sábado, 30 de maio de 2009

Mãe (tu), filha (você)!

Ontem fui à Fnac comprar uma câmara para o meu pc. Eis que estava na fila à espera para pagar quando ouço mãe e filha que estavam à minha frente a terem esta conversa:

Filha- Mãe já "preencheste" e "entregaste" o cartão da Fnac que "te pedi"?
Mãe- Filhinha já "lhe disse" que ainda não tive tempo!

Posso estar muito errada, mas para mim, esta troca de tu/mãe e você/filha soa muito mal. Não quero com isto dizer que não seja comum e "normal" de se ouvir. Cada vez mais, principalmente nos dias de hoje é esse tratamento que vemos e ouvimos! Lá está, são educações diferentes. Mas de facto, por mais que seja bastante usual, não me entra, de todo.

Sempre fui habituada a tratar os meus pais e pessoas mais velhas por você. Lá está (novamente), é uma questão de educação, princípios, valores, etc. Foi isto que os meus pais me incutiram. Não quero dizer que ache que há uma falta de respeito no outro tratamento, não! Mas de facto por mais que pense enquanto escrevo, a minha opinião mantêm-se, definitivamente.

Se prestarmos atenção nas coisas mínimas do dia-a-dia apanhamos com cada coisa. Independentemente de não gostar de ouvir o trato de tu/você, o importante, é que haja respeito entre pais e filhos. Isso é que importa.

3 comentários:

  1. Já eu sempre tratei pais e outros familiares mais velhos (falo dos mais proximos claro, pois sabe bem quem tem uma grande família que os mais proximos nunca são do tamanho da totalidade da família) por tu... e nem por isso acho que os desrespeitei. Estas pessoas mais crescidas que sempre tratei por tu sempre mereceram o meu profundo respeito e amor...e na verade não imagino sequer como seria trata-los por "você", pois para mim a palavra por si só já pressume distanciamento...

    ResponderEliminar
  2. ZZzzzzzzzzzzz, se leste bem o post, com certeza deves ter reparado que sempre frisei que o facto de o tratamento "tu", não ser necessariamente um desrespeito mas no meu ponto de vista, na minha opinião, na minha forma de estar, de facto faz -me confusão. Mas como também disse no final, o importante é haver respeito.
    Mas obrigada na mesma pelo teu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o teu texto, o teu ponto de vista. Temos que ver quem é quem. Começamos pelo discurso para com os outros.

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...