quinta-feira, 8 de julho de 2010

Voltar

Voltarias para o teu/tua ex?
Assim no primeiro impacto ao ler a pergunta, questionamos: não! Estás maluca? Contudo, vamos esmiuçar esse tema e no fim, digam-me se a primeira reacção se mantém ou não.

Regra geral, por norma, uma relação termina pelas situações mais corriqueiras que passo a citar.

- Traição de ambos ou uma das pessoas.
- Rotina que após o namoro/ casamento se instala.
- Problemas financeiros que por mais amor que haja acaba por ceder no fim.
- O amor acabou.

Bom, quando há traição numa relação, quer seja pelos dois ou só por uma das partes é porque a relação não está bem. Por todos os itens que mencionei, ou porque simplesmente já é da pessoa, que não consegue ter só uma pessoa! E quando assim é, inevitavelmente, fica-se a pensar que se traiu uma vez, sempre pode trair outra e outra vez...
É uma incógnita de facto! Aqui podemos comparar com a mentira. Quem mente uma, sempre pode mentir outras tantas. É como um vício, diria.

A rotina, quanto a mim é um mal que se instala na relação por vezes por culpa do casal. Porque muitas pessoas assim que casam, ou se juntam com o/a companheiro/a acham que já têm a pessoa e a relação como um dado adquirido e não é bem assim.
Muitas pessoas deixam simplesmente de ter comportamentos que tinham enquanto namoravam porque acham que já não é necessário, nomeadamente com o fazer surpresas... oferecer flores...um fim-de-semana a dois... uma ida ao teatro, cinema, museu... dizer o que sente pela pessoa... fazer elogios (que caem sempre bem), não descuidar a relação íntima... como não descuidar da aparência... (quando não se tem em casa se olha ou se procura fora), enfim, uma serie de factores que assim que a aliança está no dedo esquerdo são automaticamente esquecidas e que são uma fonte de alimentação para a relação.
A relação quando cai na rotina e tem o seu fim, cada um refaz as suas vidas e tudo aquilo que não faziam em conjunto passam a fazê-lo! Como ir ao ginásio. Terem cuidado com a alimentação, isto quero dizer que passam a cuidar de seu corpo. Vão a sítios que antes não iam. Para muitos, é como se renascessem novamente e até ficam mais novos, bonitos! Incrível!! Esta mudança se dá porque estão mais disponíveis  para si próprios, como para os demais? Claro que sim! Contudo, não deveria ser assim, mas é em muitos casos!  Não é porque estamos com determinada pessoa que temos que nos anular, muito pelo contrário!
Por vezes as recaídas se dão por isso mesmo! Porque as pessoas sozinhas ficam mais interessantes e saltam à vista, e a outra pessoa, passa a ver com outros olhos. Com os olhos que ficaram ofuscados pela rotina e que são novamente postos à prova! As recaídas, umas dão, outras não.

Problemas financeiros, pois é, nos dias de hoje, quantos e quantos casais não estão a passar por isso? Muitos, infelizmente! Neste caso, se não houver amor, respeito e uma grande cumplicidade, a relação não aguenta! Pela pressão que reina, por querer comprar as coisas mais básicas e não ter como e inevitavelmente as discussões passam a ser uma constante, e em muitos casos, as agressões verbais são mais sentidas que as físicas, e assim sendo, uma relação, é minada num ápice. Dai à separação é um passo!

O amor acabou. E quando isso acontece não há nada a fazer. Quando é só uma das parte ainda mais complicado se torna. Porque primeiro que caia a ficha à outra pessoa, muita água corre por baixo da ponte, ou seja: muitos ciúmes, discussões irão acontecer sem falar nas cedências que serão nulas.
Numa relação para o amor acabar é porquê? Porque de um dia para o outro a pessoa acordou e olhou para a outra pessoa e deu-lhe o click de "eu já não gosto de ti!". Parece-me que não, de todo! Parece-me mais que é porque todos, ou um dos factores que já foram mencionados aqui fizeram isso acontecer, e com isso, e bem, optam por cada um irem para o seu lado, mas o que é certo é, que quando nada fazia prever eis que algo reacende...
Quer queiramos ou não, muitas relações duram anos e fica muita cumplicidade,  amizade, e o que estraga é os tais problemas que vão aparecendo ao longo dos tempos, e cabe a cada casal interpretar os sinais que vão aparecendo e eliminando cada um deles. Obviamente, quando o amor ainda reina. Senão, o mais correcto e coerente, é cada um refazer as suas vidas com outras pessoas. Outras vivências, experiências que a vão enriquecer como ser humanos.

17 comentários:

  1. Já voltei uma vez, e foi um grande erro. Se as coisas terminam, seja mal ou bem, é pro um motivo, e isso não deve ser esquecido. Para mim a vida anda para a frente, nunca para trás. Bisou.

    ResponderEliminar
  2. Boa perspectiva das questões que apresentas.te ... revejo.me na ultima.

    Isto é muito complicado, não sabemos os dias de amanha, mas somos nós que tecemos a linha do futuro.

    ResponderEliminar
  3. Tu e os temas polémicos e muito gostas de pôr os teus leitores/visitantes a queimar a pestana. Hahaha

    Já aconteceu-me isso pela rotina e como sabes dei uma segunda oportunidade e não me arrependo. O resultado são 7 anos de vida em comum e 3 filhos. O importante é amar e não ter vergonha de assumir isso e tentar ser feliz. O que as pessoas pensam e dizem, isso não interessa nada. Não são elas que vivem a nossa vida.
    O que temos que retirar é não cair nos mesmos erros. E hoje vejo o meu companheiro de uma maneira mais completa. Por isso este processo não é assim tão mau...

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Naturalmente, podem existir outras razões muito fortes para uma relação terminar. O meu é um desses casos. No entanto, e apesar de tudo o que eu escrevo, a verdade é que ela me batesse à porta depois de todos estes anos, nada voltaria a ser como antes.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo o que disseste. Eu só tive um namorado que considero mesmo significativo. Passei vários anos com ele e acabou precisamente devido a um conjunto de factores que um belo dia me fizeram abrir os olhos e pensar "onde é que eu tinha a cabeça para ficar com este homem?". E não...nunca voltaria para nenhum ex, porque sempre tive motivos mais do que suficientes para acabar. E quando eu acabo, acabo de vez e nunca mais se fala no assunto. Nem amiga deles consigo ficar, porque para mim é impossível ser amiga de alguém que um dia já amei. Penso que se ficamos amigos é porque na realidade não era amor...mas sim outra coisa qualquer. Mas pronto, isso é outra questão. Para responder à pergunta..não voltaria para o meu ex, por nada deste mundo. beijos

    ResponderEliminar
  6. Adoro as tuas questões, são pertinentes!
    Voltei e voltaria se assim o senti-se. O que vale é o que sentimos pela outra pessoa e a importância que tem na nossa vida. As convenções não contam nada. Não nos fazem feliz. Eu acredito que muitas pessoas não voltam para os seus exs por vergonha. E isso é que é burrice. O bonito é quando damos pelo erro e corrigimos e não temos medo nem vergonha de dar a cara e o coração. Foi isso que fiz e não me arrependo. Hoje não estou com essa pessoa, mas foi preciso passar por tudo para chegarmos a essa conclusão.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  7. Tu estás em mim como eu estive no berço
    como a árvore sob a sua crosta
    como o navio no fundo do mar

    Mário Cesariny

    ResponderEliminar
  8. A minha primeira reacção mantém-se, não sei.

    Não gosto de dizer que não faria tal coisa ou que se fosse comigo faria de tal maneira. A vida já me ensinou a analisar as situações quando elas surgem.

    E o que escreveste em cima prova isso mesmo, há tanta coisa que implica uma decisão que só estando a viver isso se consegue de facto decidir.

    ResponderEliminar
  9. Jamais. Bateu-me, espancou-me... E era o meu amor.

    ResponderEliminar
  10. Se não resultou na primeira vez porque iria resultar na segunda? Nunca me aconteceu mas acho que não voltava por essa dúvida que pus agora.

    ResponderEliminar
  11. Já caí no erro de voltar uma vez e não passou de uma ilusão. Se o namoro acabou é porque algo já não estava a funcionar, e por muito que estejamos habituados a essa pessoa, o melhor é mesmo afastarmo-nos definitivamente.
    Se eu voltaria para o meu último namorado?! No way!
    kiss

    ResponderEliminar
  12. Que dilema, realmente! Se fosse no passado responderia um directo não! Hoje, com tudo o que já vivi e aprendi sinceramente não sei, apenas relembro que tudo o que se vive faz falta em termos de aprendizagem, para ficarmos mais exigentes, mais "especializados" naquilo que desejamos para nós. Toda a vivência em conjunto, seja em casamento ou união de facto passa por uma série de fases. Antigamente tolerava-se imenso,hoje em dia tolerância zero.
    A todos os pontos que focaste para voltar para um ex, á um que me chamou especialmente a atenção, a rotina e aquilo que considero ser a perca do egoísmo próprio. É que enquanto se namora, é-se muito egoísta, tenta-se satisfazer a si mesmo, os seus desejos e sonhos e é óptimo ter alguém com quem partilhar toda essa felicidade que se sente....e depois de se estar a viver juntos, em vez de o continuar fazer por si, acaba-se por querer agradar ao outro, o egoísmo esvai-se e a pouco e pouco existe uma anulação do eu, consentida por ambas as partes! E é tramado!

    Beijocas ;)

    P.S. - Por acaso tenho uma politica parecida com a da Mona Lisa, antigos ex são mesmo para ficar lá, no passado, sem telefonemas nem chatices acrescidas e estão todos muito bem ensinados, ninguém se atreve a incomodar-me...

    ResponderEliminar
  13. Bs of life,

    Sem dúvida que a vida anda para a frente e não para trás! Contudo o facto de se dar uma nova oportunidade à outra pessoa/relação não implica necessariamente andar atrás e sim resgatar algo que se descobriu que valeria a pena recomeçar... (falando em traços gerais) :D

    Hvp,

    Obrigado!

    De facto! Não prevemos o futuro, mas se estivermos atentos aos sinais que a vida nos envia, conseguimos captar muita coisa e tomar decisões mais assertivas. ;)

    Kika,

    Nem imaginas como fiquei ao ler as tuas palavras... muito feliz! :D

    Robin K,

    (Regra geral)

    Compreendo, mas tenho que realçar dois pontos que focaste e que acho que são bastante pertinentes.
    Primeiro, quem bate com a porta é sempre a/o crucificada/o, mas esquecem-se que para se bater com a porta há que ter muita coragem, perseverança e atitude para tal acto. Quando implica, filhos, uma vida em comum de anos a fio e outros factores tão importantes como estes que mencionei. Numa relação o inicio é igual ao fim. Há quem dê o primeiro passo para começar e o mesmo se passa no terminar. (Há excepções)

    Segundo, obviamente que quando há uma rotura e mesmo que se volte, nada será como antes o que não implica que as pessoas não devam dar uma 2ª oportunidade quando o sentimento ainda existe. Não nos podemo sentir inferiores a esse sentimento e condições só porque estamos a fugir do convencional padrão de que quando há uma rotura não se deve voltar (mediante situação da rotura).

    Isto tudo para dizer que temos que seguir os nossos instintos e não nos preocuparmos com as convenções. ;)

    Mona Lisa,

    Risos... sabes, também sou assim de extremos. Sou 8 ou 80. Comigo não há meio termo, mas a vida tem-me ensinado que, por vezes, temos que ceder e que as coisas não podem sempre ser como nós queremos ou idealizamos. A vida é muito sábia ;)
    Contudo, compreendo o teu ponto de vista!

    Vasco,

    Obrigado!

    Muito bem! O importante é dar a cara pelos erros e tirar alguma vivência disso mesmo... :D

    Jaime Piedade Valente,

    A interpretação que faço da "tua" citação é que estamos sempre vulneráveis independente de tudo... :D

    Vera,

    Sim, quem passa tem uma percepção real dos acontecimentos, mas mesmo quem não passa pode e deve ter uma opinião. Até porque é nos debruçarmo-nos nos assuntos que ganhamos uma maior consciência das situações, quer sejam vividas ou não... ;)

    Pink poison,

    Compreendo a tua reacção e a tua relutância ao tema, mas se reparaste eu falo no geral e não mencionei o factor agressão como tantos outros temas que também poderiam aqui estar. São temas muitos complexos e polémicos até e mesmo esmiuçando como fiz, fica sempre algo por escrever... obviamente que quem vem aqui e lê pode e deve pegar nessas pontas soltas como fizeste...
    No teu caso específico, nem há o que pensar! Mediante os teus factos, a nossa condição de mulher e a nossa integridade física está acima de qualquer coisa! ;)

    Pipoca Crua,

    Bom, são dúvidas que imperam sempre até tirarmos a prova dos nove! Cabe a cada um (mediante a relação/gostar que tem) ver se efectivamente vale a pena darem uma segunda oportunidade...

    Mi,

    Para chegares a essa conclusão tiveste que passar por todo o processo de recomeço... ;)

    Karochinha,

    O facto de cuidares de ti, teres tempo para ti e gostares de ti, não impede de não cuidares do parceiro/a e amar da mesma maneira! Muito pelo contrário! O que dizes ser egoísmo quando cuidamos de nós, quando isso não acontece quando se tem uma pessoa quanto a mim é desleixo, descuido por si, pela relação.
    Temos que dosear as situações e desde que não prejudiquemos ninguém melhor ainda. Até porque com o nosso cuidado só benefeciamos connosco e com o parceiro/a e a relação. :D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Eu percebo o que dizes, mas para mim se não deu certo daquela vez, é porque não era bem aquilo que se queria... E não vale a pena apostar duas vezes no mesmo.

    ResponderEliminar
  15. Bs of life,

    Também compreendi o teu ponto de vista assim como também o respeito, assim como aos restantes, mas como já deves ter reparado mediante as respostas obtidas dou sempre a minha opinião. Porque acima de tudo esta caixa de comentários é uma troca de informações onde prevalece sempre o respeito por cada opinião dada! Mesmo que por vezes não se concorde de ambos os lados, isso faz parte! Desde que obviamente a contra resposta seja fundamentada... Isso é o que conta, a troca de impressões! :D

    ResponderEliminar
  16. O que eu posso dizer é que por mais problemas que a minha relação tenha e mesmo que ela acabe, seja de que maneira for, eu vou amar, à minha maneira, a minha companheira para o resto da minha vida! Não posso apagar tudo o que passámos, de bom ou de mau, nem esquecer algo que nos unirá para o resto das nossas... uma filha linda!! Se era capaz de voltar depois de uma separação? Dependeria do motivo... mas porque não? Quando há amor, tudo pode acontecer...

    ResponderEliminar
  17. Senhor Geninho,

    Gostei do teu ponto de vista sobre o tema... ;)
    Sem dúvida, tudo pode acontecer!...

    Beijos

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...