segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Para alguns, nem o céu é o limite


Quando aparece alguém na nossa vida que se acha superior a tudo e todos. Quando se acha soberana da verdade. Quando enche a boca de orgulho para dizer que é muito frontal, muito directa, e por ter essa convicção - deturpada, diga-se de passagem - acha-se no direito de dizer tudo o que lhe vem na real gana. Mas, no entanto, o que é, é uma grandessíssima mal educada e arrogante. Porque para se ser frontal e directa não é para todos, não! Há que ter uma boa dose de bom-senso para não roçar aos dois adjectivos escritos em último. Quando se faz juízos de valores sem conhecimento de causa. Quando se acha que os outros é que são o mal do mundo. Quando se é preconceituosa. Quando não é defeito é feitio ostentar o que tem e não. Quando se acha inatingível.  Quando se é má e sabe que está a sê-lo. Como agir?
Educadamente, pausadamente, mostra-se por A mais B que ninguém, mas ninguém é senhor/a da verdade. E tudo, tudo tem uma razão de ser e um porquê. A modos que, entre portas e travessas se dá uma chapada sem mão. Educadamente.

9 comentários:

  1. E o mais engraçado é que é esse tipo de pessoa que costuma criticar tudo e todos e dizer "eu nunca...", para depois ser esse o primeiro a fazer aquilo que criticava.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Essência, sabias que essa é a única situação em que "gosto" de andar à "chapada"?

    E sim, conheço e tenho bem perto alguém assim na minha vida......e preciso de respirar sei lá quantas vezes antes de explodir verbalmente e ser acusada de falta de educação, no meu caso, aquilo que para essa pessoa é apenas a sua frontalidade, quando faz o mesmo!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  3. O melhor é ignorar.
    Houve tempos em que dava resposta a essa gente mas agora fico no meu canto. Não vale a pena.

    ResponderEliminar
  4. Conheço uma pessoa " de familia" assim. E também já me curzei com outras muito parecidas. Normalmente gosto de as ignorar. Até porque muitas vezes essas pessoas estão tão cheias e seguras de si que mesmo que lhe justifiquemos por A + B que estão erradas e mesmo sabendo lá no fundo que estão erradas continuam a insistir que a razão está do lado delas. E a meu ver não vale a pena discutir com que é "asno".
    Mas se conseguirmos finalmente expor a nossa opinião concordo interamente contigo, devemos ser educadas e muito pausadas. :))

    bjs

    ResponderEliminar
  5. O problema é que muitas vezes tais pessoas levam arrais de chapadas dessas mas mesmo assim não percebem porque vivem num mundo só delas!

    ResponderEliminar
  6. Nunca conheci ninguém que se diga "frontal" que na realidade não seja mal educada. O tacto é uma virtude, não é hipocrisia.

    ResponderEliminar
  7. As chapadas de luva branca são as melhores...
    Quem não sabe ser com o meio termo, está muito enganado/a !!

    ResponderEliminar
  8. Sabes qual é a questão FUNDAMENTAL no meio de tudo?
    É que as pessoas se esquecem que têm telhados de vidro.... depois é que são elas!
    Falar muitos falam mas dizer o que se deve dizer é outra história!

    Conheço o corri da minha vida muitos assim!

    Um beijinho carinhoso xxx

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...