Não é de hoje que venho a reparar na falta de paciência das pessoas nas filas. Ora porque não têm tempo de esperar, ora porque pura e simplesmente nem se dão ao trabalho de tentarem perceber o porquê da demora nas filas. Quando as filas se formam há uma razão. Aliás há sempre uma razão para tudo. Basta pelo menos tentarmos perceber o porquê.
Porquê que as pessoas não pensam que quando saem para ir ao supermercado, banco, farmácia, shopping e afins que têm de estar nas filas? Isto porque, só por acaso, como essas pessoas, mais 70% estão na mesma situação. Seria tão mais fácil! Foco isto não só para o cliente como para quem o está a atender. É que as pessoas não se dão conta das figuras tristes que fazem. Os comentários são sempre os mesmos: «Bolas, nunca mais se despacham, oh que molengas!» É uma demonstração de falta de educação e de civismo este tipo de afirmações. É que no alto da arrogância, as pessoas aproveitam-se da posição que têm, infelizmente, sim, porque ninguém se esquece da velha máxima - O cliente tem sempre razão! Mas sabemos bem que nem sempre é assim.
Como cliente, quando vejo situações semelhantes para com quem está a trabalhar, e como quem lida com o público directamente, já vi muitas situações desagradáveis. Felizmente nunca tive nenhum episódio triste, senão não sei qual seria a minha reacção. Mas conheço amigas que já o tiveram. Muitas pessoas aproveitam-se do estatuto de cliente. Mas são medíocres ao humilharem quem está do outro lado do balcão. Porque sabemos que as entidades favorecem muito "o cliente" e muitas vezes nem querem ouvir o outro lado. E com isto, vão-se aproveitando. Acredito piamente que as tais 70% que têm comportamentos menos adequados em público são ou foram humilhados no seu trabalho e agindo dessa forma é uma maneira de descarregar esse recalcamento que têm. É um ciclo vicioso.
Na minha humilde opinião, se as pessoas parassem um pouco para pensar nas suas atitudes com certeza veriam que estão a agir mal, gratuitamente.
Se antes de saírem de casa pensarem que têm de ter tempo para o que efectivamente vão fazer, que as pessoas que estão à sua volta não têm que levar com o seu stress, e se forem com o espírito de "ir com tempo", as coisas até correm bem, porque não podem deixar de pagar o que querem levar, nem passar por cima de ninguém. O melhor é esperar, pacientemente. É uma troca que temos. Nós vamos amavelmente ter com quem nos vai atender, essa mesma pessoa irá receber-nos da mesma maneira. Lá está, é tudo um ciclo de fluídos positivos. Há um ditado muito popular que se emprega bem neste caso: não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti! Tento reter sempre este pensamento. E de facto, se nos pusermos na pele dos outros, damos mais valor. Porque comportamentos gerem comportamentos e, infelizmente, amabilidade hoje em dia no atendimento vê-se pouco, ou nenhum! Mas de ambos os lados. Se tentarem ter outra postura, provavelmente o dia corre melhor. Sair com tempo para os contratempos.Pensar que só nós podemos mudar o que efectivamente está mal! Não deixar que o stress acabe connosco. Pensar que se queremos ter um atendimento de excelência, então temos que também retribuir da mesma forma. Estas são as melhores opções. Afinal, comportamentos gerem comportamentos. É tão fácil.
Pois é... Mas nem sempre é assim... Já levei com muita coisa e sempre com um sorriso nos lábios, como me é tão habitual... E não é nada fácil!
ResponderEliminarTambém sou uma "cliente fácil", como disse uma colega minha, porque tento sempre entender o lado de lá do balcão porque também já lá estive e sei que maioritariamente, a culpa não é de quem está do lado de lá. E raríssimo eu fazer cara feia...
Mas hoje em dia isso que faço também é raro, porque todos só olham para o seu umbigo, o resto do mundo que se amanhe... É triste, muito triste...
Pois é minha linda, é por essas e por outras que as coisas estão como estão. Por se pensar que este ou aquele é que tem razão, por o próximo só olhar em sua volta e para o seu umbigo que em vez de haver melhoras só há tendência a piorar cada vez mais!...
ResponderEliminarBjinhos
Se tentarmos deixar os problemas em casa quando saimos, o dia nos corre bem melhor! ninguém tem que levar com o nosso mau humor, com as nossas frustrações!
ResponderEliminarNão tiro nem uma virgula do teu texto, está 5 estrelas!
De alguém que te observa sempre!