quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caixinha de surpresas

Lembram-se deste post? Pois bem. Semanas depois da conversa, eis que ela volta para nós conversarmos e a causa da hesitação como a angústia que sentia era porque se apaixonou por outra pessoa, e já chegaram a vias de facto.
Segundo ela, a reacção de só conseguir estar com ele (companheiro) às escuras, prende-se pela vergonha que sente em não conseguir falar com ele como também de estar com uma vida dupla. Agora compreendo a sua vergonha como o seu turbilhão de emoções.
No entanto, o mais desconcertante para mim nem foi a traição em si, porque isso infelizmente se vê como se ouve aos pontapés! Afinal, quem somos nós para recriminar?
Foi sim o facto de ela mesmo na penumbra manter contacto físico com a pessoa que neste momento sente vergonha como provavelmente sente culpa e outros tantos sentimentos que corroem quem trai e mantém uma vida dupla.  É esta passividade em manter uma farsa que me deixou perplexa. Podem pensar que só quem está dentro é que vive as emoções e tudo mais, mas penso que ao adiar ou alongar o inevitável é muito pior para ambos...

Ela não sabe o que fazer e a única coisa que consegui lhe dizer é que ela tem que acabar com esta vida dupla. Uma vez que todos sabemos como acabam as relações quando existe o bónus que é a traição. Contudo, pela reacção de medo, falta de coragem para enfrentar a situação, parece-me que ela vai manter até não aguentar mais ou até ser descoberta. Opções!

Tu, contavas ou não?

31 comentários:

  1. Mais valia terminar com o sofrimento digo eu...mas falar é sp fácil, fazer é que nem por isso...

    ResponderEliminar
  2. apesar de ser incapaz de trair, contava.

    quando aconteceu comigo(trairan-me), preferi que me contassem,pelo menos resolvem-se logo as coisas e não se alimenta uma ilusão

    ResponderEliminar
  3. Não me sinto capaz de trair, sinceramente. Quando as pessoas não estão bem, acho mais acertado terminarem, do que andarem a trair-se. No entanto, em relação à tua pergunta, eu contaria. Sentiria remorsos e acabaria por contar.

    Beijoca.

    ResponderEliminar
  4. Claro que contava... Para não falar na falta de respeito que é para com a outra pessoa, existe também a questão da minha vida ficar um reboliço com tanta mentira não é? A questão não passa por contar, passa por respeitar o próximo e a nós mesmos, visto que amor à pessoa a que se é infiel já não existe.

    ResponderEliminar
  5. Boa pergunta. Só estando na situação é que se pode responder. Há pessoas que conseguem lidar bem de mais com a situação, eu acho que não conseguia, nem sei mentir, acho que não conseguia olhá-lo nos olhos.

    ResponderEliminar
  6. Seria incapaz de trair. Se imaginasse, sequer, que poderia chegar a esse ponto, não me sentiria bem se não terminasse a relação em que estava, sendo sincera, contando o porquê do fim, obviamente.

    Tenho uma pergunta: ela ainda sente alguma coisa pelo companheiro?
    Porque uma coisa é ter sentimentos (que nem precisam de ser com a mesma intensidade) por duas pessoas, mas outra é não ter qualquer vontade de estar com ele mas ainda assim deitar-se todas as noites a seu lado, e chegar ao ponto de manter relações sexuais. Isso eu não compreendo.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a Vera. Se tivesse alguma coisa com outra pessoa, ninguém está livre, acho que ficaria com medo da reacção das consequências. Não deve ser fácil. Não queria estar na pele da tua amiga. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Nunca estive nessa situação... mas penso que contava!

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  9. Belinha,

    Pois... são outros 500 de facto! :S

    Riga,

    É o mais correcto sem dúvida. No entanto deve ser um momento bem complicado para ambos...

    Bs of life,

    Assumir os actos! ;)

    Lampâda mervelha,

    ;)

    E desenvolver, não?! :P

    Zen,

    Concordo! E quando a pessoa gosta dos dois? Pois... mais confuso é! :S

    Vera,

    Pois, tem que se ser um actor/actriz da vida real com direito a um óscar!

    Cátia,

    Na conversa que tivemos, pareceu-me que sim, que gosta dos 2. Por isso o seu sofrimento, como receio e tudo mais em enfrentar esse gostar duplo! Se manter uma relação já tem o que se lhe diga, duas... se gostar de uma pessoa (forma apaixonada) já é upa-upa, duas... wow... deve ser uma tortura. :S

    Kika,

    Medo das agressões verbais! Porque ferem por vezes mais que as físicas!

    Sutra,

    Humm... o "penso" noto alguma hesitação... :)

    ResponderEliminar
  10. Tens razão... não tenho a certeza... acho que quando estamos dentro dos/das problemas/situações, a nossa perspectiva muda... passamos a ter outras premissas para decidir... :)

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  11. Posso dizer que de certa forma a compreendo, não na parte da traição.
    Compreendo a disponibilidade para se sentir algo por duas pessoas.
    Não sei se seremos um animal naturalmente monogâmico, mas isso não significa que a traição seja algo com que consigamos viver e que todos nós o concretizemos.
    Também não significa que, o que se sente pelas duas pessoas, seja amor, mas não podemos de forma alguma ignorar as atracções. Físicas ou intelectuais. (e quem sabe como é difícil conviver com a última? Mas, tal como disse, isso não quer dizer que se seja traidor.)
    Contudo para isso teremos de ser sinceros, com quem estamos, connosco próprios. Atracções todos nós sentimos, estando solteiros, casados, juntos ou com uma "amizade colorida".

    Podemos ter centenas de anos de imposições morais e sociais, mas não podemos negar a nossa essência sexual. lol

    ResponderEliminar
  12. Dói menos dizer a verdade que aguentar a farsa e a mentira.

    ResponderEliminar
  13. Que cena! Nem sei o que dizer.. coitada da tua amiga.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  14. Se fosse comigo eu contava sem hesitar e terminava tudo.Era incapaz de aguentar uma situação dessas e não ia conseguir dormir.

    ResponderEliminar
  15. Acho que contava porque senão a angústia, a ansiedade e todos esses sentimentos negativos iam corroer-me por dentro e fazer com que explodisse um dia.

    beijinhos***

    ResponderEliminar
  16. Também não sei o que faria. Acho que o receio de magoar ia falar mais alto. Olhos que não vêem coração que não sente. Aqui seria ouvidos. Bjs

    ResponderEliminar
  17. Eu contava, sem duvida que contava. Apesar de nao me imaginar a trair alguem dessa forma, a realidade é que ainda menos me imagino a fazer amor com essa pessoa andando a trai-la e a ter relaçoes sexuais com uma segunda pessoa ao mesmo tempo :S demasiado confuso para a minha cabeça. Um de cada vez, e mesmo assim sabe Deus lol

    ResponderEliminar
  18. eu contava. ja me aconteceu acredita. eu estar dividida...ter outra pessoa tb e contei. axo k ela devia fazer o mesmo. é o melhor

    ResponderEliminar
  19. A tua amiga gosta do perigo, gosta, gosta.

    ResponderEliminar
  20. Sinceramente não sei o que faria... Só posso falar da situação contraria e, nesse caso, sempre achei que é preferível saber.
    A maioria (se não todas) as pessoas que comentaram dizem que contavam... Não duvido dos comentários apenas fiquei a pensar que nesta pequena amostra todos contam... Mas a realidade é bem diferente... Porque o que é acontece é que a maioria das pessoas não contam apenas confirmam quando descobertas ou quando há suspeitas, o que me leva a pensar que as coisas devem ser mais complexas do que parecem.
    Hoje em dia fala-se muito de traições/amantes nas revistas... Há artigos enormes sobre como trair, como disfarçar comportamentos em caso de traição, etc... A mim faz-me uma certa confusão e muito mais quando leio que "um amante salvou o meu casamento".
    What??? Amante salva casamentos???
    Devo ser muito atrasada com certeza...
    Que um amante aumente a auto-estima, a vida sexual ainda aceito... Mas que salve casamentos/relacionamentos???
    Enfim...

    [ um tema destes para começar o dia... ai promete promete...]

    Mas com isso tudo não quero eu dizer que sou santa nem nada que se pareça... Apenas posso dizer que até hoje nunca traí ninguém... Não digo que NUNCA o farei, apenas digo que é pouco provável que o faça, mesmo pouco...

    Outra questão pertinente é: Mas ela só se sente "incomodada" na cama?? E o resto do dia e das situações??

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Está a adiar o inevitável... como é que pode funcionar dessa forma?

    ResponderEliminar
  22. Se há coisa que não me cabe na cabeça é o "gostar dos dois"

    ResponderEliminar
  23. Hoje estou... como dizer... Meio Parvo!!!

    Como tal...

    BEM!!!! TU VISTE O MEU COMENT NO POST INICIAL?

    Quanto ao contar ou não... vou te dizer o que uma senhoras dos seus cinquenta e muitos disse a uma amiga minha: FILHA, SE PUDERES FICA COM OS DOIS!!!

    ResponderEliminar
  24. Eu... simplesmente não traia. Nunca trai, e é das coisas que meto as mãos no fogo quando digo que não o farei. Se não estamos bem connosco, se algo está errado na relação, mais vale ser-se sincera consigo mesma e com a pessoa do que optar por trair. Se não somos felizes com os nossos companheiros, então temos de buscar forças para refazer a "vida" e não entrar no método de vida "a três".

    ResponderEliminar
  25. Sutra,

    De facto só estando dentro do problema é que temos a real noção da atitude tomar. No entanto, sempre podemos ter uma ideia, já que sabemos como somos e como tal, já é meio caminho. :)

    Cátia,

    Ora nem mais! Acima de tudo temos que ser sinceros connosco! ;)

    Desejo,

    Pois, mas para isso tem que se ter um jogo de cintura e tanto!... :S

    Sofia,

    ... Seria uma tortura! :D

    Vasco,

    Também nem sei o que te dizer... :S

    Inês,

    Pois... acredito que são raras as relações que depois de tudo ainda se mantêm nesses moldes... ;)

    Só Avulso,

    O que também não seria bom de facto! De cabeça quente dizemos o que queremos e não... nada positivo... nada mesmo. :D

    A rapariga,

    Irias viver de uma ilusão? De uma mentira? De facto quem não vê não sente, mas e quem sabe? Quem comete a traição? Como lida com isso todos os dias? Pois, confuso!... :S

    A.menina,

    Esta tua última frase diz tudo!
    "Um de cada vez, e mesmo assim sabe Deus". Ora nem mais!! :)

    Miss B,

    Desculpa a pergunta, mas ao estares dividida é porque se passou algo físico ou não? Foi só platónico? ;)

    Pipoca Crua,

    Tenho que lhe perguntar...

    Liliane,

    A tua primeira questão é bastante pertinente! Acho que falar é bastante fácil mas fazer são outros 500... contudo, também questiono! Contar o quê? Massacrar mais para quê? Será que vale a pena remexer no que já foi feito? Só se a pessoa (traida) quiser esmiuçar ao máximo. O que seria surreal!... mas também acredito que aí venha outras tantas questões como curiosidade em saber se a outra pessoa é melhor. Se a pessoa gostou e tudo mais. Complexo de facto!

    Essa revista com certeza se enganou no raciocínio do texto, só pode!... :S

    Acredito que seja mais difícil no acto em si, já que há uma entrega total (ou deveria) como contacto físico e quer queiramos ou não isso acaba por abanar a cabeça de qualquer um! Mas isto digo eu... :S

    Gostei do raciocínio! ;)

    Caia,

    Se enganando! :S

    Zen,

    Pois, mas pelos vistos há! :)

    Velho do Restelo,

    Deixa que te diga que o teu palpite foi na muche!
    Deve ser da experiência...

    Essa senhora, tem é idade para ter juízo... LOOL

    Guida,

    Pois é pior a emenda que o soneto! ;)



    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Ehpa, que bombardeio de perguntas. Estás mesmo irritada comigo.
    Nessas alturas acho que pensamos mais em nós do que na pessoa. De quereres te resguardar e não de te pores a jeito mesmo que estejas. Mas não dás a cara a tapa (como se diz). É um tema complicado. Confuso ou não, não consigo explicar melhor. Bjs

    ResponderEliminar
  27. É deste tipo de mulheres que tenho medo/receio...
    Eu sou frontal em tudo e não me consigo enganar a mim próprio, por isso, jamais trairia... quanto mais depois deitar-me todas as noites com o outro e estar a fazer amor à escuras... se é frete... não faço, aliás, na pele do companheiro dela, provavelmente já teria desconfiado e questionado o porquê, além de ter notado o frete.
    Já escrevi sobre quando tenho sexo sem entrega... não gosto e travo logo a situação, se calhar sou eu o radical demais!!

    ResponderEliminar
  28. Pois... Sem dúvida que "falou" a voz da Experiência!!!

    "Essa senhora, tem é idade para ter juízo..."???
    Sabes, acho que foi por isso mesmo que ela deu esse SÁBIO conselho!!!

    ResponderEliminar
  29. A rapariga,

    No meio de tanta confusão lá consegui apanhar algo... ;)

    Pedro Bom,

    Entrega acima de tudo... entrega! :)

    Velho do Restelo,

    Quero acreditar que sim... ;)

    Beijos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...