ;)

    ResponderEliminar
  5. Na minha é o amor. Nada como sabermos que a pessoa também nos ama. Haver cumplicidade. A paixão é bom mas passa. O amor fica.

    ResponderEliminar
  6. Olá Essência!

    Na realidade, o teu relato em relação à paixão é isso mesmo que escreveste. Por vezes é angustiante :)

    O que acho giro é que nem damos conta quando se passa de um estado de paixão para amor. Pelo menos isso aconteceu comigo.

    Infelizmente já não consigo ter paixão, talvez com um susto, a paixão regresse :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu não sei... Estou numa relação há quase 3 anos e meio e sinto quase tudo da paixão, menos as borboletas ao chegar perto da pessoa porque já é muito mais normal, ele já faz parte da minha vida. Nisso acho que já estamos na fase do amor, mas de resto ainda vibro muito como nos primeiros dias quando marcamos algo diferente ou assim. :) Comigo acho que tem muito mais a ver a paixão, porque eu mesma não me dou bem com coisas calmas de mais. Tento sempre tornar tudo mais dinâmico e tentador :P

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo Essência. A paixão e o amor nos completa. Eu agora na minha actualidade estou mais virado para a paixão a loucura. O amor gostava que viesse daqui a uns anos. É um sentimento mais responsável. Não sei o que é o amor mas a paixão sei. É bom.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  9. Princesa-Essência-Feiticeira-Guerreira-Lutadora-Predadora... São dois estados incontroláveis... e que chegam muitas das vezes de surpresa... quando damos por nós estamos presos à teia da paixão e/ou amor!! Ás vezes chega mesmo quando racionalmente não queremos... e quando isso acontece... o melhor é deixar o barco navegar e aproveitar a maré, a brisa, o balanço... se chegamos a porto seguro... só tempo o dirá! :)

    beijo
    Sutra
    P.S.: ... Este blog anda muito "in love"!! :P

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o Sutra, "este blog anda muito in love", hummmmm!
    Paixão é a loucura de todas as loucuras, o irracional, o selvagem, o sofrimento, a dor, o pensamento irracional. Porém, linda e ingrata, na idade em que tudo é imortal.
    O amor TAMBÉM é loucura, entrega, desejo, partilha, confiança, preocupação, segurança, respeito, espaço.
    Os dois podem existir no início. Uma delas acaba, a paixão, a outra pode ter o seu caminho.

    :) desejo

    ResponderEliminar
  11. As paixões são sempre ou quase sempre efémeras, passageiras e fugazes... podem ou não ser convertidas em amor :)

    Por isso primeiro uma paixão daquelas que nos causam borboletas no estômago e depois o amor... :)

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  12. Eu não acho que a paixão acabe, no sentido literal do termo. Acalma mas é na mesma possivel acender todos os fusíveis como no início, basta querer.
    Amor é outra dimensão paralela, podem coexistir e, como disse o Sutra, chegam de surpresa.
    É um tema complexo este teu de hoje Essência!

    ResponderEliminar
  13. Eu confundo os dois, penso que há momentos em que sinto um e momentos em que sinto outro. Mas é delicioso estar apaixonada!

    ResponderEliminar
  14. olá! eu prefiro o Amor e a paixão, tudo junto, no mesmo pacote. é muito bom, se sentirmos paixão e amor por aquela pessoa que venha a ser nossa companheira, até ao final dos nossos dias. A paixão está relacionada com o desejo, pela cara-metade. estás bem? beijos

    ResponderEliminar
  15. É difícil responder porque esta resposta é muito subjectiva. Cada um vai dizer-te uma coisa diferente, e mesmo quando as respostas coincidem, é preciso ter em atenção que as pessoas definem paixão e amor de formas diferentes, e consequentemente vivem os dois estados de formas diferentes. Para mim pessoalmente ambas são muito importantes. Acredito na paixão sem amor, é algo que pode persistir no tempo sem nunca passar a ser amor e ser bom na mesma. Contudo não acredito no amor sem paixão. Eu pessoalmente...se deixar de sentir a paixão, deixo de sentir absolutamente tudo. beijo

    ResponderEliminar
  16. Um moeda duas faces. Não concebo uma sem a outra. Umas vezes mais uma outras vezes mais outra.

    O resto: classificações, conceitos...

    ResponderEliminar
  17. Tudo tão lirico, casaram e foram felizes para sempre.....
    Regista-se algumas paixões, sim, mas fugases e sem asas, e do amor só se for pela papoila do afeganistão, que é eterna e queima como a vida!

    NorNordeste

    ResponderEliminar
  18. Por acaso acho que foste tu que me perguntaste se não fazia anéis...Cá estão!

    ResponderEliminar
  19. Estás a ver Essência? Não sou a única a achar que neste blog se está a falar muito em Love.

    ResponderEliminar
  20. Rafeiro,

    Sim, concordo. Podemos viver uma paixão sem viver um amor. Porém, o contrário acho eu que não é bem assim... ;)

    A rapariga,

    Entendo o que queres dizer, mas a paixão não tem que ser necessariamente vivida sem compromisso. Tudo depende das pessoas e o que se pretende. :)

    Enfant,

    Sim, é por aí... apesar que nada é eterno. ;)

    Sonhadora,

    Entendo, mas também sou da opinião que nada é para sempre. :)

    Pipoca,

    Na paixão também pode haver essa cumplicidade. Noutra perspectiva, mas pode haver. :)

    Nokas,

    Humm... saborear os dois a seu tempo... parece-me bem também... ;)

    António Reis,

    Humm... entendo, mas deixa que te diga que faz-me um pouco de confusão esse pensamento. Do só quando é que se apanha um "susto" é que se abre a pestana. Afinal, é só quando nos sentimos ameaçados é que acordamos para a vida? É que efectivamente percebemos que a pessoa que está ao nosso lado é interessante e tudo mais e até é desejada por terceiros? Só quando alguém olha para o que é "nosso" é que o alerta dispara? WOW!! :P

    Lady,

    Sabes, uma das grandes lacunas nas relações é quando se cai na rotina o que fazer para sair dela? Das duas uma. Ou se anda no reme-reme e o desgaste é fatal ou se dá a volta ao texto e se tenta inovar sempre e sempre para que essa "chama" da paixão não se vá... porque efectivamente concordo contigo. Podemos amar e estar apaixonados. Como disse no post, na minha óptica ambos são essenciais. ;)

    Vasco,

    Risos... o amor é bom também. Quando experimentares vais ver que não vais querer outra coisa. ;)

    Sutra,

    Risos... nome de realeza este.

    Sim, o tempo dirá... de facto é pertinente o teu raciocínio, mas nem sempre o "deixar ir" é o mais assertivo. A impulsividade neste campo é mau conselheiro. ;)

    O blog está in love? Achas mesmo?! Diria antes que é um blog que gosta de abordar todo o tipo de temas. Somente isso.

    Desejo,

    Tu e o Sutra bem que se podem juntar, estou a ver. Dariam uma dupla daquelas... :P

    Entendo a tua perspectiva, mas não se pode ou se deve ser assim tão linear. Pois existe relações que conseguem ter os dois sentimentos. Outros não... tudo depende. ;)

    Palco do tempo,

    Sim. Primeiro o turbilhão. Depois... depois a calmaria... ;)

    Pusinko,

    Sim, sem dúvida! :)

    Não estás ainda habituada aos meus temas complexos... (Risos)

    Supersónica,

    Oh! E ainda bem!! Isso só quer dizer que estás no estado bruto da relação. :)

    Nuno,

    Sim, colminar os dois quando é possível é ouro sobre azul. Ou melhor, permanecer os dois em sintonia.

    Estou bem, obrigada! És muito simpático de facto! :)

    Mona Lisa,

    Sempre em sintonia! :)

    M.,

    É isso mesmo! :)

    Anónimo,

    Risos... sublime o teu comentário! "Amei" de "Paixão"!! São comentários assim que o Roupa Prática necessita. :)

    Tilida,

    Sim, fui eu! Eu adoro anéis. Assim sendo, irei com mais calma ver no que deixei o comentário e depois logo vejo se faço a encomenda. :)

    Isabelinha,

    Risos... não vás na "conversa" deles... ;)
    As entrelinhas, são tão importantes! :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  21. Paixão tem de ser afterburn! Amor é uma velocidade de cruzeiro.

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...