sexta-feira, 22 de maio de 2009

Liberdade de expressão

Ontem quando estava a ir ter com uma amiga, ouvi na rádio a última parte de uma notícia em que a jornalista dizia estar a ficar preocupada com a falta de expressão no nosso país...
Fiquei deveras preocupada e até cheguei a comentar com a minha amiga e juntas até dissemos alguns exemplos do que se tem passado à nossa volta.

É assustador quando pensamos seriamente nesta questão. Quando olhamos para trás e nos damos conta da luta que tivemos para conseguirmos ter voz, ter opinião própria, ter vontade e assim de repente, que não é assim tão de repente se nos formos apercebendo das situações, estamos a voltar ao tempo de Salazar, quase, quase.
É arrepiante chegarmos à conclusão que temos que pensar, analisar tudo aquilo que dizemos ao pormenor, para não nos causar problemas. Afinal, ao que parece, hoje não podemos dizer o que nos vai na real gana e isto é frustrante, digo-vos. Quando não estamos de acordo com a maioria das pessoas que estão à nossa volta e isso nos traz dissabores, represálias, só porque não concordamos com certos e determinados comportamentos ou maneira de pensar nos sentimos um ET, por vezes até nos questionamos: será que eu é que estou errada?! Ora, cada um é como cada qual.
«Quando não podes com eles, junta-te a eles» - Ouço muito esta frase, mas infelizmente a mim não se aplica. Temos pena! Não consigo ser hipócrita e leviana para com os meus princípios. No entanto, vejo muita gente a ser assim. A passar por cima de tudo e todos para conseguir os seus objectivos, mesmo que isso implique prejudicar terceiros. É isto que temos de sociedade. São estes os valores que temos. Começando lá em cima, com os nossos queridos políticos e acabando na mais reles empresa de segunda, todos se aproveitam da brutal crise económica por que estamos a passar e fazem as suas ditaduras e leis. E com isso temos de comer e calar. E quando não nos sujeitamos, estamos na rua! Ou então, quando falamos de mais temos um processo às costas. Que raio! O que se passa pessoal? Estão todos a dormir ou estão anestesiados com o bombardeio das notícias que levamos pela nossa casa a dentro todos os dias? Ou seja: com a crise, com o desemprego, pedofilia, a gripe disto e aquilo, caso Freeport, caso Maddie, Esmeralda, Joana e afins...
Vamos acordar! Estamos no planeta terra, mais propriamente em Portugal, onde nos fazemos sempre de coitadinhos, onde deixamos as coisas irem até ao limite, única altura em que nos damos conta do problema. Este é o pensamento do nosso povo.
Nos contentamos com tão pouco. E se pensarmos bem, somos capazes de tanta coisa. Para o bem e para o mal, embora na realidade o ser humano, por norma, tire sempre partido das coisas negativas, mas quando são positivas, ficam sempre com medo! Assim não dá!

1 comentário:

  1. Bem minha linda, estou a ver que não tens só um palminho de cara, um corpo de cortar a respiração. Também tens os dois neurónios a funcionar a vapor. Isso completa-te.
    Admiro-te tanto, pelas tuas ideias, por tudo o que és!

    De alguém que te observa sempre!

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...