sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Black & White


[...]

- "Quem está contigo, tem que estar incondicionalmente."

Sim, admito. Quando reflicto nesta frase concluo que se deve ao facto de ter tido algumas desilusões. Desilusões essas que vieram de onde menos pensei...
Concluo também que não é negativo. Não pode ser negativo. É errado porventura querer que quem gostamos esteja ali, de corpo e alma connosco? Não posso e nem vejo como um acto egoísta. Não posso e não vejo que seja por ser manipuladora e com isso reflicta-se na postura perante os outros, perante as situações. O que vejo e sei, é que o facto de querer que quem gosto e quero que permaneça junto de mim esteja incondicionalmente comigo, é porque também o sou! Quando estou, estou! Quando estou, dou tudo de mim. No entanto, quando também vejo que não vale a pena dar-me, não me dou! E é assim que faz sentido! Porque quem um dia foi ingénua com as pessoas, com as situações, porque para ela não havia maldade em nada nem ninguém, porque se dava simplesmente sem pedir nada, ou muito pouco em troca, porque simplesmente acreditava naquele amor, naquela amizade, naqueles afectos demonstrados, e afinal, afinal não eram bem assim...
Errar uma vez - dizem os entendidos - é humano. Agora, errar duas vezes, bom, particularmente chamo ingenuidade - há quem chame burrice -. Ingenuidade no sentido que quero acreditar que não se aprendeu efectivamente com a desilusão. E quer provavelmente no seu íntimo dar uma segunda oportunidade. E aqui claramente denota-se carácter e uma alma viva. Mas quando se cai uma e outra e outra vez, e mesmo assim, os erros teimam em serem repetitivos, penso que aí, talvez o querer ser claro e conciso, ou pragmático - entenda-se que refiro-me em querer o tal incondicional - com as relações - quaisquer que sejam -, não pode, não deve de forma alguma ser alvo de juízos de valores. Não quando há antecedentes tais que lhe é legítimo a tal postura.

Nem de propósito, há muitas citações alheias que quando lemos identificamo-nos imensamente. Ao ponto de pensar «podia ter sido eu a escrever isto» E não é que a citação que se segue faz parte desse pensamento.

"Antes de julgares a minha vida ou meu carácter... calça os meus sapatos e percorre o caminho que eu percorri, e vive as minhas tristezas, as minhas dúvidas, as minhas alegrias!
Percorre os anos que eu percorri, tropeça onde eu tropecei e levanta-te, assim como eu fiz.
Cada um tem a sua própria história! E então, assim poderás julgar-me!" - Mário Quintana

12 comentários:

  1. Estou contigo:)
    Já conhecia essa citação de Mário Quintana, que sempre adorei pois diz tudo em meia dúzia de palavras. Cada um é como cada qual e nunca devemos julgar o outro sem, lá está... calçar-mos os sapatos dele:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não posso discordar com o que escreves, mas quando se trata de afectos custa-me a aceitar que errar uma segunda vez seja ingenuidade ou burrice. Porque é minha convicção que esses "erros" são resultado de crermos no ser humano. No dia em que se deixar de acreditar no ser humano deixamos de ter desilusões mas será isso que verdadeiramente queremos?

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Por isso mesmo é que coloquei o mesmo aqui:
    http://esbocosdequemsou.blogspot.be/2013/01/uma-verdade-meu-respeito-18.html

    GOSTOTE MUITO XXXX

    ResponderEliminar
  4. esta frase é muitoooo boa!
    bem verdadeira!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ameiii!Identifico-me a 100%.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me tanto naquilo que tu dizes...porque não acho que seja burrice, nem tão pouco ingenuidade. É mais acreditar que as pessoas podem realmente mudar...que agora iremos ter provas que mudaram.
    Poderá ser isso burrice? Que seja para quem quiser.
    "Cada um tem a sua própria história! E então, assim poderás julgar-me!"
    :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei o teu post e é caso para dizer "podia ter sido eu a escrever isto" !!!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Incontável as vezes que já errei por me dar incondicionalmente!

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar

  9. A frase de Mário Quintana é incondicionalmente exemplar.
    Quanto a errar uma , duas três ou mais vezes, pergunto: não se sente o coração mais feliz, enérgico, sensível, para a vida?

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente. E essa citação é perfeita.

    ResponderEliminar
  11. Ni,

    Penso que depende essencialmente das experiências que a pessoa teve e, o que isso repercutiu na sua vida, na sua personalidade. Penso eu...

    Cantinho,

    Depende dos erros! Pois existem erros crassos! Outros no entanto que sim, ajudam a enriquecer o ser humano, quando o mesmo aprende com eles. Ou seja, tira ilações.

    Beijinhos e abracinhos a todos! :)

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...