quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Abreviações


As abreviações existem para facilitar as situações. Pelo menos é o que os entendidos dizem. No entanto, faz-me confusão as pessoas que se apossam delas como se fossem bengalas para amparar o diálogo. Às tantas, parece uma conversa de tontinhos. Porque não se percebe o sentido pretendido. Porque não se percebe a lógica de nada do que a pessoa está a debitar daquela boca. A não ser, as tais abreviações. Se fecharmos os olhos, vemos gafanhotos. Sim, gafanhotos. Só fica mesmo a faltar a saliva a chuviscar entre dentes. Entretanto, além dos gafanhotos, se voltarmos a fechar novamente os olhos, visualizamos aquela pessoa amarrada num colete de forças, completamente descabelada, com os olhos enraivecidos e, a espumar-se enquanto despeja as tais abreviações. Sim, ficamos com a sensação que a pessoa que está ali, à nossa frente, é uma doida de pedra. Portanto, a percepção com que ficamos juntamente a tudo isto, é que a pessoa tem uma extrema necessidade, ou já está tão enraizado nela ao ponto de cada frase soltar-se uma abreviação. No final, concluis que trocar uma mera, quiçá uma importante conversa é para esquecer. Ou melhor, é pura perda de tempo. Não pela pessoa, mas por ti. Porque afinal, quem fica com uma mão cheia de nada és tu que falas tudo com sentido. Dás-te ao trabalho - forma de expressão - de ser verdadeiramente entendida. Até porque um diálogo requer isso mesmo, lógica no raciocínio, partilha de opinião. Contudo, convém é que seja mano a mano e não quando é descaradamente desigual.

"[...] Essência, não estive lá. Não estive porque coiso... depois, estás a ver... não se deu e coiso e tal... não estou preocupada, porque ah, e tal... ele não queria e tudo mais... no fim disse-lhe que não estive porque enfim, estás a ver como sou não estás? Não faças essa cara. Eu sei que sou assim, tu sabes como sou, assim, e mais não-sei-o-quê... [...]"

É só uma amostra do eloquente diálogo. Eu mereço, sim.

20 comentários:

  1. Também não gosto desse tipo de conversas.

    Outra coisa que detesto é que peguem em trocadilhos que eu às vezes faço a brincar, e que de cada vez que me vêm digam aquilo. Enfim, não mete muita piada...

    bjs.

    ResponderEliminar
  2. "Tipo, estás a ver, eu tentei mas...tipo, sei lá..."

    Pois...estou a ver a coisa, ahahahahah

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Isso também me deixa com os nervos em pé, parecem que se engasgam e não desenvolvem!!

    ResponderEliminar
  4. É moda, parece, dizer isso entre cada palavra normal. Como os "bués", "montes", "tipo" que se metem em tudo o que é boca de gente nova (e não só) e aniquilam uma suposta conversa no mesmo instante. É de bradar aos céus, isso sim. Dá-me vontade de perguntar se além de não lhes terem ensinado a escrever as palavras inteiras e correctamente também se esqueceram de lhes ensinar a falar para se fazerem entender. Olha, eu desisto.
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  5. diálogo da nova geração...
    sms da nova geração
    resumindo qualquer dia ninguém abre a boca....porque dá trabalho...

    ResponderEliminar
  6. No diálogo e nas sms. Quando as minhas sobrinhas me escrevem, tenho que ler tudo no minimo 2 vezes. A primeira parece-me sempre chinês e só depois ligo o botão para tentar perceber o que querem dizer.
    Bj** e coiso :)

    ResponderEliminar
  7. É porque dá muito trabalho explicar o inexplicável, algo que não se sabe sequer explicar e decerto, muito porque, nunca se aprendeu a falar ou a escrever correctamente, ou então, simplesmente esqueceu-se e não se está para chatear!

    ResponderEliminar
  8. Conversas de muita parra e pouca uva;)
    Também não tenho a minima paciência.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. A PENSAR EM TI:

    http://www.youtube.com/watch?v=eTgg3lnyays

    :)

    ResponderEliminar
  10. Aiiii como eu me passo quando me vêm com essas conversas...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Eu peço um TIME-OUT e para repetir tudo direitinho como se estivesse a falar com uma criança de 5 anos... irra!!!!

    ResponderEliminar
  12. Ah e tal e coisa, e coisa e tal..
    Não gosto mesmo nada!!!

    ResponderEliminar
  13. Opa isso é coisa para me dar os nervos lol

    ResponderEliminar
  14. E coiso, e tipo e sei lá e tal. Ó Pá, também não gosto nada disso.

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que é uma cena coiso.... porque não sei de estás a ver... mas às vezes à coisas assim... enfim é a vida!! :P

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  16. Isso é porque a pessoa está mais a falar em voz alta do que exactamente a conversar, não? Ou então coiso... não sei.

    ResponderEliminar
  17. Assim é uma conversa de doidos! Digo logo: "Coiso? Desculpa, mas não te estou a entender!"

    ResponderEliminar
  18. Pois, estão a ver? Tipo coiso e tal e mais não sei o quê? Pois, é isso!

    Abracinho e coiso e tal ;)

    Risos..., risos...

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...