segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Se aparecer no jornal «mulher num acto extremo, estrangula vizinha» sou eu!


Alguém disse àquela mulher que só por acaso se encontra no apartamento acima do meu, que andar de saltos altos - todos os dias! -, pela casa horas e horas a fio de um lado para o outro como se fosse uma galinha na fase de dar à luz os não-sei-quantos ovos, que seria extremamente sensual? Ou que, tonificava os glúteos, assim como os gémeos das pernas? Só pode. Francamente? Entendo perfeitamente aquelas notícias que assim, numa primeira análise parece incoerente - tal como: vizinho discute com vizinho. Vizinho, dá uma traulitada em vizinho, etc... -, mas quando se vive na pele, tudo ganha uma dimensão gigantesca e real, sim. Há pessoas que têm o dom de tirar qualquer alma mais dócil - o que não é o meu caso -, do sério. Quiçá quando se é já duro osso de roer - já se enquadra mais -, o que fazer? Ir para agressão, ou contar até mais não? Há situações insustentáveis, principalmente quando já se foi educadamente avisar o impacto que se tem no piso de baixo com a tal passerelle de saltos altos. De facto, viver em prédios não é para todos. Há que ter uma grande dose de civismo. E isso, infelizmente, anda em extinção por aí. Quando se ouve histórias de pessoas que já tiveram de se mudar por causa de vizinhos, fica-se de boca aberta. Mas também, pensando bem, aqui o que está em causa às tantas, é a nossa sanidade mental, assim como a nossa liberdade. Liberdade no sentido de que às duas por três, num acto irreflectido pode-se cometer actos que nem em sonhos pensaríamos cometer...

16 comentários:

  1. Civismo, o que é isso??? Na minha opinião, devia ser disciplina obrigatória desde o 1º ano do ensino básico!

    E, correndo o risco de ser apedrejada, com as vagas de imigração, o país está pior, porque os imigrante não percebem que são eles que têm que se adaptar ao país e não o contrário: tenho duas amigas, uma com vizinhos africanos e outra com vizinhos brasileiros, as desgraçadas nunca mais tiveram sossego...

    ResponderEliminar
  2. Pois, o que cada vez mais acho é que há ainda mais crise de civismo..então no meu nem te digo nem te conto !!!!
    Boa sorte e calma...sei bem o que isso é!

    ResponderEliminar
  3. Parece que vivemos no mesmo prédio, então por aqui também presumo que seja a madama que não só anda de saltinho todo o dia desde que se levanta como aspira a casa toda depois da meia-noite. Todos aqui em casa e sem excepção andam de pantufas com solas moles, para não incomodarmos ninguém lá em baixo, faço questão de ainda ter mais uns dois pares extras para visitas mais intimas, como a família e depois somos bombardeados por esta falta de tudo. Já estive para lá ir colocar um par de pantufas à porta e um bilhete a agradecer pela gentileza de as usar mas quero crer que ainda é capaz de me vir deixar o saco do lixo na minha porta tal é a noção de civismo de algumas pessoas. E também eu tenho de me segurar para não apedrejar alguém verbalmente porque a verdade é que fico possuída.
    Beijocas nossas e faz queixa, ao condomínio, escreve bilhetes e cola no elevador e na porta de entrada, apela à vergonha dessa pessoazinha!
    Euu faço isto tudo...

    ResponderEliminar
  4. Os maus vizinhos deviam ser criminalmente punidos, nem precisavam ir para a cadeia, bastavam umas vardascadas bem assentes no lombo! Quanto ao civismo, a maioria nunca o teve e os poucos que aspiram ao mesmo à luz de certos exemplos que supostamente deviam vir de cima(deputadas que conduzem embriagadas sujeitas a matar alguém na estrada) perdem logo a vontade de o ter!

    ResponderEliminar
  5. Tendo o passado que tenho com o meu vizinho do lado, entendo-te nisso da sanidade nos abandonar quando sofremos na pele certas situações.

    Quanto à vaidosa do andar de cima, diz-lhe que vai ganhar varizes rapidamente e parecer um elefnte em pontas não é chique.

    Ou que sofres de enxaqueca e por favor ela evite os saltos altos.

    Ou devido à bipolaridade podes reagir muito mal a ruidos rgulares.

    Ou estás a fazer o desmame dos medicamentos de controlo da agressividade e esse som... (mexe compulsivamente as mãos como que a prendê-las) dá cabo da tua meditação. :)

    Ou bate à porta e pede, por favor, que evite usar saltos altos dentro de casa porque o isolamento da casa não é bom e a tua fillha é seriamente afectada.

    ResponderEliminar
  6. Se às vezes apanhamos vizinhos fantásticos, outras vezes também temos um azar dos diabos.
    Aqui temos umas criaturas do lado que deixam os cães fazerem as suas necessidades e deixam que o tempo limpe tal nojeira. Mesmo não sendo o meu pátio, é uma falta de respeito porque em certas alturas cheira mal e atrai insectos, além de que os vizinhos deles de cima se quiserem usufruir do pátio têm de ser eles a limpar a porcaria.
    É vergonhoso!

    ResponderEliminar
  7. és tu com os saltos e eu com berlindes...

    Paulinha

    ResponderEliminar
  8. Sei bem o que isso é, eu tenho uma vizinha que apesar de não me atormentar com os saltos, parece-me que todas as noites decide mudar os móveis de sítio, e o que eu sofro, ai minha nossa, apetece mesmo esganar a mulher.
    É de uma falta de civismo enorme, não têm noção (nem cuidado) com o que incomoda os vizinhos.

    ResponderEliminar
  9. eu é com as discussões dos vizinho a altas horas...

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, eu acho que por vezes só "olho por olho". Bate-lhe com o cabo da vassoura no tecto do quarto quando ela esteja a dormir (mas com força).

    ResponderEliminar
  11. No nosso apartamento em Portugal tinhamos uma vizinha igualzinha a essa tua... era de colocar os nervos à flor da pele... impressionante.
    A sorte é que viemos embora... agora os barulhos só do sino da igreja ou dos pássaros de manhã!

    Nunca gostei de apartamentos e muito menos de vizinhos egoistas.

    Boa sorte minha linda xxxx

    ResponderEliminar
  12. Reza para que a vizinha se esbardalhe, ou paga-lhe da mesma moeda....

    ResponderEliminar
  13. Pois, sei o que isso é. Tenho uma vizinha que faz isso todos os dias antes de ir para o trabalho. Será que essa gente não sabe o que é pantufas ou meias têm de andar em casa de saltos, muitas vezes penso que é de propósito pois se a mulher saí do banho e calça os saltos.
    Realmente deveriamos todos poder optar entre viver numa vivenda ou num apartamento. Para bem da nossa sanidade mental.

    ResponderEliminar
  14. Tenho uma colega que se queixa exactamente do mesmo e altas horas...realmente já não há respeito por ninguém.

    ResponderEliminar
  15. Risos... obrigada por algumas sugestões aqui deixadas. De facto são bem esgalhadas.

    :)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...