Para quem convive e lida com crianças (é mais fácil assim), se, por acaso, um dia a criança tiver uma dor de ouvidos é ter atenção a uma situação que pode ser fatal, e que francamente desconhecia, só soube ontem em conversa com uma amiga. Quando uma criança tem uma dor de ouvidos, o adulto deve olhar com muita atenção para a parte de trás da orelha e verificar se esta está vermelha e inchada, mesmo que seja ligeiramente, e se isso acontecer, deve ir imediatamente para o médico, pois pode ser uma otite interna que se rebentar pode ser fatal. Numa otite normal, a infecção sai pelo "buraco" do ouvido, tal como a cera, mas numa otite deste género a infecção espalha-se interiormente. O caso desta menina da minha amiga, começou com febres que teimavam em não baixar, e num dado momento a filha disse-lhe que lhe doía o ouvido atrás, a minha amiga detectou uma fissura que pensou não ser nada demais, achando que provavelmente não andava a limpar bem a parte trás da orelha da filha após o banho e que isso teria provocado aquela "greta", mas quando chegou à médica e a mesma a viu, explicou-lhe a gravidade da situação (a fissura deve ter sido a menina a coçar a orelha, mas a vermelhidão e o ligeiro inchaço eram sintomas da tal otite interna). Obviamente que esta informação quem a sabe é os médicos e, porventura pais que passam por situações destas. Resolvi fazer este post, pois é algo grave e que merece todo o destaque de modo a abranger o máximo de pessoas possível para que tenham conhecimento desta informação. Espero sinceramente que antecipe uma situação que, sem conhecimento, pode vir a ser fatal.
nao tenho crianças, mas é sempre bom saber...
ResponderEliminarPaulinha
Não tem nada a ver, ainda que tenha, mas quando uma criança ou um adulto tem fortes febres que muitas vezes são confundidas com gripe, pode ser febre da carraça e nesse caso, mais nas crianças é sempre bom verificar o umbigo ou ouvidos não vá ter lá alguma carraça agarrada, ainda mais depois de andarem a brincar no campo e afins. Tal febre é fatal e nem sempre os médicos se "lembram" de tal hipótese.
ResponderEliminarOlá. é sempre bom saber disso, apesar de ainda não ser Pai ( bem gostaria ). As melhoras para a filha da tua amiga. beijos e boa semana
ResponderEliminarObrigada Essência, nem de propósito este post vai servir-me para alertar a minha irmã.
ResponderEliminarQuanto a mim, sou sempre demasiado preocupada e nem sempre recorro ao hospital mas o meu instinto diz-me sempre quando não devo ignorar um aviso da parte da Txuguinha.
Obrigada mais uma vez!
Beijocas nossas ;)
Uma excelente informação !
ResponderEliminarObrigada, mesmo naõ tendo filhos. Mas já criei sobrinhos e as preocupações também me atingiram.
ResponderEliminarAquele comentário da L'Enfant Terrible tambérm me preocupa poirs sei que a carraça é por demais grave.
Nas minhas aulas, sempre que uma criança tinha febre e /ou queixava-se de alguma dor, mandava ao gabinete de primeiros socorros e para casa, se não estivesse bem (infelizmente, muitos pais mandam as crianças, doente, para a escola porque não têm quem ficque com elas (isto é só uma achega).
Beijinho
Meu deus, que agonia. Uma pessoa desleixa-se e pode ser perigoso...
ResponderEliminarGrata pela partilha.
ResponderEliminarBeijinhos
desconhecia tal coisa... uma bela partilha.
ResponderEliminarTem uma boa semana ♥
E porque no Rouprática também se faz "serviço público": é sempre bom saber destes avisos. Como diz a sabedoria popular, "o seguro morreu de velho" e "Mais vale prevenir do que remediar". Obrigado
ResponderEliminarNão fazia ideia!
ResponderEliminarObrigada pela partilha :)
As duas na letra,
ResponderEliminar;)
Enfant,
Tem tudo haver! É mais um alerta. Por acaso dessa sabia, mas nunca é demais para os que por aqui passam. Obrigada. ;)
Apenas umas letras,
Obrigada. :)
Karochinha,
Fazes bem em estar atenta. Ainda bem que esta informação pode ajudar a tua irmã. Não foi em vão o post. :)
Palavra,
;)
Cantinho,
É um achega importante. O que aqui neste caso não se coloca. Mas entendo perfeitamente. Infelizmente há quem seja assim. ;)
S.,
Não se pode dizer que seja desleixo mas sim falta de informação. Como escrevi no post, quem tem essa informação são os médicos e porventura alguns pais que, infelizmente, passaram por esta situação. Daí eu achar importante as pessoas (pelo menos quem visita este espaço) terem acesso a esta informação tão preciosa que pode evitar um desfecho fatal.
Helena,
:D
Maria,
;)
Boa semana.
Yellow,
Risos... gostei dessa! ;)
Miss S.,
;)
O nome desta otite especial é otomastoidite! Nome simples, portanto!
ResponderEliminarBeijos e obrigada.
Obrigada eu, querida. ;)
Eliminar